Administrar uma organização de saúde, tanto pública quanto privada, é uma tarefa desafiadora.
Estamos falando de um setor que enfrenta aumento expressivo de doenças crônicas, envelhecimento geral da população e que acaba de viver uma grave emergência mundial, com a pandemia de covid-19.
Um gestor de nível executivo de hospitais, clínicas ou outras empresas que atuam na saúde deve saber enfrentar esses desafios e ainda manter o negócio sustentável, sem desperdício de recursos e com uma visão estratégica e bem calcada em dados.
Existem cursos de gestão em saúde de vários tipos, formatos e durações. Lembrando que, para ser uma pós-graduação lato sensu aprovada pelo MEC, é preciso ter um mínimo de 360 horas de carga horária.
O MBA Executivo em Saúde do Insper é ainda mais aprofundado, com 540 horas/aula de duração, distribuídas em um período de dois anos, com conteúdos validados pelo próprio mercado, aproximando o aprendizado teórico das necessidades práticas na saúde.
Isso porque, ao longo do curso, os alunos resolvem problemas reais repassados por profissionais renomados de empresas, grandes hospitais e institutos de pesquisa parceiros que são referência no setor de saúde.
Este artigo mostra detalhadamente quem é o público-alvo desse MBA Executivo em Saúde e quais os requisitos e objetivos do programa.
O MBA Executivo em Saúde do Insper é voltado para profissionais com experiência sênior em gestão, que visam aprimorar o gerenciamento de negócios ou empreendimentos na área da saúde, de modo estratégico, ético, eficiente e sustentável.
Os alunos podem ter graduação e atuação em diversas especialidades do setor, como médicos, enfermeiros, dentistas e fisioterapeutas, mas também engenheiros ou administradores, por exemplo, desde que estejam atuando como gestores na área da saúde há pelo menos cinco anos.
Trata-se de uma pós-graduação lato sensu que entra no já prestigioso leque de MBAs do Insper, sempre voltados para gestores e executivos que querem ter uma visão mais aprofundada e global do mundo corporativo.
No caso do MBA Executivo em Saúde, a capacitação dos gestores vai abarcar questões que vão muito além da saúde em si – políticas públicas, regulação, tecnologia, marketing e, claro, gestão de negócios, projetos e pessoas.
Além disso, um diferencial do curso é a learning journey – viagem internacional, com duração de uma semana, para lugares que são referência no ensino e pesquisa de saúde no mundo todo.
Durante a viagem, os alunos têm contato com professores de outras instituições de ensino de primeira linha, aulas em escolas conceituadas, oficinas com executivos, além de visitas a empresas de ponta, sempre ligadas ao setor de saúde.
Os objetivos gerais de todo MBA do Insper são os seguintes:
Ao final do MBA Executivo em Saúde, os alunos ainda serão capazes de:
O aluno do MBA Executivo em Saúde deve ter graduação completa, pelo menos cinco anos de experiência como gestor na área da saúde e passar pelo processo seletivo para ingressar no Insper.
Já no formulário de inscrição, o candidato ao MBA Executivo em Saúde do Insper deve fazer o upload dos seguintes documentos:
No ato da matrícula, os seguintes documentos são obrigatórios para quem passou pelas demais etapas do processo seletivo:
*Caso o candidato ainda não tenha o diploma de graduação, provisoriamente será aceito um atestado de conclusão de curso de graduação que explicite a data de colação de grau, realizada em data anterior ao início do curso de pós-graduação. Nesse caso, o candidato deverá assinar termo de compromisso de entrega do diploma no prazo definido pelo Insper.
A primeira turma será em julho de 2023. Ficou interessado? Veja os detalhes do MBA Executivo em Saúde atualizado do Insper!