[{"jcr:title":"Global Academy inicia no Insper com alunos de 19 países"},{"targetId":"id-share-1","text":"Confira mais em:","tooltipText":"Link copiado com sucesso."},{"jcr:title":"Global Academy inicia no Insper com alunos de 19 países","jcr:description":"Programa de férias foca em diversidade e temas de impacto para realizar intercâmbio de conhecimento"},{"subtitle":"Programa de férias foca em diversidade e temas de impacto para realizar intercâmbio de conhecimento","author":"Ernesto Yoshida","title":"Global Academy inicia no Insper com alunos de 19 países","content":"Programa de férias foca em diversidade e temas de impacto para realizar intercâmbio de conhecimento   Michele Loureiro   Durante o mês de julho, o Insper está recebendo alunos de 19 países, transformando-se em um espaço literalmente globalizado. A primeira edição da [Global Academy](https://www.insper.edu.br/en/international/global-academy/) vai ministrar quatro cursos rápidos durantes as férias e promete ser uma oportunidade de intercâmbio focada em temas de impacto para a sociedade. O formato se alinha com a prática internacional de oferecer cursos de férias inseridos no contexto global e abertos para alunos de outros países. Com a preocupação de garantir a adesão de alunos de mais nacionalidades, o Insper contou com a parceria do Ministério da Educação. Foram realizados chamados por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), que oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. “Ao nos conectarmos com o PEC-G, nós ampliamos o leque e conseguimos ir além das parcerias que o Insper já possui. Contamos com o apoio da comunicação do programa para falar sobre a Global Academy e atraímos um público diverso em termos de etnias e conhecimentos”, diz Ana Carolina Souza, coordenadora de Relações Internacionais do Insper. Além dos alunos brasileiros, a instituição está recebendo pessoas dos seguintes países: Angola, Benim, Bolívia, Cabo Verde, Congo, Costa do Marfim, França, Gana, Guatemala, Guiné-Bissau, Haiti, Israel, Jamaica, Moçambique, Namíbia, Peru, Síria e Afeganistão, incluindo refugiados que estão há menos de um ano no país. Assim como as nacionalidades diversas, alguns alunos também são provenientes de cursos que não estão na grade do Insper, como medicina, odontologia e alguns tipos de engenharia. “Conseguimos formatar uma mistura muito interessante de diversidade cultural”, afirma a coordenadora. Para Ana Carolina, além da experiência de intercâmbio proporcionada pelos perfis diversos, o interesse dos estrangeiros também foi motivado pelo acerto na grade dos cursos oferecidos. “São temas que geram impacto para a sociedade de forma global, temáticas identificadas por meio de muita pesquisa com as instituições parceiras”, diz ela. Os temas dos quatro cursos oferecidos pela primeira edição do Global Academy são: empreendedorismo, ESG (aspectos ambientais, sociais e de governança), finanças climáticas e mobilidade urbana. “As temáticas vão ao encontro da agenda de internacionalização da escola para 2030. O planejamento incluiu a presença de um docente de Portugal. É como ter uma experiência internacional dentro do próprio Insper”, afirma a coordenadora.   Aula magna com vivência Os alunos estrangeiros e brasileiros foram recepcionados em uma aula magna, que aconteceu no dia 1º de julho. Além da fala de abertura da coordenadora do Global Academy, Flavia Piazza, que deu as boas-vindas aos participantes, eles contaram com a presença de Matheus Marotzke, 27 anos, ex-aluno do Insper, formado em Engenharia de Computação na turma inaugural da graduação na escola. Ele compartilhou sua trajetória empreendedora e contou que é cofundador, CTO e CPO da Klubi, fintech que já captou mais de 12 milhões de dólares e é a única autorizada pelo Banco Central do Brasil para administração de consórcios. O alumnus lembrou que, durante seu tempo no Insper, ganhou várias competições nacionais e internacionais de inovação, incluindo MegaHack, L’Oréal Brandstorm e IXL’s Innovation Olympics, o que alimentou sua determinação em criar soluções impactantes. Como colíder do capítulo de São Paulo do Facebook Developer-Circle, ele colaborou com especialistas do setor e empreendeu projetos empolgantes com empresas renomadas como Motorola, Cesar e SKY-TV, expandindo suas habilidades e perspectivas. O jovem executivo compartilhou sua jornada com os alunos da Global Academy e finalizou com a mensagem de que as experiências boas e ruins o testaram e capacitaram, transformando-o na pessoa determinada que é hoje. Histórias como a de Matheus não serão a única oportunidade de conhecer jornadas inspiradoras. Durante o programa da Global Academy, os alunos visitarão empresas e instituições para aprofundar os conhecimentos de mercado e participarão de atividades extracurriculares que fomentam a vivência internacional e a conscientização sociocultural. As aulas são intensivas, em tempo integral, ministradas em inglês e com no mínimo 40 horas de contato por curso.  Os alunos podem ter equivalências a disciplinas eletivas no Insper ou conforme as políticas de suas respectivas instituições de ensino.  "}]