CEO e fundador da Enext, consultoria em comércio eletrônico e marketing digital, Gabriel Lima diz que o curso no Insper foi importante para aprofundar seus conhecimentos em gestão
Tiago Cordeiro
Em 2008, apenas quatro anos depois de concluir a graduação em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Gabriel Lima já enxergava no marketing digital e no comércio eletrônico uma grande oportunidade. “Eu havia trabalhado no Submarino, onde identifiquei que muitas empresas queriam começar o processo de digitalização e não sabiam como fazer”, relata Lima, que hoje tem 41 anos e mora na capital paulista. “Foi quando decidi fundar a Enext Consultoria.”
A empresa ganhou escala rapidamente. Lima percebeu então que precisava aprofundar seus conhecimentos em gestão. “Eu não queria um MBA, buscava um nível de profundidade maior. Mas não podia abandonar o empreendimento para fazer uma imersão em um mestrado de período integral. Foi quando descobri o Mestrado Profissional em Administração do Insper, que entregava a profundidade que eu queria, com aulas à noite.”
O curso do Insper chega em 2023 a sua 16ª turma, com inscrições abertas até 15 de abril. Tem nota máxima da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e seu objetivo é desenvolver no aluno a habilidade de aplicar conceitos de estratégia em situações reais, agregando a própria vivência profissional do mestrando. As aulas regulares serão realizadas às terças e quintas, das 19h30 às 22h30, ao longo de oito trimestres, ou dois anos.
Em 2009, quando Gabriel Lima fez sua matrícula, o Mestrado Profissional em Administração estava no início de suas atividades. O empreendedor focou em estratégia de negócios e desenvolveu a tese “Reações competitivas e estratégia de preço no varejo eletrônico de bens duráveis brasileiro”.
O curso entregou o ferramental de que ele precisava para encarar as rápidas mudanças pelas quais o mercado passou desde então. “Apenas dez anos atrás, a transformação digital ainda engatinhava. Hoje, o cenário está muito mais maduro e muito mais competitivo. O nível de preparo necessário para atuar é muito maior”, afirma.
Hoje a Enext é líder na América Latina em seu segmento, com mais de 300 colaboradores e 70 clientes de grande porte. Em 2017, foi vendida para o grupo WPP, com sede no Reino Unido. Foi Lima quem conduziu pessoalmente todas as negociações. E permaneceu na companhia após a conclusão do acordo. “Sem a bagagem oferecida pelo curso, eu não teria conseguido conduzir o crescimento da empresa, nem a negociação com o conglomerado britânico. Hoje continuamos atuando com o mesmo foco: ajudar as empresas a mudarem as operações do ponto de vista digital.”
Afinal, na medida em que o mercado e as operações do empreendimento ganharam complexidade, os líderes sofrem cargas muito maiores de pressão. “Você precisa ter um leque mais amplo de conhecimento para entregar o esperado. E a academia possibilita ter um pensamento crítico, tanto para poder analisar as informações disponíveis quanto para tomar as decisões mais bem embasadas.”
De fato, o programa do Insper é voltado para quem está buscando um desafio intelectual e deseja aprimorar seu ferramental analítico e de análise de dados para a tomada de decisões estratégicas, tomando como base o estado da arte no conhecimento em administração, conforme explica o professor Silvio Laban, coordenador do curso.
“O objetivo do Mestrado Profissional em Administração é preparar indivíduos para tomar decisões estratégicas em suas organizações, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, utilizando o método científico e a análise de dados, com apoio nas mais relevantes pesquisas sobre o tema”, diz Laban. “No mudo em que vivemos, é importante que os profissionais tenham capacidade para pensar de forma crítica e analítica, selecionando e lidando com a explosão de dados e os avanços da tecnologia da informação e de gestão.”
Para saber mais sobre o Mestrado Profissional em Administração, agendar encontro com a coordenação ou fazer inscrição no curso, clique aqui.