O J-PAL LAC, parceiro do Insper que realiza pesquisas contra a pobreza, faz um balanço das atividades da Iniciativa Empregos e Oportunidade no Brasil
A Iniciativa Empregos e Oportunidade no Brasil (JOI Brasil) completou um ano de atividades em busca da inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade. Os resultados deste período de experiência estão disponíveis no blog do J-PAL LAC, que lançou a iniciativa em 2021. Nos próximos meses, a JOI Brasil deve lançar o segundo ciclo de incubação social, em conjunto com novas organizações para diversificar os programas e políticas avaliados no Brasil.
No ano passado, o Insper firmou uma parceria com o J-PAL LAC, escritório para a América Latina e Caribe do Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab, centro que tem se tornado referência na luta contra a pobreza por meio do uso de evidências científicas na formulação de políticas públicas. Tornou-se, então, universidade parceira da JOI Brasil. A iniciativa financia pesquisas que sejam relevantes para o debate público, como os desafios do mercado de trabalho.
O J-PAL foi fundado em 2003 no Departamento de Economia do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), mobilizando atualmente uma rede de 261 pesquisadores no mundo todo. A eficácia de novas políticas públicas e de programas existentes é testada em parceria com esses pesquisadores e com a colaboração de governos e organizações não governamentais. Isso ajuda na difusão de projetos eficazes e na institucionalização da cultura de formulação de políticas públicas com base em evidências.
As pesquisas são feitas nas áreas de educação, saúde, proteção social, emprego, gênero, raça e clima, entre outras. Em 2019, os cofundadores e diretores do J-PAL Abhijit Banerjee e Esther Duflo, juntamente com o professor afiliado Michael Kremer, receberam o Prêmio Nobel de Economia, justificando que “a nova abordagem baseada em experimentos transformou a economia do desenvolvimento, que agora é um campo florescente de pesquisa”. Na América Latina e no Caribe, o J-PAL está presente há uma década.
Edivaldo Constantino, gerente da JOI Brasil, ressalta o entusiasmo e a satisfação com que o J-PAL, em parceria com a Fundação Arymax, a B3 Social, a Potencia Ventures e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, trouxe a Jobs and Opportunity Initiative para o Brasil, em 2021. “A iniciativa está sendo implementada em colaboração com o Insper, universidade parceira do J-PAL no país, e, recentemente, celebrou a chegada da Fundação Tide Setubal na coalizão”, disse Constantino. “Para os próximos anos pretendemos fortalecer ações inovadoras, fomentar pesquisas rigorosas e disseminar o conhecimento adquirido para governos, sociedade civil, empresas e fundações no país. Esperamos que a JOI Brasil seja peça-chave para o debate em mercado de trabalho e inclusão produtiva, servindo de espaço de troca entre academia, governo e sociedade. É com emprego e com oportunidade que podemos construir um Brasil mais justo e digno para todos”, afirmou.