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Geração Z: quais são as profissões mais desejadas pelos jovens

Pesquisa mostra que, na hora de escolher uma ocupação, os nativos da era digital apostam em carreiras tradicionais

Pesquisa mostra que, na hora de escolher uma ocupação, os nativos da era digital apostam em carreiras tradicionais

 

 

A Geração Z é formada por pessoas que nasceram por volta da segunda metade dos anos 1990 até 2010. Entre as características atribuídas a essa geração estão o domínio das novas tecnologias, a habilidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo e a agilidade na troca de informações por meios digitais. Os nativos da geração Z são conhecidos também como “filhos da internet”, por sua íntima relação com o mundo digital. Estão sempre conectados às redes sociais. Muitos deles não somente consomem o conteúdo online, como também gostam de publicar seus próprios vídeos em plataformas como o YouTube.

Apesar das características de nativos digitais, a maioria dos membros da Geração Z, na hora de escolher uma profissão, está interessada nas mesmas carreiras tradicionais das gerações anteriores. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo site americano de notícias Axios, que no início deste ano ouviu 824 jovens com 18 a 29 anos nos Estados Unidos. De acordo com o levantamento, a carreira mais almejada por esses jovens (citada por 14% dos entrevistados) é a de empresário, seguida pela de médico (12%) e de engenheiro (9%).

 

Gráfico: o que a Geração Z quer ser

Questionados sobre quais carreiras seus pais gostariam que os filhos seguissem, muitos entrevistados responderam que os pais se mostram dispostos a apoiar os jovens seja qual for a área escolhida. Ainda assim, na opinião dos jovens, muitos pais têm a expectativa de que os filhos se tornem médicos, advogados ou engenheiros.

A pesquisa da Axios mostra também que os integrantes da Geração Z tendem a preferir seguir carreira em empresas de grande porte — 58% dos entrevistados disseram que preferiam trabalhar em uma grande ou média corporação a ingressar em uma startup. Apenas 14% aspiram trabalhar para o setor público.

Algumas pesquisas anteriores mostraram que os membros da Geração Z costumam ser atentos às questões sociais e ambientais, valorizando, por exemplo, o consumo consciente. A pesquisa da Axios, no entanto, aponta que quase a metade dos jovens prioriza a realização pessoal e a felicidade, enquanto apenas 8% consideram mais importante o impacto social de seu trabalho.

 

Gráfico: A principal motivação na carreira da Geração Z

 

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