[{"jcr:title":"Startup Week do Insper ajuda alunos a imergirem no ecossistema do empreendedorismo"},{"targetId":"id-share-1","text":"Confira mais em:","tooltipText":"Link copiado com sucesso."},{"jcr:title":"Startup Week do Insper ajuda alunos a imergirem no ecossistema do empreendedorismo","jcr:description":"Programa organizado pelo Centro de Empreendedorismo apresentou os primeiros passos para a criação de um negócio bem-sucedido"},{"subtitle":"Programa organizado pelo Centro de Empreendedorismo apresentou os primeiros passos para a criação de um negócio bem-sucedido","author":"Marcio Martins Araujo","title":"Startup Week do Insper ajuda alunos a imergirem no ecossistema do empreendedorismo","content":"Programa organizado pelo Centro de Empreendedorismo apresentou os primeiros passos para a criação de um negócio bem-sucedido   Márcio Martins Araújo   Muitas pessoas acreditam que para empreender é necessário ter uma ideia revolucionária. No entanto, [os casos de sucesso](https://www.insper.edu.br/noticias/startups-de-alunos-e-ex-alunos-do-insper-captaram-mais-de-24-bilhoes-de-reais/) têm mostrado que inicialmente é preciso apenas enxergar um problema e pensar em algumas alternativas de solução que poderão ser desenvolvidas ao longo da jornada empreendedora. A fim de fomentar cada vez mais a vontade de empreender e conduzir os jovens estudantes nesse ambiente, o [Centro de Empreendedorismo do Insper (CEMP)](https://www.insper.edu.br/pesquisa-e-conhecimento/centro-de-empreendedorismo/) realizou no mês de maio a primeira Startup Week, programa de cinco dias com atividades em campo para alunos da [graduação do Insper](https://www.insper.edu.br/graduacao/) . Para participar dessa jornada, não foi necessário já ter uma ideia de negócio. O propósito era apresentar as bases de um empreendimento de sucesso e levar os participantes a entender e decidir quais os melhores temas para atuação. Em seguida, analisar quem são os stakeholders do mercado e planejar as estratégias a partir das necessidades dos clientes que foram captados durante a semana do evento. Thomaz Martins, coordenador do CEMP, contou que muitos alunos que acabaram de ingressar na graduação do Insper apresentavam dúvidas sobre como começar um negócio, por isso a ideia de criar um programa que os ajudasse a imergir no ecossistema do empreendedorismo. “Os alunos achavam que era tudo muito difícil. Apesar de ser uma jornada longa, a gente queria mostrar que é possível começar a empreender desde o início da graduação”, afirma Thomaz. “Por isso, decidimos separar uma semana para que o estudante aprenda os conceitos principais de boas práticas empreendedoras, mas, principalmente, que já consiga realizar um pouco desse processo empreendedor e tenha nesse pouco espaço de tempo algo tangível em mãos.”   Thomaz Martins (sentado, de óculos), coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper, e alunos participantes da Startup Week.   “A Startup Week foi essencial para nos mostrar o processo de criação de um negócio. Antes, achávamos que começar um empreendimento era um bicho de sete cabeças, mas agora vemos que, com resiliência e força de vontade, é possível criar condições para o nosso negócio”, afirma Eduardo Schneider, aluno do primeiro semestre de [Ciência da Computação](https://www.insper.edu.br/graduacao/ciencia-da-computacao/) . Julia Lucchesi, aluna do 1º semestre de [Economia](https://www.insper.edu.br/graduacao/economia/) , encontrou uma oportunidade para empreender na dificuldade da gestão de tempo de empresários de pequenas e médias empresas. E na Startup Week pôde planejar as próximas etapas para o seu negócio, que ainda está em fase de pesquisa e entrevistas. “A semana foi muito importante para que meu modo de ver o empreendedorismo mudasse”, diz Juliana. “Agora tenho muito mais claro quais serão meus próximos passos como empreendedora.” Durante a Startup Week, foram desenvolvidos 6 projetos, alguns deles em grupo. No entanto, o resultado mais importante foi o aprendizado dos participantes. “Ter passado pelo processo de empreender valeu mais do que os projetos elaborados nessa semana. Poder mostrar os caminhos desde o início da graduação é o principal meio para criarmos um ecossistema cada vez mais empreendedor na escola” diz Thomaz.   LEIA TAMBÉM: [Como o Insper se tornou uma escola de empreendedores e berço de startups](https://www.insper.edu.br/noticias/como-o-insper-se-tornou-uma-escola-de-empreendedores-e-berco-de-startups/) [Ex-alunos do Insper mostram caminhos para a captação de fundos para startups](https://www.insper.edu.br/noticias/ex-alunos-do-insper-mostram-caminhos-para-a-captacao-de-fundos-para-startups/) [Ex-aluno trocou as quadras de basquete pelo mundo das fintechs](https://www.insper.edu.br/noticias/ex-aluno-trocou-as-quadras-de-basquete-pelo-mundo-das-fintechs/)"}]