[{"jcr:title":"Projeto de aluna avalia o relacionamento das pessoas com seus smartphones","cq:tags_0":"tipos-de-conteudo:pesquisa-na-graduação"},{"targetId":"id-share-1","text":"Confira mais em:","tooltipText":"Link copiado com sucesso."},{"jcr:title":"Projeto de aluna avalia o relacionamento das pessoas com seus smartphones","jcr:description":"Giovanna Campedelli realizou um estudo para investigar o que leva os consumidores a se desfazer de seus telefones celulares em tempo cada vez menor"},{"cq:tags_0":"tipos-de-conteudo:pesquisa-na-graduação"},{"subtitle":"Giovanna Campedelli realizou um estudo para investigar o que leva os consumidores a se desfazer de seus telefones celulares em tempo cada vez menor","author":"Tiago Cordeiro","title":"Projeto de aluna avalia o relacionamento das pessoas com seus smartphones","content":"Giovanna Campedelli realizou um estudo para investigar o que leva os consumidores a se desfazer de seus telefones celulares em tempo cada vez menor   Tiago Cordeiro   Como as diferentes formas de obsolescência e padrões de comportamentos dos usuários influenciam a vida útil dos equipamentos eletrônicos? Essa é uma pergunta crucial, porque o modelo econômico linear não se sustenta no longo prazo, especialmente para essa categoria de produtos, cujo processo de reciclagem é caro e trabalhoso. Com o objetivo de entender a relação que os usuários mantêm com seus smartphones e seu impacto sobre a decisão de venda, a aluna Giovanna Haag Campedelli, que acaba de concluir o sétimo semestre de graduação em [Engenharia Mecânica](https://www.insper.edu.br/graduacao/engenharia/engenharia-mecanica/) no Insper, desenvolveu um [projeto de iniciação científica](/content/dam/insper-portal/legacy-media/2018/09/Projeto-Giovanna-Campedelli-1.pdf) ao longo de um ano e meio. Giovanna, que nasceu em São Paulo e tem  23 anos, apresentou seu projeto no segundo dia do [seminário realizado](https://www.insper.edu.br/noticias/alunos-apresentam-pesquisas-em-seminario-do-programa-de-bolsas-de-iniciacao-cientifica-do-insper/) pelo Insper em 19 e 20 de maio. O evento representa o estágio final do [Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica](https://www.insper.edu.br/graduacao/iniciacao-cientifica-tecnologica/) da escola. Ali, os estudantes compartilham, com colegas e professores, seus estudos e os resultados obtidos durante a produção da iniciativa. Os projetos são resultado do trabalho do aluno, com o apoio de um docente orientador de sua escolha. No caso de Giovanna, foi [Daniel Guzzo](https://www.insper.edu.br/pesquisa-e-conhecimento/docentes-pesquisadores/daniel-guzzo-da-costa/) , mestre em Inovação e Sustentabilidade em Produtos, doutor em Engenharia de Produção Mecânica e professor no Insper desde 2017, atuando nas áreas de Design, Gestão da Inovação e Economia Circular.   A aluna Giovanna Campedelli   Ciclo de vida “Um aspecto interessante da Engenharia é disponibilizar ferramentas que permitem trabalhar em soluções que resolvam problemas pensando no ciclo de vida como um todo. Essa visão está presente no trabalho da Giovanna”, explica Guzzo. “Ela se dedicou a estudar a relação que o consumidor cria com um smartphone, por que escolhem um produto e qual a motivação para trocar de aparelho mesmo quando a vida útil não acabou.” Giovanna relata: “Eu era ninja (monitora) da matéria Natureza do Design no primeiro semestre de 2020, e o professor responsável da época tinha especialização em economia circular. Ele percebeu que eu demonstrava interesse por essa área e sugeriu que eu participasse de alguma pesquisa com ele.” A pesquisa sobre sistemas circulares teve início em agosto de 2020 e, no mesmo semestre, ela fez inscrição para a bolsa de iniciação científica. Em fevereiro de 2022, entregou o relatório final. E realizou a apresentação em maio. “Uma das principais dificuldades foi a parte de revisão da literatura. Há muitas informações importantes em vários textos, mas conseguir encontrar o que era importante para sustentar meu enfoque foi o que mais demorou”, diz a aluna.   Pesquisas quantitativas Outra dificuldade, segundo ela, foi realizar as entrevistas em meio à pandemia. “Foi desafiador realizar as pesquisas quantitativas, envolvemos professores de outras áreas. Mas a Giovanna soube gerenciar o tempo e pedir ajuda sempre que necessário”, afirma o professor. O trabalho acabou contado com dez entrevistas e 158 questionários respondidos por alunos. Entre os aspectos que definem a compra de um smartphone novo, os entrevistados dão destaque para câmera e bateria. Uma curiosidade: nenhum entrevistado considerou comprar um celular usado. E a maioria dos participantes apontou que a aquisição não está ligada a critérios afetivos, mas à necessidade do aparelho para uso diário. O próximo passo, afirma a estudante, é ampliar a análise realizada dentro da comunidade Insper para uma população mais ampla, “para conseguir uma visão do que acontece com usuários diversos”. O professor Daniel Guzzo   LEIA TAMBÉM [ Alunos apresentam pesquisas em seminário do Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Insper ](https://www.insper.edu.br/noticias/alunos-apresentam-pesquisas-em-seminario-do-programa-de-bolsas-de-iniciacao-cientifica-do-insper/)"}]