A tendência é que atos antiéticos se tornem gradativamente maiores e apareçam com mais frequência na vida das pessoas que cruzam a “linha ética”
Arthur Mouchalwat Manzano
Baseado em um artigo publicado pela revista New York, o longa “Bad Education”, dirigido por Cory Finley, relata a história real do maior desvio de verbas de uma escola pública estadunidense. Os fatos ocorreram na “Roslyn High School”, instituição de ensino que figurava entre as melhores do país. O sucesso da Roslyn era atribuído a Frank Tassone, o superintendente, que tinha como braço direito Pamela Gluckin, sua assistente. Entretanto, no desenvolvimento da narrativa, é revelado que a dedicação que a dupla possuía em tornar a instituição uma das mais renomadas do sistema educacional estadunidense escondia esquemas corruptos que cresciam de forma exponencial.
Sob esse viés, “Bad Education” está diretamente relacionado ao fenômeno da ladeira escorregadia, abordado pelo jornalista e escritor Bryan Borzykowski, em matéria publicada na BBC News. A reportagem demonstra como as pessoas se tornam dependentes e reféns das suas ações após cruzarem a “linha ética”, ou seja, cometer um primeiro ato considerado antiético. Além disso, é demonstrado que a tendência é que atos antiéticos se tornem gradativamente maiores e apareçam com mais frequência na vida das pessoas que cruzam essa “linha ética”, visto que, continuamente, elas inventarão desculpas que “justifiquem” esses atos para se satisfazerem e continuarem realizando cada vez mais ações desonestas sem se sentirem culpadas.
Nesse sentido, é possível notar a relação entre o filme e o conceito abordado na reportagem, já que a Tassone e Gluckin, inicialmente, desviaram pequenas quantias, afirmando que mereciam pequenas recompensas, até que, tempos depois, a quantia total desviada era de aproximadamente 11 milhões de dólares. Desse modo, é possível perceber um exemplo do fenômeno da ladeira escorregadia na prática. O caso evidencia também que as pessoas tendem a tomar atitudes que as satisfaçam e que favoreçam seus interesses quando, teoricamente, não existe a possibilidade de serem punidas, por estarem, de alguma forma, mascaradas.
Nessa lógica, o mito “O Anel de Giges”, recurso retórico empregado por Glaucon para defender as ideias de Trasímaco, relata a história de um pastor que encontra um anel que lhe confere o poder da invisibilidade. O pastor usufrui desse poder para cometer crimes e usurpar o trono local, posto que conseguia realizar ações injustas sem ser percebido. Diante disso, o mito mostra que, por natureza, grande parte das pessoas tem como preferência satisfazer seus próprios desejos egoístas. Entretanto, por existirem normas que possam prejudicá-las, como as leis, optam por seguir as normas estabelecidas na sociedade. Sendo assim, o mito sugere que, na maioria dos casos, as pessoas que praticam a justiça a praticam de má vontade, por incapacidade e impossibilidade de cometer atos injustos, caso contrário, esse sujeito se configuraria um exemplo de moralidade.
Nesse seguimento, é possível identificar uma correlação entre o mito e o filme, visto que Frank e Pamela praticaram a injustiça, com os desvios, por possuírem a oportunidade de serem injustos, já que seus atos criminosos estavam camuflados por seus carismas e boas intenções de elevar o patamar de Roslyn.
Ademais, como afirma Daniel Kahneman, um dos fundadores da economia comportamental e ganhador do Prêmio Nobel de Economia: “É difícil para nós admitirmos erros porque isso significa desistir da segurança que essas suposições simplificadoras nos fornecem”. Esse panorama se aplica ao cenário do profissionalismo ético, uma vez que ao cruzar a “linha ética” citada anteriormente, os próximos passos serão os erros mencionados por Kahneman, que, se não forem admitidos e corrigidos rapidamente, poderão gerar muito mais erros no futuro, como aconteceu com a dupla retratada no filme.
Portanto, é evidente que realizar uma pequena ação desonesta, mesmo que inconscientemente, pode acarretar, futuramente, na realização de diversos outros atos desonestos ainda mais expressivos. Por isso, para que escândalos, como o do Wells Fargo, das Lojas Americanas e da Roslyn High School, que tiveram prejuízos exorbitantes devido às condutas antiéticas de funcionários, patrões e associados, sejam evitados, é necessário que existam normas que devem ser estabelecidas e respeitadas, sem nenhuma exceção, com a intenção de minimizar o número de casos corruptos e desonestos como o visto no filme.
Referências:
• BAD EDUCATION. Direção: Corey Finley. Produção de Oren Moverman e Fred Berger. Estados Unidos: HBO, 2019. HBO max.
• BORZYKOWSKI, Bryan. The slippery slope of getting away with small stuff. Disponível em: < The slippery slope of getting away with small stuff – BBC Worklife>. Acesso em: 10 set 2023.
Platão. A República.
• RODRIGUEZ, Raquel. Frases de Daniel Kahneman para refletir. Disponível em: <Frases de Daniel Kahneman para refletir – A Mente é Maravilhosa (amenteemaravilhosa.com.br)>. Acesso em: 11 set 2023.
Wells Fargo and Moral Emotions. Disponível em: <Wells Fargo and Moral Emotions – Ethics Unwrapped (utexas.edu)>. Acesso em: 10 set 2023.
Este texto foi escolhido pelos professores Fernando Schüler e Leandro Consentino para o Prêmio Pensamento Crítico do 2º semestre de 2023