Diante do cenário desafiador para a saúde em todo o mundo, que demanda profissionais cada vez mais qualificados para coordenar as melhorias necessárias no setor, o Insper resolveu retomar seu MBA Executivo em Saúde.
Trata-se de um curso de pós-graduação que já possui expertise reconhecida no mercado, tendo formado profissionais que hoje ocupam cargos de liderança em organizações de saúde públicas e privadas de excelência.
Agora, o MBA Executivo em Saúde foi totalmente remodelado para atender às novas necessidades do mercado, especialmente após a pandemia da covid-19. E passa a integrar o prestigioso leque de MBAs do Insper.
O MBA Executivo em Saúde do Insper é uma pós-graduação lato sensu voltada para gestores e executivos que querem ter uma visão mais aprofundada e global do mundo corporativo.
O perfil dos alunos é mais sênior, já que todos eles já devem acumular uma experiência mínima de cinco anos como gestores na área.
Este Master in Business Administration Executivo em Saúde capacita os gestores para questões que vão muito além da saúde propriamente dita: eles aprendem sobre políticas públicas, regulação, tecnologia, ciência de dados, contabilidade, governança, inovação, marketing e, claro, gestão de negócios, projetos e pessoas.
A carga horária do MBA Executivo em Saúde do Insper é de 540 horas/aula, ao longo de dois anos, divididos em quatro módulos semestrais.
O programa é baseado em certificações que permitem ao aluno ter a liberdade de escolher diferentes temas de foco e itinerários ao longo do curso.
Cada módulo de um semestre, com 150 horas de duração, equivale a uma certificação independente, para os seguintes temas:
O aluno que quiser cursar apenas um ou dois desses módulos vai receber a respectiva certificação do Insper naquele tema.
Mas, para obter o diploma do MBA Executivo em Saúde, é preciso cursar todos os módulos principais dessa pós-graduação.
Cada módulo de um semestre possui quatro disciplinas. Há, além disso, um projeto integrador, no qual o aluno procura resolver um problema real de uma organização de saúde, pública ou privada.
Veja, a seguir, como são divididos os conteúdos de cada um dos módulos do MBA Executivo em Saúde.
O aluno pode optar, no último semestre, por cursar disciplinas eletivas (de outros MBAs do Insper) ou cursos de educação executiva (MBA Ready), de curta e média duração, ou ainda fazer a learning journey, uma viagem internacional para lugares que são referência no ensino e pesquisa de saúde.
Assim como ocorre no MBA Executivo Internacional, os alunos deste MBA Executivo em Saúde têm a possibilidade de fazer uma viagem internacional, conhecida como learning journey, para lugares que são referência no ensino e pesquisa de saúde. Trata-se de um grande diferencial dessa pós-graduação.
A viagem tem duração de uma semana, durante a qual os alunos têm contato com professores de outras instituições de ensino de primeira linha, aulas em escolas conceituadas, oficinas com executivos, além de visitas a empresas de ponta, sempre ligadas ao setor de saúde.
Outro diferencial são as certificações independentes em três grandes temas:
O aluno recebe essas certificações assim que termina cada um dos módulos. Depois de concluir e ser aprovado em todas as etapas previstas no MBA, recebe ainda o diploma do MBA Executivo em Saúde.
Enquanto outros cursos de pós-graduação focam apenas na gestão da saúde, o MBA Executivo em Saúde do Insper oferece aos alunos uma visão aprofundada do cenário atual do setor no Brasil (certificação Ecossistemas de Saúde) e das perspectivas para o setor no futuro, mergulhando em seu aspecto inovador e tecnológico (certificação A Medicina do Futuro).
Outro diferencial é que o foco do curso não é apenas na gestão hospitalar, mas em toda a cadeia da saúde, incluindo fornecedores, laboratórios, operadoras de planos de saúde, distribuidoras etc.
Alinhado com o DNA de todos os cursos de MBA do Insper, este é analítico, sempre baseado em dados e pesquisas e com uma visão integrada em várias áreas do conhecimento – gestão, políticas públicas, direito, tecnologia, bioengenharia, marketing, entre outras.
Ao longo do programa, os alunos são desafiados a desenvolver três projetos integradores para trazer soluções e inovações a organizações de saúde reais, inclusive grandes empresas, organizações públicas e filantrópicas do ramo.
Além disso, a própria formatação do curso atende às demandas do mercado de forma ampla, por meio da criação de um comitê profissional que oferece curadoria de conteúdo e valida todo o plano programático do MBA.
Profissionais renomados de empresas, grandes hospitais e institutos de pesquisa parceiros que são referência no setor de saúde vão repassar problemas reais de suas organizações para que os alunos possam resolver ao longo do curso, durante os projetos integradores.
O MBA Executivo em Saúde tem validade no exterior acreditada pela AMBA (Association of MBA). Essa certificação, somada aos selos Equis e AACSB, coloca o Insper no seleto grupo de menos de 1% das escolas de negócios no mundo que possuem a Triple Crown.
Os professores do Insper são mestres e doutores vindos de renomadas escolas nacionais e internacionais e executivos com extensa experiência profissional e prática.
E a biblioteca do Insper possui acervo físico com mais de 30 mil livros e uma coleção digital que ultrapassa 11 mil obras, além de acessos a artigos científicos, periódicos e revistas especializadas. Toda a bibliografia usada no curso está disponível aos alunos, não sendo necessário nenhum dispêndio adicional do estudante com livros ou artigos.
As turmas de MBA Executivo em Saúde são formadas por profissionais com experiências relevantes e diversificadas, de pelo menos 5 anos, e função atual executiva. Isso possibilita a todos explorar um rico networking durante o programa e também após o término do curso, por meio da Comunidade Alumni.
Quer saber mais sobre o MBA Executivo em Saúde do Insper e como se inscrever no processo seletivo? Confira os detalhes na página dessa pós-graduação!