No Parque Villa-Lobos e em Alphaville, as mostras buscam uma abordagem inovadora para apresentar as obras do pintor francês a públicos de todas as idades
Tiago Cordeiro
Entusiasta da pintura ao ar livre, Claude Monet passou o verão de 1869 ao lado de Auguste Renoir no balneário de Bougival, à margem esquerda do rio Sena. Ali começava a surgir o movimento que depois seria conhecido como impressionismo. Produzidas ao ar livre, as obras, como Banhistas na Grenouillière, utilizavam pinceladas amplas que buscavam retratar a luz lançada sobre a natureza. Nada mais coerente, portanto, do que utilizar o Parque Villa-Lobos, na capital paulista, para realizar o que os organizadores afirmam ser a maior mostra imersiva do mundo já dedicada a Monet.
Resultado do trabalho de mais de 60 profissionais, entre produtores, artistas visuais, animadores, editores, engenheiros, arquitetos, professores, atores, músicos e técnicos, a exposição “Monet à Beira d’Água” segue uma tendência recente, a de utilizar projeções em 360 graus, efeitos visuais, animações e som imersivo para apresentar a obra de um artista da forma mais abrangente possível — e sem utilizar os quadros originais.
Foi essa também a proposta de “Beyond Van Gogh”, que atraiu mais de 300 mil pessoas em São Paulo no primeiro semestre e depois ganhou uma edição ampliada, Van Gogh Live 8K, que já passou pelo Rio de Janeiro e por Brasília.
No caso da exposição sobre Monet no Parque Villa-Lobos, o público vai conhecer mais de 280 trabalhos do autor, projetadas em duas e três dimensões, das paredes ao chão, formando oito narrativas audiovisuais num espaço total de 4 mil metros quadrados. Os ingressos já estão à venda e a exposição — que antes passou pela cidade do Rio de Janeiro, onde foi sucesso de público — tem início na capital paulista no dia 21 de outubro.
Antes, já é possível entrar em contato com a obra do mestre do impressionismo no Espaço Rise, em Alphaville, na região metropolitana de São Paulo. Iniciada em setembro, a mostra “Monet Le Rêve” tem curadoria de Paula Borghi e apresenta, de forma imersiva, 150 obras em telões e cenários distribuídos por oito ambientes, somando mais de 1.600 metros quadrados. O espaço comporta até 1.200 pessoas por dia e conta com 300 vagas de estacionamento.
Data: a partir de 21 de outubro de 2022
Horário: diversas sessões, das 10h às 21h15
Local: Parque Villa-Lobos, Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001, São Paulo
Idade: Livre para todas as idades
Site oficial: https://monetbeiradagua.com.br/sao-paulo/
Data: de 1º de setembro a 30 de novembro de 2022
Horário: todos os dias, das 10h às 22h
Local: Espaço Rise, Al. Rio Negro, 650, Alphaville Industrial, Barueri (SP)
Idade: livre para todas as idades
Site oficial: https://espacorise.com/