[{"jcr:title":"Curso Caderneta da Criança entra em operação em versão piloto"},{"targetId":"id-share-1","text":"Confira mais em:","tooltipText":"Link copiado com sucesso."},{"jcr:title":"Curso Caderneta da Criança entra em operação em versão piloto","jcr:description":"Realização do Centro de Gestão e Políticas Públicas (CGPP) do Insper com o Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI), programa deverá ficar disponível para todo o país em 2024"},{"subtitle":"Realização do Centro de Gestão e Políticas Públicas (CGPP) do Insper com o Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI), programa deverá ficar disponível para todo o país em 2024","author":"Ernesto Yoshida","title":"Curso Caderneta da Criança entra em operação em versão piloto","content":"Realização do Centro de Gestão e Políticas Públicas (CGPP) do Insper com o Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI), programa deverá ficar disponível para todo o país em 2024 Equipe durante a gravação das videoaulas, em 2022   Tiago Cordeiro   A caderneta da criança é um instrumento fundamental para a primeira infância. Quando corretamente preenchida e utilizada pelos responsáveis e pelas organizações que acompanham o desenvolvimento sadio da criança, ela é uma ferramenta importante para identificar situações de risco e melhorar a qualidade dos cuidados com a criança. Afinal, a vigilância sobre os primeiros anos de vida tem papel crucial na detecção precoce de crianças com possíveis atrasos no desenvolvimento, na ampliação do acesso de cuidadores a orientações e na realização de encaminhamentos das crianças em situações que necessitem de intervenção de equipe multiprofissional de serviços especializados. Ainda assim, há indícios de que, com muita frequência, o documento não é preenchido corretamente. Foi o que ouviram profissionais de Atenção Primária à Saúde do município de Louveira (SP), em junho deste ano. Eles participaram de um projeto piloto do curso Caderneta da Criança, uma realização do [Centro de Gestão e Políticas Públicas](https://www.insper.edu.br/pesquisa-e-conhecimento/centro-de-gestao-e-politicas-publicas/catedra-ruth-cardoso/cpapi/) (CGPP) do Insper com o [Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância](https://www.insper.edu.br/pesquisa-e-conhecimento/centro-de-gestao-e-politicas-publicas/catedra-ruth-cardoso/cpapi/) (CPAPI) — um centro de pesquisa vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e que é fruto da iniciativa do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), que agrega sete instituições em torno do objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida durante a primeira infância.   Curso atrelado a pesquisa Os profissionais de Louveira foram liberados pela prefeitura para assistir às videoaulas sobre o tema, com duração total de 12 horas, além de dois módulos em formato presencial, com duração de 4 horas cada e que irão ocorrer em julho. O próximo passo é repetir a experiência em Jundiaí, também no interior paulista. O feedback dos participantes vai orientar os ajustes necessários para que, em meados de 2024, o curso esteja disponível, gratuitamente, na plataforma Coursera, que permite disponibilizar videoaulas, materiais para leitura e exercícios e monitoramento do andamento da participação dos inscritos, além de oferecer certificado. Este programa está vinculado a um estudo, intitulado “Avaliação de uma intervenção voltada à vigilância do desenvolvimento infantil utilizando a Caderneta da Criança nos municípios de Louveira e Jundiaí”, que vai validar a hipótese de que o uso do documento proporciona melhores condições de vida para as crianças. “Queremos validar que a capacitação sobre a vigilância do desenvolvimento infantil utilizando a Caderneta da Criança tem impacto sobre a atuação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde, que passarão, cada vez mais, a avaliar o desenvolvimento das crianças que atendem. Isso será mensurado por meio da comparação do preenchimento das cadernetas e por meio do relato das famílias antes e depois de os profissionais participarem da capacitação”, relata a professora Juliana Teixeira, integrante do CPAPI. O curso está sendo desenvolvido pelo CPAPI e conta com a participação das pesquisadoras principais Sonia Isoyama Venâncio e Débora Falleiros de Melo, além de Teixeira. Também fazem parte da equipe deste estudo as bolsistas Ligia Maria de Almeida Bestetti, Alina Kadyne da Silva Santos, Amanda Greice Quinzani, Clayton John Gomes da Cruz e María Eduarda Nadal Miranda Ibacache.   Professora Juliana Araujo Teixeira, em gravação de videoaula   Boas práticas As ações de formação, sensibilização e educação permanente em saúde são de extrema relevância para reflexões e transformações das práticas profissionais, diz Débora Falleiros de Mello, professora titular do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora do CPAPI. “Este curso, com foco central na vigilância do desenvolvimento infantil utilizando a caderneta da criança, tem o potencial de favorecer a adoção de boas práticas no cotidiano do trabalho das unidades de Atenção Primária à Saúde”, afirma Falleiros de Mello. “Cabe destacar também a importância do programa para fortalecer o vínculo com as famílias e estimular a sua participação e corresponsabilidade no processo de cuidar, qualificando o cuidado da criança na primeira infância”, ela reforça.   “O programa de formação está vinculado a uma série de pesquisas voltadas a viabilizar o melhor desenvolvimento infantil com base em evidências científicas”, diz Vinícius Barqueiro, coordenador dos cursos de curta duração do CGPP e especialista em EAD. “Já temos uma série de cursos que buscam qualificar gestores públicos em relação à Primeira Infância, como o [Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância](https://ncpi.org.br/frentes-de-atuacao/lideranca-executiva/) , programa anual do NCPI em parceria com Insper e Harvard, e a recente turma de [Gestão Estratégica pela Primeira Infância.](https://www.insper.edu.br/noticias/curso-de-curta-duracao-do-insper-forma-coordenacoes-estaduais-do-programa-crianca-feliz/) Agora, com o curso da Caderneta da Criança, iniciamos uma nova frente de trabalho voltada a cursos assíncronos, que tem pela frente um outro curso chamado Introdução à Ciência pela Primeira Infância, cujo objetivo é sensibilizar um público amplo sobre o que é primeira infância, quais os impactos de investir no cuidado dessa população — e, finalmente, como alcançar esse objetivo.”   Foco no desenvolvimento Para a professora Juliana Teixeira os primeiros anos de vida de uma criança são fundamentais. “As adversidades que as crianças enfrentam durante essa janela crítica podem atrapalhar o seu desenvolvimento, causando impactos importantes. Nós, do CPAPI, acreditamos que ter o olhar atento e treinado dos profissionais da Atenção Primária à Saúde direcionado ao desenvolvimento das crianças os torna agentes de transformação em suas vidas.” Desta forma, os alunos são orientados, por exemplo, quando uma criança é classificada com provável atraso no desenvolvimento, a acionar a rede de atenção especializada para a avaliação individual do seu desenvolvimento. O curso leva em consideração que a Caderneta da Criança tem uma nova versão, lançada em 2021, que representa um conceito mais amplo e intersetorial, visando ao acompanhamento integral da saúde infantil. “A caderneta é destinada a todas as crianças nascidas em território brasileiro e deve ser mantida sob os cuidados dos pais ou responsáveis”, explica Teixeira. “Ela se insere como estratégia importante nas políticas de promoção do crescimento e desenvolvimento saudáveis e na redução da morbimortalidade infantil. Além disso, define diretrizes claras a serem observadas na vigilância do desenvolvimento, apoiando a tomada de decisão de profissionais para que as crianças sejam acompanhadas de forma individualizada.”  "}]