[{"jcr:title":"Insper usa realidade virtual para ensinar tomada de decisões nos negócios"},{"targetId":"id-share-1","text":"Confira mais em:","tooltipText":"Link copiado com sucesso."},{"jcr:title":"Insper usa realidade virtual para ensinar tomada de decisões nos negócios","jcr:description":"Experiência imersiva permite que alunos do Master in Business Management (MBM) façam um mergulho na gestão de uma empresa"},{"subtitle":"Experiência imersiva permite que alunos do Master in Business Management (MBM) façam um mergulho na gestão de uma empresa","author":"Ernesto Yoshida","title":"Insper usa realidade virtual para ensinar tomada de decisões nos negócios","content":"Experiência imersiva permite que alunos do Master in Business Management (MBM) façam um mergulho na gestão de uma empresa   Os alunos do Master in Business Management ( [MBM](https://www.insper.edu.br/pos-graduacao/mbm/) ) do Insper tiveram uma aula diferente no dia 4 de setembro. A aula aconteceu no Laboratório de Realidade Virtual da escola e foi conduzida pela professora Gisele Walczak, que utilizou a tecnologia para proporcionar uma experiência de aprendizagem imersiva no mundo dos negócios. [Realidade virtual](https://www.insper.edu.br/noticias/a-realidade-virtual-sofreu-um-choque-de-realidade/) (VR, da sigla em inglês) é uma tecnologia que cria um ambiente digital tridimensional, simulando a presença física do usuário em um espaço virtual. Isso é feito com o uso de dispositivos como óculos de VR, luvas e sensores, que rastreiam os movimentos de uma pessoa e proporcionam uma experiência sensorial imersiva, incluindo visão, audição e, em alguns casos, tato. “As ferramentas que usamos são incrivelmente importantes no processo de ensino-aprendizagem e ficam mais poderosas a cada dia. Mas o cerne de seu poder está em como elas modificam o processo de aprendizagem”, diz a professora Gisele. “Vejo nas experiências imersivas em VR uma forma de trazer para a sala de aula um conteúdo dinâmico e interativo, entregue de forma envolvente para os alunos.” A professora observa que profissionais como cirurgiões, pilotos e astronautas já treinam em realidade virtual para potencializar o aprendizado. Também na área da saúde, simulações virtuais fornecem um ambiente que garante uma prática médica segura e humanizada, com bons resultados. “Nós, de forma pioneira, trouxemos essas experiências imersivas para o mundo dos negócios”, diz. Durante a aula, os alunos viveram a experiência de uma empresa que passava por um período de expansão operacional e internacionalização. As mudanças no mercado exigiam a tomada de decisões. “Por meio dessa experiência em realidade virtual, os alunos se envolveram e se engajaram na atividade. Eles também mostraram compreender melhor os conceitos, o que ajudou na tomada de decisões mais assertivas”, afirma a docente. Ela ressalta que, por si só, as simulações com a realidade virtual não ensinam nada a ninguém. “Somente expor os alunos a um ambiente virtual não garante a aprendizagem. Na verdade, essa experiência precisa ser desenhada com foco no desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem da disciplina na qual está inserida.” A ideia, segundo a professora Gisele, é replicar a experiência em outras turmas do MBM. “Esse é um projeto-piloto que pretendo aprimorar com o feedback dos alunos. Percebo que essa experiência de aprendizado é capaz de motivar os estudantes, que se envolvem nas atividades e querem ir além.”"}]