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O Insper tem especializações em gestão pública?

Conheça os três programas de especialização em gestão pública oferecidos pelo Insper

O Insper possui três especializações ou pós-graduações em gestão pública, cada uma delas pensada para públicos em estágios diferentes da carreira, com objetivos e graus de dedicação aos estudos também próprios.

Confira, a seguir, como eles funcionam:

O que é especialização em gestão pública?

Especialização em gestão pública é uma pós-graduação – que pode ser lato sensu ou stricto sensu – para profissionais que atuam como gestores públicos, ou que pretendem migrar para essa área, tanto na administração pública quanto no terceiro setor ou em empresas privadas que se relacionam com o setor público.

Quais são as especializações em gestão pública?

O Insper possui três níveis diferentes de especialização em gestão pública:

Veja, a seguir, as características de cada uma delas:

Infográfico com informações sobre as três especializações em gestão pública oferecidas pelo Insper: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Programa Avançado em Gestão Pública e Master em Gestão Pública

Mestrado Profissional em Políticas Públicas

Trata-se de uma pós-graduação stricto sensu, voltada para profissionais em início ou transição de carreira em organizações públicas, no setor privado e no terceiro setor e que desejam desenvolver capacidade analítica e metodológica relacionada à formulação, escolha de alternativas de ação, implementação e avaliação de políticas públicas.

O curso é uma boa opção para profissionais de nível júnior (recém-formados, que queiram complementar os estudos universitários), pleno e sênior.

A carga horária é de 585 horas-aula (345 horas-aula + 120 horas de eletivas + 120 horas de seminário, dissertação e exame de qualificação)

O programa é dividido em oito trimestres, com maior dedicação e presença exigida dos alunos, especialmente no primeiro ano (de segunda a sexta, das 8h às 18h).

Programa Avançado em Gestão Pública

Esta é uma pós-graduação lato sensu voltada para o desenvolvimento de habilidades analíticas em profissionais que atuam como analistas, especialistas ou assessores, tipicamente em meio de carreira no setor público – e seus parceiros privados ou do terceiro setor.

O curso é a melhor opção para profissionais de nível pleno e sênior.

A carga horária é de 360 horas, além de 60 horas de seminários, oficinas e atividades de aplicação de campo do conteúdo do curso. 

O programa é dividido em seis trimestres, com aulas às sextas à noite e aos sábados, facilitando a conciliação dos estudos pelos alunos que já estão no mercado de trabalho.

Master em Gestão Pública

Trata-se de um curso de MBA, ou seja, uma pós-graduação lato sensu mais voltada para gestores e executivos.

O curso é desenhado para profissionais do setor público, de organizações da sociedade civil e de empresas privadas que se relacionam com governo e que já possuem ampla experiência na área de gestão pública. 

Por isso, esse curso é a melhor opção para profissionais de nível de gestor e líder.

A carga horária é de 360 horas, em formato weekend (quinzenal, às sextas à noite e aos sábados), com cinco encontros presenciais e um encontro a distância por trimestre, além de dois momentos de imersão (no 2º e 4º trimestres).

Quando fazer uma especialização em gestão pública?

Profissionais em diferentes momentos da carreira podem se beneficiar de uma especialização em gestão pública

Existem vários motivos para procurar uma especialização em gestão pública. Estes variam de acordo com a fase da carreira em que o aluno está.

Um recém-formado ou profissional de nível júnior pode buscar a especialização:

  • para aprofundar seus conhecimentos, favorecendo uma progressão mais rápida na carreira; 
  • para contribuir para passar em um concurso público; 
  • para fazer uma transição de carreira, migrando daquela formação inicial em uma graduação para a área de gestão pública, via pós-graduação.

Um profissional em nível pleno ou sênior pode se beneficiar:

  • com o networking, que pode abrir portas para oportunidades mais interessantes na carreira; 
  • com o incremento salarial e a evolução decorrentes de um aprofundamento na área; 
  • com a atualização dos conhecimentos, no caso daqueles que estão estagnados há muito tempo em uma mesma função.

Já o profissional de nível sênior ou C-level vai se beneficiar:

  • com a atualização das melhores práticas e de ferramentas para aplicar como gestor público;
  • com o aprofundamento do conhecimento, para se tornar um expert em seu ramo de atuação;
  • com o networking, que pode gerar novas relações. 

Vale destacar que um MBA voltado para esse público é fácil de ser conciliado com o trabalho, por ser em formato weekend.

Campanha PAGP

Aproveitando, que tal ler também estes outros artigos sobre pós-graduação na área de gestão pública?

 

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