Utilizando o chatbot Pesquizap, a iniciativa busca fortalecer a comunicação da instituição com as mais de 4 mil pessoas que já realizaram cursos na área
Tiago Cordeiro
Onde você trabalha atualmente? Qual seu cargo? Por meio de que canais prefere que a instituição se comunique com você? Conhece todas as opções que ela oferece para permanecer em contínua formação e atualização com o apoio da escola?
É para responder a perguntas como essas que o Centro de Gestão e Políticas Públicas (CGPP) do Insper está convidando seus ex-alunos dos cursos de políticas públicas a participar de uma pesquisa.O objetivo é atualizar e reforçar o contato com os mais de 500 profissionais que fizeram programas de longa duração, além dos mais de 4 mil que concluíram cursos de média e curta duração na área. Quem participar da pesquisa, realizada via WhatsApp, concorre a três bolsas para cursos de curta duração de gestão e políticas públicas do Insper (veja o portfólio dos próximos cursos clicando aqui).
E, assim, entender melhor as demandas deste público, além de colocá-lo a par das muitas atividades agrupadas no Centro de Gestão e Políticas Públicas (CGPP). Afinal, são três cátedras, quatro centros de pesquisa, dois núcleos e uma rede para o desenho de políticas educacionais. Somente nos últimos três anos, as instituições vinculadas ao CGPP produziram 36 artigos e 28 capítulos de livros, além de três livros completos.
“Fizemos esta pesquisa com os alunos que já passaram pelos cursos de Políticas Públicas do Insper, tanto de curta quanto de longa duração”, explica Beatriz Albuquerque, da área de relacionamento do CGPP. “A ideia é criarmos uma comunidade atuante e engajada nos temas com os quais trabalhamos. E, assim, estarmos mais próximos de seus desafios profissionais, contribuindo com formação, pesquisas e debates sobre gestão pública.”
A pesquisa vem sendo conduzida pela Catálise, uma startup de design participativo que reconecta pessoas e governos para catalisar o impacto social por meio da colaboração e da tecnologia. Seu fundador, o economista paulistano Tomaz Vicente Santos, é ex-aluno do Programa Avançado em Gestão Pública (PAGP) do Insper.
A empresa desenvolveu uma ferramenta de chatbot, o Pesquizap, interativa e de uso intuitivo, com alto percentual de adesão. Foi criada para melhorar a capacidade de realizar o monitoramento contínuo do feedback dos cidadãos para políticas públicas. E agora está sendo aplicada para a realização da pesquisa para o Insper. “A escola tem o intuito de fortalecer a comunidade de políticas públicas”, afirma Santos. “Daí a iniciativa de fazer uma escuta ampla com todos os ex-alunos que de alguma forma fazem parte dessa comunidade.”
Organizada em três blocos, a pesquisa pretende identificar o momento da carreira dos ex-alunos, encontrar as melhores estratégias para manter uma comunicação ativa com eles e, por fim, entender as demandas desse público, tanto quanto informar os ex-alunos a respeito de todas as opções disponibilizadas pelo CGPP. “A pesquisa é conversacional, com interação gamificada e customizada de acordo com as respostas que o participante apresente”, diz Santos.
Para participar e concorrer a três bolsas de estudo, acesse este link para smartphone ou este para WhatsApp Web.