[{"jcr:title":"Quem é responsável pelos conteúdos sensíveis em redes sociais?"},{"targetId":"id-share-1","text":"Confira mais em:","tooltipText":"Link copiado com sucesso."},{"jcr:title":"Quem é responsável pelos conteúdos sensíveis em redes sociais?","jcr:description":"Usuários de internet mostram-se divididos sobre moderação de conteúdos online"},{"subtitle":"Usuários de internet mostram-se divididos sobre moderação de conteúdos online","author":"Ernesto Yoshida","title":"Quem é responsável pelos conteúdos sensíveis em redes sociais?","content":"Usuários de internet mostram-se divididos sobre moderação de conteúdos online   Bernardo Vianna   Ao longo dos últimos anos, as redes sociais tornaram-se palco de intensa disputa sobre o que deve ou não ser permitido online. Uma pesquisa global realizada em maio de 2023, e [publicada recentemente no site Statista](https://www.statista.com/statistics/1403405/social-media-harmful-content-allowing-worldwide/) , revelou que 37% dos usuários de internet acreditam que as plataformas de mídia social deveriam permitir a publicação de qualquer tipo de conteúdo, mesmo que ele possa causar danos a alguém. Em contrapartida, 33% discordam dessa ideia e defendem que nem todo tipo de conteúdo deve ter lugar nas redes sociais. Os demais 30% se mostraram indecisos.             Nos Estados Unidos, mais da metade dos entrevistados em uma pesquisa de 2023 opinou que o governo federal deveria supervisionar a coleta de dados pessoais pelas grandes empresas de tecnologia. Quanto às informações falsas ou enganosas nas plataformas de mídia social, a maioria dos entrevistados considera que as empresas, e não os usuários, deveriam ser responsáveis por esse conteúdo. O debate sobre o que deve ou não ser removido das redes sociais é acalorado. Em 2022, mais de 40% dos americanos disseram que o conteúdo editado envolvendo figuras públicas deveria ser removido, enquanto 30% pensavam que essas informações deveriam ser rotuladas como inadequadas, mas não necessariamente excluídas. No entanto, mais de 60% concordaram que conteúdos de ódio e aqueles que incitam à violência devem ser removidos.     De acordo com os dados reunidos pelo Statista, as solicitações de remoção de conteúdo para as plataformas não param de aumentar. Em 2021, o Twitter (atual X) recebeu quase 100 mil pedidos de remoção de conteúdo de governos e tribunais de diversos países, o maior número desde que a plataforma começou a divulgar esses dados, em 2012. O Facebook também costuma receber pedidos de muitos usuários para que conteúdos, especialmente aqueles relacionados a bullying e spam, sejam removidos. Apesar das controvérsias, a empresa afirma dar aos usuários a oportunidade de contestar decisões de remoção, salvo em casos de riscos extremos à segurança. Com o cenário das redes sociais em constante desenvolvimento, o debate sobre o conteúdo permitido nessas plataformas e sobre a responsabilidade em relação à sua moderação parece estar longe de ter uma solução definitiva."}]