Realizar busca
test

Vantagens de fazer uma graduação em tecnologia no Insper

A taxa de empregabilidade dos alunos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Mecânica é altíssima

Que tipo de estudo ou trabalho em tecnologia faz seus olhos brilharem? O desenvolvimento de um aplicativo? Inteligência artificial? Robótica? Criação de próteses que podem salvar vidas?

O Insper é uma faculdade renomada, pronta a atender cada uma dessas expectativas dentro do aprendizado de tecnologia.

Possui alguns dos laboratórios mais qualificados do país, além de parcerias com grandes empresas do ramo, que ajudam os alunos da graduação a aprenderem na prática e saírem perfeitamente aptos a iniciar sua jornada profissional.

Não é à toa que a taxa de empregabilidade dos alunos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Mecânica é altíssima: a demanda por esse tipo de profissional qualificado já é grande no mundo todo, e a expertise do Insper é reconhecida no setor.

Este artigo vai detalhar um pouco desses quatro cursos e quais os diferenciais em estudar no Insper.

Quais são os cursos de graduação em tecnologia do Insper?

O Insper possui quatro cursos de graduação em que o aluno terá envolvimento direto com a tecnologia, em suas várias frentes:

  1. Ciência da Computação: o aluno aprende a desenvolver softwares e tem contato com o universo dos aplicativos, web, segurança de informação, blockchain, machine learning, cloud computing, comércio digital, internet das coisas e big data.
  2. Engenharia de Computação: o aluno aprende a elaborar sistemas computacionais, atuando nas áreas em que os conhecimentos de software e hardware são essenciais e complementares, e coloca em prática desde o planejamento e design até o desenvolvimento e o teste de sistemas computacionais.
  3. Engenharia Mecânica: o aluno aprende a cuidar do projeto, instalação, fabricação e operação de máquinas, ferramentas, sistemas de refrigeração, aquecimento e conversão de energia, podendo atuar em áreas tão diversas quanto automotiva, biomédica, petrolífera ou de energias renováveis.
  4. Engenharia Mecatrônica: o aluno aprende sobre o funcionamento de máquinas e dispositivos mecânicos, controle e automação, instrumentação eletrônica e programação de computadores para atuar com automação industrial e robótica.

O que é ensinado nos cursos de tecnologia do Insper?

O que o aluno do Insper aprende no curso de Ciência da Computação?

Entre as disciplinas obrigatórias desse curso estão desenvolvimento de software, data science, inteligência artificial e robótica, álgebra linear para computação, machine learning, teoria da computação e linguagens formais, sistemas hardware-software, megadados, artificial intelligence startup, jogos e interação, plataformas, microsserviços e APIs, análise de redes sociais e cibersegurança.

O que o aluno do Insper aprende no curso de Engenharia da Computação?

Entre as disciplinas obrigatórias desse curso estão design de software, instrumentação e medição, modelagem e simulação do mundo físico, ciência de dados, codesign de aplicativos, matemática da variação, desconstruindo a matéria, elementos de sistemas, robótica computacional, camada física da computação, eletromagnetismo e ondulatória, empreendedorismo tecnológico, modelagem e controle, tecnologias web, computação embarcada, desafios da programação, sistemas hardware-software, computação em nuvem, design de computadores, redes sociais, jogos digitais, lógica da computação, supercomputação e tecnologias hacker.

O que o aluno do Insper aprende no curso de Engenharia Mecânica?

Entre as disciplinas obrigatórias desse curso estão design de software, modelagem e simulação do mundo físico, natureza do design, acionamentos elétricos, ciência dos dados, biomecânica, desconstruindo a matéria, design para manufatura, dispositivos que movem o mundo, eletromagnetismo e ondulatória, empreendedorismo tecnológico, mecânica dos sólidos, modelagem e controle, termofluidodinâmica, fabricação e metrologia, métodos numéricos, vibrações mecânicas, transferência de calor, equipamentos industriais, máquinas e sistemas de conversão de energia e química tecnológica e ambiental.

O que o aluno do Insper aprende no curso de Engenharia Mecatrônica?

Dentre as disciplinas obrigatórias desse curso estão modelagem e simulação do mundo físico, natureza do design, acionamentos elétricos, ciência dos dados, codesign de aplicativos, biomecânica, dispositivos que movem o mundo, matemática multivariada, empreendedorismo tecnológico, mecânica dos sólidos, fabricação e metrologia, sistemas eletrônicos e microprocessadores, automação industrial, máquinas elétricas e acionamentos, controle moderno, química tecnológica e ambiental e robótica industrial.

Vale dizer que os cursos do Insper ainda possuem várias disciplinas eletivas importantes, como:

    • Cibersegurança em nuvem
    • Desenvolvimento de jogos avançados
    • Internet das coisas
    • Machine learning
    • Energia sustentável
  • Processamento de linguagem natural
  • Biomateriais
  • Ativos digitais e blockchain, e muitas outras.

Quais as vantagens de fazer uma graduação em tecnologia no Insper?

Um menino estudando tecnologia na faculdade

As vantagens passam pela qualidade do ensino, do corpo docente, da estrutura física e do atendimento aos alunos, que continuam sendo parte da comunidade do Insper para sempre, mesmo depois de formados.

1. Alunos aprendem a trabalhar na prática

Desde o primeiro dia de aula, os alunos têm acesso aos laboratórios, que ficam à disposição para pesquisas e testes ao longo de todo o curso. Esse é um grande diferencial dos cursos do Insper em relação a outras instituições de ensino: não existe separação entre teoria e prática, os alunos efetivamente aprendem colocando “a mão na massa”.  

