Na edição deste ano, a pesquisa da plataforma de perguntas e respostas sobre programação incluiu ferramentas de inteligência artificial mais utilizadas por profissionais e estudantes da área
Bernardo Vianna
O Stack Overflow — talvez a mais popular plataforma de perguntas e respostas online voltada para programadores — publicou, no último mês de maio, a edição de 2023 da Stack Overflow Developer Survey, uma pesquisa anual sobre as tecnologias e ferramentas mais utilizadas pela comunidade de desenvolvedores e estudantes de programação. Nesta última edição, foram acrescentadas perguntas sobre inteligência artificial e aprendizado de máquina, numa tentativa de compreender como os desenvolvedores estão pensando e aplicando essas tecnologias em seus fluxos de trabalho.
Em 2023, o JavaScript se destacou, pelo décimo primeiro ano consecutivo, como a linguagem de programação mais utilizada no cômputo geral. Entre os desenvolvedores profissionais, as três principais tecnologias permanecem as mesmas do ano anterior: JavaScript, HTML/CSS e SQL. Já entre estudantes, HTML/CSS e JavaScript estão tecnicamente empatados como as linguagens mais populares. Estudantes utilizam o Python (57%) com mais frequência do que o SQL (35%), enquanto desenvolvedores profissionais relatam um uso maior do SQL (52%) em relação ao Python (45%).
Entre os bancos de dados, o PostgreSQL conquistou a primeira posição, ultrapassando o MySQL. Desenvolvedores profissionais têm maior probabilidade de utilizar o PostgreSQL (50%), enquanto aqueles que estão aprendendo a programar têm maior probabilidade de utilizar o MySQL (54%). O MongoDB é utilizado por uma porcentagem semelhante tanto por desenvolvedores profissionais quanto por aqueles que estão aprendendo a programar, sendo o segundo banco de dados mais popular entre os iniciantes, atrás do MySQL.
No que diz respeito às plataformas em nuvem, a Amazon Web Services (AWS) continua sendo a mais popular, sendo utilizada por mais da metade dos desenvolvedores profissionais. Entre estudantes, porém, a AWS, o Google Cloud e o Firebase estão tecnicamente empatados, com cerca de 19% dos respondentes tendo optado por cada uma delas. O Heroku, que havia sido a plataforma em nuvem mais utilizada no ano passado por aqueles que estão aprendendo a programar, caiu para a quinta posição neste ano. Além disso, é possível observar a influência do Azure nas organizações, uma vez que a popularidade dessa plataforma é mais de duas vezes maior entre profissionais (28%) do que entre estudantes (11%).
O Node.js e React.js são os dois web frameworks mais populares entre todos os entrevistados. Desenvolvedores profissionais utilizam ambos de forma bastante equilibrada, enquanto aqueles que estão aprendendo a programar utilizam o Node.js com mais frequência do que o React. jQuery e Express são as duas próximas tecnologias web mais populares entre todos os entrevistados, sendo que o jQuery é mais utilizado por desenvolvedores profissionais do que por estudantes, enquanto o Express é mais utilizado pelos iniciantes do que pelos profissionais. O Next.js subiu da 11ª posição em 2022 para a 6ª neste ano, provavelmente impulsionado por sua popularidade entre os que estão aprendendo a programar.
A novidade da pesquisa deste ano são as seções dedicadas às ferramentas de busca e de desenvolvimento em IA. O ChatGPT domina a categoria de ferramentas de busca, tendo sido escolhido por 83% dos entrevistados. Em uma distante segunda colocação está o Bing AI, com 20% de utilização. Já o GitHub Copilot é a escolha predominante como a ferramenta de desenvolvimento em IA, com 55% dos entrevistados afirmando tê-la utilizado no último ano.