Organização estudantil do Insper voltada para políticas públicas iniciou os projetos do semestre com aula inaugural da professora Laura Muller Machado
O Consilium é uma organização estudantil fundada em 2015 por alunos do Insper com o objetivo de promover estudos e eventos e contribuir para formar lideranças em políticas públicas. Neste semestre, a entidade está passando por uma reestruturação. “A ideia é trazer um viés mais técnico, mais alinhado com a atuação do próprio Insper, que realiza suas pesquisas sempre com base em dados e evidências”, diz Gustavo Ranches, aluno do 6º semestre de Economia que assumiu a presidência do Consilium no início do ano.
Fazem parte atualmente do Consilium 24 alunos de todos os cursos de graduação do Insper, principalmente de Direito e Economia. Um dos projetos traçados pelos estudantes neste semestre é realizar estudos de caso sobre temas específicos em cinco grandes áreas: educação, segurança, saúde, sustentabilidade e social.
Os estudantes se dividiram em cinco grupos, que nas próximas semanas vão se aprofundar em cinco temas específicos. O primeiro grupo, da área de educação, vai estudar a atuação dos Centros Educacionais Unificados (CEUs). O segundo grupo, de segurança, vai analisar o papel das Delegacias da Mulher. O terceiro grupo, de sustentabilidade, vai examinar o Programa Fomento Rural, do governo federal. O quarto grupo, de saúde, vai se debruçar sobre o Programa Recomeço – Uma Vida Sem Drogas, do governo do estado de São Paulo. E o quinto grupo, da área social, vai investigar o Criança Feliz, programa federal cujo objetivo é promover o desenvolvimento integral da criança na primeira infância.
“A ideia é que, antes do fim deste semestre, os grupos apresentem seus trabalhos para outros alunos e para uma banca que possa fazer críticas construtivas e ajude os estudantes a se desenvolverem”, diz Ranches. “Essa apresentação é também uma forma de divulgarmos para toda a Comunidade Insper o conteúdo que vamos produzir — que, espero, será de boa qualidade.”
Para dar largada a esse projeto, o Consilium convidou a professora Laura Muller Machado, coordenadora do Programa Avançado em Gestão Pública e do Master em Gestão Pública do Insper, para dar uma aula inaugural em 16 de março. Nesse dia, Laura deu uma introdução do que são políticas públicas e como analisá-las. Segundo Ranches, a ideia é que haja novos encontros com a docente, para que os estudantes adquiram o ferramental teórico necessário para desenvolver estudos de casos ao longo do semestre.
Além de realizar projetos como esse, o Consilium conta com uma área de eventos. Neste semestre, o grupo recebeu, no dia 15 de fevereiro, Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central. Num bate-papo mediado pela professora Juliana Inhasz, coordenadora do curso de graduação de Economia do Insper, o ex-ministro falou sobre os desafios e as perspectivas do novo governo, analisando temas como política fiscal, inflação e governabilidade. “Acreditamos que esses eventos para toda a Comunidade Insper são importantes para qualificar o debate público”, diz Ranches.