[{"jcr:title":"Dois filmes sobre finanças e um clássico da literatura brasileira"},{"targetId":"id-share-1","text":"Confira mais em:","tooltipText":"Link copiado com sucesso."},{"jcr:title":"Dois filmes sobre finanças e um clássico da literatura brasileira","jcr:description":"O professor Adalto Barbaceia indica longas que utiliza em sala de aula, além de um conto de Machado de Assis que leu recentemente e o impressionou"},{"subtitle":"O professor Adalto Barbaceia indica longas que utiliza em sala de aula, além de um conto de Machado de Assis que leu recentemente e o impressionou","author":"Ernesto Yoshida","title":"Dois filmes sobre finanças e um clássico da literatura brasileira","content":"O professor Adalto Barbaceia indica longas que utiliza em sala de aula, além de um conto de Machado de Assis que leu recentemente e o impressionou   Tiago Cordeiro   Doutor em Administração de Empresas pela FGV, visiting scholar da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, com MBA em Finanças pela Universidade da Califórnia (UCLA) e graduação em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, [Adalto Barbaceia](https://www.insper.edu.br/pesquisa-e-conhecimento/docentes-pesquisadores/adalto-barbaceia-goncalves/) leciona Finanças e Economia no Insper há 18 anos. Lidera a trilha de Finanças do programa de graduação em [Administração](https://www.insper.edu.br/graduacao/administracao/) e [Economia](https://www.insper.edu.br/graduacao/economia/) . É natural, portanto, que, ao ser procurado para dar dicas culturais, ele tenha sugerido dois filmes que considera instrutivos a respeito do mundo das finanças, a ponto de utilizá-los em sala de aula. Mas o professor, que tem no currículo a fundação da empresa Axioma Informática (por 20 anos uma referência em desenvolvimento de software utilizado pelos principais gestores e administradores de fundos de investimento no Brasil), decidiu apresentar uma terceira sugestão — que não tem relação alguma com sua área de atuação, mas o deixou impressionado. Confira abaixo as indicações de Barbaceia, comentadas pelo próprio docente.   FILMES A Negociação (2012) Título original: Arbitrage Direção: Nicholas Jarecki É um drama financeiro que se concentra na história de Robert Miller, interpretado por Richard Gere, um magnata dos investimentos de Wall Street. O filme aborda os seguintes temas: Questões financeiras: Robert Miller enfrenta uma grave crise financeira em sua empresa, causada principalmente por investimentos arriscados e um grande prejuízo. Ele precisa desesperadamente vender sua empresa antes que o escândalo financeiro seja descoberto. Operação: Miller tenta esconder o prejuízo de seus investidores enquanto negocia secretamente a venda de sua empresa. A trama se desenrola à medida que ele elabora estratégias para ocultar as perdas financeiras e manter sua reputação. Ética: O filme levanta questões éticas sobre a conduta de Miller. Ele toma decisões questionáveis, incluindo o envolvimento em um acidente de carro fatal e a tentativa de omitir o ocorrido. Suas ações questionáveis colocam em foco a ética nos negócios e na vida pessoal. Enredo: Gira em torno da pressão crescente sobre Miller para encobrir seu prejuízo, o envolvimento da polícia na investigação do acidente de carro e a tensão que se desenvolve em sua família enquanto sua esposa e filhos começam a questionar sua integridade. Veja um trailer [aqui](https://www.youtube.com/watch?v=JJo74LAiWpk) .   A Fraude (1999) Título original: Rogue Trader Direção: James Dearden É um drama financeiro que se concentra na história real de Nick Leeson, interpretado por Ewan McGregor, um corretor que trabalhava para o banco britânico Barings. As principais áreas de enfoque incluem: Questões financeiras: O filme narra a trajetória de Nick Leeson, que assumiu posições arriscadas e não autorizadas no mercado de futuros em Singapura, resultando em enormes perdas financeiras para o Barings Bank. Suas operações não autorizadas levaram o banco à falência. Operação: Leeson tenta encobrir suas perdas por meio de uma série de manobras financeiras, criando uma espiral de prejuízos cada vez maiores. Ele assume uma posição não autorizada e tenta esconder seu fracasso, o que leva o banco à ruína. Ética: O filme suscita questões de integridade envolvendo as ações de Leeson, que toma decisões antiéticas para esconder seu fracasso e manter seu emprego. Suas ações levantam questões sobre a responsabilidade individual e a ética nos negócios. Enredo: Gira em torno da investigação das atividades de Leeson e das consequências devastadoras para o Barings, que foi o banco mais antigo da Grã-Bretanha até sua falência. O filme explora como as ações de um único indivíduo podem ter um impacto catastrófico em uma instituição financeira. Veja um trailer [aqui](https://www.youtube.com/watch?v=vgqSVVLFmds) .   CONTO A Igreja do Diabo (1884) Machado de Assis O conto A Igreja do Diabo , de Machado de Assis, é uma sátira que explora questões filosóficas e o simbolismo de maneira irônica. Narra a criação da “Igreja do Diabo” por Satã, que percebe que, no mundo, todos adoram a Deus e, assim, ele decide criar uma igreja onde as pessoas possam adorá-lo. Algumas implicações e simbolismos filosóficos importantes são: Dualismo moral: O conto aborda a dualidade entre o bem e o mal, sugerindo que ambos são necessários para equilibrar a existência humana. Isso levanta questões filosóficas sobre a natureza da moralidade e da religião. Sátira religiosa: Machado de Assis critica a hipocrisia religiosa e a busca pelo poder por meio da religião, questionando a sinceridade das práticas religiosas e das instituições. Relativismo religioso: O conto sugere que as crenças religiosas são relativas e moldadas pela perspectiva individual. Isso provoca reflexões sobre a natureza subjetiva da fé e da religião. Ironia e humor: Machado de Assis utiliza o humor e a ironia para desafiar conceitos tradicionais de religião e moralidade, convidando o leitor a questionar as convenções sociais. No geral, é uma obra que desafia as normas religiosas e morais, explorando questões filosóficas complexas por meio de uma narrativa satírica e irônica.  "}]