Uma certificação é a maneira rápida de dar continuidade aos estudos após a graduação e de adquirir conhecimentos direcionados e aprofundados.
Com esse aprendizado, os profissionais podem ganhar um maior reconhecimento no mercado de trabalho, facilitando as promoções e incrementos na carreira.
No caso de uma certificação em gestão de marketing, quais as vantagens específicas? É disso que trataremos neste artigo.
Um profissional graduado em comunicação ou marketing amplia as chances de crescimento na carreira ao concluir uma certificação que o habilita a trabalhar como gestor na área.
Ao fazer uma certificação em gestão de marketing, pessoas com formações diversas podem adquirir conhecimento nessa área e ter sua expertise atestada por uma instituição de ensino.
Com um curso de média duração, que requer baixo investimento e pode ser facilmente conciliado com o trabalho, você pode obter uma certificação que demonstre que você possui essa habilidade.
Isso certamente contará pontos e agregará valor ao seu currículo quando for tentar promoções dentro da sua empresa ou novas oportunidades nessa função de gestor em outras organizações.
A certificação abre um caminho para que uma pessoa de nível júnior, por exemplo, possa buscar oportunidades de nível pleno e expandir a carreira para um novo patamar, assumindo funções de gestão. Ou mesmo fazer uma transição completa na carreira, a partir dos novos conhecimentos adquiridos.
Um profissional com sólidos conhecimentos em marketing pode não ter habilidade expressiva em gestão.
A certificação em gestão de marketing aprofunda as duas competências, permitindo que o aluno atualize seu know-how.
Qualquer pessoa pode solidificar seus conhecimentos por meio de aprendizado autodidata e com a prática no dia a dia da profissão.
Mas os conhecimentos mais atualizados e avançados na área costumam ser oferecidos pelos cursos de qualificação profissional.
As certificações – assim como as pós-graduações – podem ser a oportunidade de um profissional ter acesso aos melhores professores, teorias, técnicas, ferramentas e práticas sobre determinado assunto.
Isso tudo garante a expansão do aprendizado, que deve ser, em última instância, a prioridade para qualquer pessoa que pretenda se desenvolver profissionalmente.
As certificações são pensadas justamente para quem já está inserido no mercado de trabalho. Por isso, elas têm um formato flexível, que permite aos alunos conciliar seu expediente com a dedicação aos estudos.
Normalmente as aulas são noturnas ou aos fins de semana, quando não são oferecidas em formato remoto, inclusive com aulas assíncronas.
Durante uma certificação, os alunos têm contato com professores que são referência no mercado de trabalho, assim como com outros colegas, que também atuam na mesma área e podem abrir portas valiosas para novas oportunidades.
É o chamado networking, ou rede de contatos, que se amplifica e fortalece durante as aulas, principalmente quando os alunos já são profissionais e vão desenvolver projetos práticos juntos.
Um exemplo concreto: imagine que um dos seus colegas seja recrutador de uma grande empresa e seja seu parceiro em uma atividade proposta pela certificação.
Ele pode conhecer seus talentos, sua criatividade, organização e capacidade de propor soluções práticas para problemas. Quando surgir uma oportunidade na empresa dele, há uma grande chance de você ser um dos nomes que ele irá considerar para a vaga.
Uma boa certificação é pensada para expandir os conhecimentos práticos dos profissionais, por isso, é comum que sejam oferecidas atividades que façam os alunos colocarem a “mão na massa”.
Além disso, é estimulado o trabalho em equipe – uma soft skill que é demandada em todos os setores, em especial para quem vai atuar como gestor.
O Insper oferece uma certificação em Gestão de Marketing, dividida em dois módulos. O primeiro (“Análise de Marketing”) vai capacitar os alunos para:
Os alunos aprovados no primeiro módulo seguem para o segundo (“Execução de Marketing e Excelência”), que vai capacitar para:
Ficou interessado em fazer uma certificação em Gestão de Marketing? Conheça o programa oferecido pelo Insper!
Prefere antes saber mais sobre certificações? Confira os outros artigos que preparamos a respeito!