Em alta após a pandemia, venda de vídeos, músicas, livros e jogos online deve gerar receita de 577 bilhões de dólares no mundo em 2023 e manter expansão nos próximos anos
Bernardo Vianna
Abarcando conteúdos e aplicativos distribuídos pela internet, o mercado de mídias digitais envolve séries, filmes e programas de TV transmitidos por demanda, música disponibilizada para download ou para transmissão em tempo real, jogos digitais para diversos dispositivos e também livros, revistas e outras publicações em formato eletrônico.
De acordo com projeções publicadas no site de inteligência de mercado Statista, o setor deve atingir uma receita de 577 bilhões de dólares em 2023, com destaque para os jogos eletrônicos, que lideram com um volume projetado de 334 bilhões. Na comparação por país, a maior parte do faturamento deverá vir dos Estados Unidos, com valor estimado em 200 bilhões no mesmo ano.
O crescimento da demanda por diversos tipos de mídia digital é impulsionado pela expansão do acesso à internet móvel e pelo aumento da velocidade de conexão. Esse crescimento foi ainda mais intenso durante a pandemia da covid-19 e o isolamento social provocado por ela, o que gerou grande demanda por mídias para serem consumidas dentro de casa e acelerou a necessidade de digitalização. Esse efeito alavancou a expansão do mercado e é esperado que o consumo de mídias em formato digital continue predominante mesmo após a pandemia.
Embora os Estados Unidos liderem o mercado, são os países asiáticos que demonstram como o aumento da renda estimula a demanda por conhecimento, cultura e entretenimento. Especialmente o vídeo sob demanda deve continuar em ascensão, com a Netflix como maior player atual. Previsões indicam, no entanto, que até 2026 o Disney+ se tornará o serviço de streaming mais popular do mundo.
De acordo com a análise do Statista, o avanço de tecnologias e as novas formas de consumir mídia irão se alinhar com o aumento do consumo pelos usuários, proporcionando um crescimento constante. Com a ascensão do metaverso, por exemplo, o mercado de mídia digital ganhará novas possibilidades de acesso aos conteúdos pelos consumidores, oferecendo oportunidades adicionais de negócios.
Outro fator a ser levado em conta é o aumento de concorrentes e, em especial, a diversificação desses competidores em mercados regionais. Isso ocorre com maior intensidade nos setores de audiovisual e de música em plataformas digitais, o que pode fragmentar significativamente esses mercados e gerar novos desafios para essas áreas.