Iniciativa promovida pela Universidade de Oxford e coorganizada pelo Insper reunirá interessados em discutir contratos de impacto social
Acontece nesta quinta-feira, 2 de março, a abertura do Hack and Learn, um evento internacional que pretende reunir uma comunidade diversificada de profissionais, pesquisadores, formuladores de políticas, estudantes e entusiastas de dados para abordarem questões urgentes no campo de resultados sociais utilizando dados. A iniciativa é do Government Outcomes Lab (GO Lab), centro de pesquisa e políticas baseado na Blavatnik School of Government, Universidade de Oxford, em parceria com o Insper Metricis e o Indian Institute of Management Lucknow.
Na entrevista a seguir, o professor Jorge Norio Rezende Ikawa, da equipe do Insper Metricis, dá mais detalhes sobre o evento.
Quem pode participar desse evento? Está aberto a qualquer interessado?
O evento é gratuito e aberto ao público em geral. De maneira mais específica, o evento deve despertar interesse principalmente de profissionais, pesquisadores, formuladores de políticas, estudantes e entusiastas de dados relativos a contratos de pagamento por resultado (outcomes-based contracting).
Esta edição tem alguma diferença ou novidade em relação à do ano passado?
A estrutura do evento é muito similar às edições anteriores. O que muda são os desafios que acabam sendo diferentes a cada edição.
Por que é importante participar desse evento? O que é possível aprender?
Trata-se de uma oportunidade ímpar de conhecer mais sobre contratos de impacto social, trocar experiências com entusiastas do tema por todo o mundo e de aprender sobre o tema na prática — colocando a mão na massa.
Qual é a dinâmica do evento? Como os pesquisadores vão interagir com outros participantes?
A abertura do evento será no dia 2 de março, às 9h30 (horário de Brasília). Durante as duas semanas seguintes, os participantes poderão escolher trabalhar em dois desafios. No primeiro deles, eles serão estimulados a refletir e buscar informações sobre os custos relacionados aos contratos de impacto social. No segundo, os participantes analisarão a estrutura de medição — incluindo a escolha da métrica para medir o impacto, método de avaliação e design da estrutura de pagamento — de contratos de impacto social. No dia 16 de março, haverá uma nova reunião com todos os participantes para que ambos os grupos apresentem os resultados das atividades.
A programação completa do evento está disponível aqui: https://golab.bsg.ox.ac.uk/community/events/hack-and-learn-spring-2023/