O coordenador do centro Insper Agro Global vai analisar temas relacionados à agricultura e ao agronegócio no Brasil e no mundo
A rede CNN Brasil anunciou a contratação de Marcos Sawaya Jank, professor e pesquisador sênior do Insper, como seu novo comentarista de agronegócio. Jank, que é coordenador do Insper Agro Global, vinculado ao Centro de Gestão e Políticas Públicas (CGPP), deverá ter participação de pelo menos uma vez por semana em horário fixo, em um dos jornais da CNN a definir, mas poderá ser chamado para entrar no ar sempre que houver um assunto de sua especialidade para comentar. Sua estreia ocorreu na terça-feira, dia 31/1, com uma entrevista para o programa Visão CNN, na qual o professor discutiu os resultados de um estudo do centro que analisa os fatores que levaram ao forte crescimento das exportações do agronegócio brasileiro após a pandemia.
“Vou analisar temas como conjuntura de mercado, comércio internacional, geopolítica global, evolução da produção agropecuária, política agrícola, sustentabilidade, sanidade, infraestrutura e outros. Enfim, assuntos que tenham relação com a agricultura e o agronegócio no Brasil e no mundo”, disse Jank.
Além de Jank, a CNN anunciou o economista Adriano Pires, sócio fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura e Energia (CBIE), como comentarista de energia. “A CNN tem o compromisso de levar ao público a análise de profissionais qualificados sobre áreas relevantes para a economia do país. Nossa proposta de trazer informação precisa estar atrelada à opinião especializada de quem realmente entende do assunto, ganha mais força com a chegada destes dois grandes nomes”, disse Leandro Cipoloni, vice-presidente de Jornalismo da CNN Brasil, em nota divulgada à imprensa.
Jank é engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), mestre em política agrícola em Montpellier-França, doutor em administração pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e livre-docente pela Esalq. Durante quase 20 anos, Jank foi professor associado da Universidade de São Paulo, na Faculdade de Economia e Administração (FEA), no Instituto de Relações Internacionais (IRI) e na Esalq.
Foi ainda presidente da União da Indústria da Cana de Açúcar (Unica) e fundador do Instituto de Estudos do Comércio e das Negociações Internacionais (Icone). Atuou como especialista em Integração e Comércio no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e integra diversos conselhos de empresas e entidades no país e no exterior. Jank viveu 10 anos no exterior, tendo estudado e trabalhado com temas globais do agronegócio nos Estados Unidos, Europa e Ásia.
Jank está desde maio de 2019 no Insper, aonde chegou para apoiar a criação do centro Insper Agro Global, que tem como objetivo analisar os grandes vetores de transformação e a dinâmica da inserção do Brasil no agronegócio mundial. O centro tem sua atuação centrada em três eixos: ensino (cursos executivos e acadêmicos), pesquisa (livros, estudos estratégicos e policy papers) e extensão e difusão de conhecimento (eventos, debates, palestras e artigos de mídia), os quais podem ser acessados por meio da Newsletter quinzenal do centro (InsperAgroGlobal).