2. Aulas integradas com outros cursos

Os alunos das engenharias têm aulas integradas com outros cursos, como Administração e Economia, em que ampliam seu aprendizado para saírem da faculdade com mais oportunidades no mercado de trabalho, aptos a atuar tanto no setor industrial quanto no de serviços ou ainda para criarem seu próprio negócio.

Desde os primeiros dias de aula os alunos aprendem a trabalhar em equipe, realizar projetos com criatividade, técnica aprimorada e inovação, além de solucionar problemas reais.

3. Taxa de empregabilidade alta

Todos os cursos de graduação do Insper são integrais. A ideia é que os alunos saiam da faculdade totalmente prontos para assumir um trabalho. 

Ao longo dos cursos, os estudantes atuam em projetos de grandes empresas, quando têm contato com gerentes e diretores dessas organizações. Existe todo um ecossistema para o aluno conseguir ser inserido no mercado de trabalho, inclusive por meio das atividades extracurriculares. Justamente por isso, a taxa de empregabilidade dos graduados no Insper é muito alta.

O curso de Ciência da Computação, por exemplo, permite que os alunos pratiquem os diversos papéis exercidos por profissionais num projeto de software: desenvolvedor, líder de projeto e líder de produto. 

A etapa final do curso é composta por um projeto em parceria com grandes empresas do setor, que propõem aos alunos o desenvolvimento de projetos de inovação em temas como machine learning, inteligência artificial, devops e cibersegurança.

4. Estrutura física diferenciada

Para aprimorar o conhecimento técnico e prático dos alunos, o Insper possui diversos laboratórios, como os de Automação e Controle, de Pneumática e Hidráulica, e o de Ciências Térmicas. Seu Fab Lab é o primeiro laboratório brasileiro de fabricação digital dentro de uma faculdade de engenharia.

A biblioteca do Insper possui acervo físico com mais de 30 mil obras e digital com mais de 11 mil, além de acessos a artigos científicos, periódicos e revistas especializadas.

5. Excelência de ensino reconhecida mundialmente

O Insper tem excelência de ensino e pesquisa reconhecida por certificações de importância internacional:

  • Certificação da AACSB, Association to Advance Collegiate Schools of Business, a principal associação certificadora de escolas de negócios no mundo. Menos de 5% das escolas de negócios do mundo possuem o selo.
  • Acreditação da Amba – Association of MBAs, que é a associação certificadora inglesa que credencia programas de MBA de forma global. O Insper tem seus programas de MBA Executivo certificados entre 167 programas de 72 diferentes países. No Brasil existem apenas cinco instituições certificadas e o Insper é uma delas.
  • Acreditação Equis, uma certificação internacional emitida pela European Foundation. O selo de qualidade é concedido às escolas que cumprem um padrão de excelência global. O Insper então passou a pertencer ao seleto grupo de escolas de negócios do mundo (menos de 1%) que possuem a Triple Crown (AMBA + AACSB + EQUIS).

O Insper é um dos três membros do International University Consortium for Executive Education no Brasil e um dos sete associados do Executive MBA Council no país.

O instituto de pesquisa é signatário do “Principles for Responsible Management Education” (PRME), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) junto às escolas de negócios no mundo que tem como missão promover a sustentabilidade empresarial e a responsabilidade social.

O Insper também recebeu diversos outros reconhecimentos na área da educação e da pesquisa. Seus cursos foram contemplados, por dez anos consecutivos, no ranking internacional do jornal Financial Times, que seleciona os melhores cursos de educação executiva do mundo, ao lado de outras instituições renomadas, como Harvard e Stanford.

6. Parcerias com universidades ao redor do planeta 

Por ser reconhecido internacionalmente, o Insper tem parcerias com mais de 100 universidades ao redor do mundo. Seus alunos, tanto de graduação quanto de pós, podem fazer intercâmbio, dupla-titulação e cursar programas de extensão em universidades renomadas em diversos países, como a Columbia University, London School of Economics, Universidade do Porto, dentre várias outras.

7. Professores diferenciados

O corpo docente conta com diversos professores com dedicação exclusiva, com doutorados e pós-doutorados, além de profissionais premiados em suas áreas de atuação, publicados em journals ao redor do mundo.

8. Instituição inclusiva e acessível

O instituto também tem grande preocupação com acessibilidade e inclusão. Todo o campus é certificado pela ABNT e está em conformidade com os padrões nacionais estabelecidos para acessibilidade. Além disso, preza pela acessibilidade digital, pedagógica e atitudinal.

Pensando na inclusão econômica dos jovens talentos, o Insper possui um programa de bolsas de estudo que já beneficiou 745 pessoas, com bolsas parciais ou integrais.

Só em 2022, a escola já ofereceu 305 bolsas, sendo 221 integrais.

9. Os alunos têm aconselhamento por toda a jornada

O time multidisciplinar Multi Insper oferece aconselhamento aos alunos sobre diversos assuntos, desde a adaptação à escola, passando pela saúde e bem-estar, otimização dos estudos, atendimento aos familiares, dentre vários outros.

O Núcleo de Carreiras ajuda na orientação profissional e no networking e funciona como uma ponte para oportunidades no mercado de trabalho.

 

Leia também estes artigos relacionados:

 

Este website usa Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade

Definições Cookies

Uso de Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade