[{"jcr:title":"Como o Insper se tornou uma escola de empreendedores e berço de startups","cq:tags_0":"centro-de-conhecimento:hub-de-inova--o-e-empreendedorismo-paulo-cunha"},{"targetId":"id-share-1","text":"Confira mais em:","tooltipText":"Link copiado com sucesso."},{"jcr:title":"Como o Insper se tornou uma escola de empreendedores e berço de startups","jcr:description":"O ensino voltado para uma formação completa, multidisciplinar e antenado com as demandas do mercado ajuda a identificar e estimular talentos em negócios"},{"subtitle":"O ensino voltado para uma formação completa, multidisciplinar e antenado com as demandas do mercado ajuda a identificar e estimular talentos em negócios","author":"Ernesto Yoshida","title":"Como o Insper se tornou uma escola de empreendedores e berço de startups","content":"O ensino voltado para uma formação completa, multidisciplinar e antenado com as demandas do mercado ajuda a identificar e estimular talentos em negócios   Tiago Cordeiro   Como se forma um empreendedor? Aliás, como se descobrem jovens com perfil para liderar iniciativas de sucesso? A experiência de formação profissional do Insper pode contribuir com respostas a essas perguntas. Afinal, desde o início de 2021, pelo menos 33 startups, fundadas ou cofundadas por ex-alunos da instituição e com atuação nos mais diversos setores da economia, captaram expressivos 4 bilhões de reais. A lista inclui cases de sucesso reconhecidos em suas áreas, com a fintech Conta Simples , a healthtech Alice , a empresa de gestão de benefícios Caju e a startup de assinatura de bicicletas elétricas E-Moving . “Existe um movimento geral de incentivo ao crescimento do ecossistema de startups”, afirma [David Kallás](https://www.insper.edu.br/pesquisa-e-conhecimento/docentes-pesquisadores/david-kallas/) , professor do Insper e vice-presidente da Associação Nacional de Executivos de Finanças (Anefac). “Mas também uma orientação da escola em não apenas ensinar administração e gestão para quem pretende atuar em grandes empresas. Queremos despertar o espírito empreendedor, em sala de aula e por meio de uma série de atividades.” Kallás lembra que os talentos que formam um empreendedor de sucesso são variados. “Para você virar empreendedor, precisa de uma formação completa. E é isso que tentamos proporcionar aos nossos alunos: uma combinação de conhecimentos em planejamento financeiro, estratégia e questões legais. Para alcançar o padrão de captações dessas startups, certamente esses empresários têm bons conhecimentos nessas áreas, além da capacidade de trabalhar em equipe, entre outros atributos.”   Espírito empreendedor Em sala de aula, o estímulo a desenvolver projetos de acordo com as necessidades e as dores do mercado leva muitos alunos a começar a desenhar startups próprias logo nos primeiros semestres de seus cursos. A interação entre diferentes áreas, por sua vez, contribui para que o espírito empreendedor alcance os mais variados cursos fornecidos pela instituição, inclusive os mais recentes, como [Direito](https://www.insper.edu.br/graduacao/direito/) e [Ciência da Computação](https://www.insper.edu.br/graduacao/ciencia-da-computacao/) . “O ambiente da escola é aberto à inovação”, diz Kallás. À medida que veem despertadas, ou incentivadas, suas qualidades empreendedoras, os alunos encontram estruturas, dentro da escola, preparadas para reforçar vínculos com outros alunos, com professores e também com líderes do mercado. Por exemplo, fundadores de startups influentes e com registro de captações de grande porte passaram, em algum momento, pela [Liga de Empreendedores](https://www.linkedin.com/company/liga-de-empreendedores-insper/) do Insper, um espaço para compartilhamento de experiências. O Insper também estimula os estudantes a participar de competições, nacionais e internacionais — é o caso de Matheus Dias Marotzke, cofundador da startup Klubi , que cursou [Engenharia](https://www.insper.edu.br/graduacao/engenharia/) no Insper e participou do time que venceu, em 2017, a competição mundial de inovação aberta L’Oréal Brandstorm. Aliás, ele conheceu um dos seus principais investidores e mentores, Paulo Veras, do aplicativo de transportes 99, durante um tour pelo próprio Insper. A instituição mantém também o [Hub de Inovação Paulo Cunha](https://www.insper.edu.br/hub-de-inovacao-paulo-cunha/) , cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento de soluções inovadoras que resolvam problemas reais das organizações e da sociedade e, recentemente, [deu início a um novo ciclo de gestão](https://www.insper.edu.br/noticias/hub-de-inovacao-conecta-insper-organizacoes/) . As atividades do hub são estruturadas em três pilares: o Hub.i9 (um canal que reúne webséries, matérias, vídeos e podcasts sobre o tema inovação e empreendedorismo), a inovação desenvolvida com parceiros e o [Centro de Empreendedorismo (CEMP)](https://www.insper.edu.br/pesquisa-e-conhecimento/centro-de-empreendedorismo/) .   Centro de Empreendedorismo O CEMP mantém uma estrutura fixa, capaz de atender a um programa de empresas residentes — em dezembro passado, 33 iniciativas deram entrada no local. Elas têm acesso ao espaço do Hub de Inovação, ao FabLab, aos laboratórios de Desenvolvimento Ágil, ao UX, a supercomputadores e games, além da Sala de Experiências de Usabilidade. O programa de residentes permite que empresas compostas por alunos ou alumni sem um lugar fixo de trabalho, ou que estão em fase de desenvolvimento inicial de seu negócio, possam utilizar o espaço do Hub de Inovação e demais instalações e laboratórios da escola para trabalhar. Foi assim com a Conta Simples, por exemplo. O Insper mantém também o [Insper Angels](https://www.insperangels.com.br/) , uma rede de investidores-anjos formada e gerida por ex-alunos e que tem como foco fomentar o empreendedorismo brasileiro, buscando conectar empreendedores excepcionais a investidores engajados. A rede conta com mais de 450 investidores-anjos, que, além de capital financeiro, contribuem para o desenvolvimento dos empreendedores por meio de networking e mentorias direcionadas.   Investimentos em 2022 As startups de ex-alunos que receberam investimentos em 2022 foram: Evino , e-commerce de vinho, de Ari Gorenstein (aluno de MBA em Finanças em 2014); Dolado , plataforma de gestão para pequenos e médios varejistas, de Khalil Yassine (que concluiu Engenharia em 2019); Vittude , plataforma de terapia online, da aluna do MBA de 2014 Tatiana Pimenta; E-Moving , plataforma de assinatura de bicicletas elétricas, do veterano de Administração Gabriel Cury Arcon; Salú , startup de saúde, do aluno de Administração André Boff; Talura , marketplace de fretes internacionais, de Arthur Kwang (que concluiu Engenharia Mecatrônica em 2019); QI Tech , empresa de tecnologia com foco em serviços financeiros, de Marcelo Bentivoglio, que se formou em Economia em 2012; e 3778 , startup especializada em tecnologia para a saúde, do ex-aluno do MBA Executivo Guilherme Salgado. Também realizaram captações, mas sem informar valores, a empresa de cosméticos em barra  B.O.B. , da ex-aluna de Administração Andreia Quércia, e a plataforma de alimentação saudável  Greentable , do também veterano de Administração Pedro Semeoni. Além disso, Alexandre Liuzzi, veterano de Economia, formado em 2005, vendeu sua empresa Remessa Online por 1,2 bilhão de reais — uma operação considerada como rodada de negócios pela [Distrito Dataminer](https://distrito.me/dataminer/reports/) , braço de inteligência de dados da plataforma de inovação Distrito. “Com o aumento do número de cursos, na graduação e na pós-graduação, e essa infraestrutura preparada para desenvolver os alunos decididos a empreender, podemos esperar um aumento ainda maior do número de startups bem-sucedidas, iniciadas por alunos do Insper”, afirma Kallás.  "}]