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Carros elétricos devem ganhar novo impulso com decisão na Europa

A União Europeia vai exigir que as montadoras zerem as emissões em carros novos até 2035

A União Europeia vai exigir que as montadoras zerem as emissões em carros novos até 2035

 

O Parlamento Europeu aprovou, no dia 14 de fevereiro, uma lei que pretende eliminar gradualmente do mercado os carros com combustível fóssil. A regulamentação exigirá que, até 2035, as montadoras atinjam a meta de emissão zero em carros novos vendidos no bloco formado por 27 países.

Caso vire realidade, o plano da União Europeia — que ainda precisa ser ratificado pelo Conselho Europeu, em votação prevista para março — deverá ter repercussões globais. O maior bloco comercial do mundo tem a tradição de estabelecer padrões globais em vários temas relacionados ao meio ambiente, além de abrigar alguns dos maiores fabricantes de automóveis do mundo, incluindo a Volkswagen, a Stellantis e a Mercedes-Benz.

Zerar as emissões do setor até 2023 será um grande desafio. De acordo com os dados mais recentes da Agência Internacional de Energia (AIE), de 2021, os carros elétricos representaram 8,6% das vendas de veículos novos no mundo naquele ano, ante 4% no ano anterior. Esses dados incluem os carros 100% elétricos, que não utilizam nenhum outro combustível (conhecidos como BEV, ou battery electric vehicle), e os que funcionam com um motor a combustão interna e outro elétrico (os PHEV, ou plug-in hybrid electric vehicle).

O país mais perto de atingir a meta traçada pela União Europeia é a Noruega — que, aliás, não pertence ao bloco. Na Noruega, os carros elétricos representaram 86% das vendas em 2021, de acordo com os dados da AIE.

 

Gráfico: participação dos carros elétricos no mercado, por país

 

Por ironia, a Noruega está bem adiantada na adoção de veículos elétricos graças a medidas que pode adotar em função da riqueza acumulada com suas vastas reservas de petróleo. O país nórdico impõe pesadas taxas sobre a importação de veículos com motor a combustão, tornando esses carros significativamente mais caros do que em outros países europeus. Ao renunciar à cobrança dessas mesmas taxas sobre veículos elétricos, a Noruega, na prática, está subsidiando as compras desses carros em um nível que a maioria dos países do mundo não consegue bancar.

Atualmente, a China é o principal mercado para carros elétricos no mundo. Em 2021, os consumidores chineses compraram 3,5 milhões de carros elétricos, o que representou pouco mais da metade (52%) de todas as aquisições desse tipo de veículo no mundo naquele ano. Na China, porém, os carros elétricos respondem por somente 16% das vendas totais de carros novos. Ainda há muito mercado à espera dos fabricantes de carros elétricos.

 

Gráfico: principais mercados de carros elétricos no mundo

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