[{"jcr:title":"Alunos apresentam pesquisas em seminário do Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Insper","cq:tags_0":"tipos-de-conteudo:pesquisa-na-graduação"},{"targetId":"id-share-1","text":"Confira mais em:","tooltipText":"Link copiado com sucesso."},{"jcr:title":"Alunos apresentam pesquisas em seminário do Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Insper","jcr:description":"Evento mostra o amadurecimento pessoal e acadêmico dos participantes e a qualidade dos projetos desenvolvidos na escola"},{"cq:tags_0":"tipos-de-conteudo:pesquisa-na-graduação"},{"subtitle":"Evento mostra o amadurecimento pessoal e acadêmico dos participantes e a qualidade dos projetos desenvolvidos na escola","author":"Marcio Martins Araujo","title":"Alunos apresentam pesquisas em seminário do Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Insper","content":"Evento mostra o amadurecimento pessoal e acadêmico dos participantes e a qualidade dos projetos desenvolvidos na escola   Márcio Martins Araújo   Nos dias 19 e 20 de maio, alunos de graduação do Insper apresentaram seus relatórios de pesquisa que fazem parte do [Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic e Pibiti)](https://www.insper.edu.br/graduacao/iniciacao-cientifica-tecnologica/) do Insper. O seminário é o estágio final do programa, no qual os estudantes compartilham, com colegas e professores, seus estudos e os resultados obtidos durante a produção do projeto. O professor [Bruno Varella Miranda](https://www.insper.edu.br/pesquisa-e-conhecimento/docentes-pesquisadores/bruno-varella-miranda/) , coordenador do programa, explica que o Pibic e o Pibiti são uma oportunidade de desenvolver uma primeira pesquisa científica na graduação, com bolsas financiadas pelo Insper ou pelo [CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)](https://www.gov.br/cnpq/pt-br) , e que abrem portas para o aluno em sua trajetória acadêmica e profissional. “Na graduação, eu fiz o Pibic duas vezes. E considero que minha experiência no Pibic foi algo fundamental para seguir minha carreira acadêmica”, afirma. Para a produção do estudo, o aluno escolhe um professor para ser seu orientador, apresenta um projeto de pesquisa para o comitê do programa e desenvolve o trabalho durante um ano, tendo acesso a conhecimentos complementares àqueles abordados em sala de aula. Sofia Lucena Cavalcanti, aluna do 4º semestre de [Economia](https://www.insper.edu.br/graduacao/economia/) , que produziu a pesquisa intitulada “Processo de humanização das medidas de desenvolvimento”, sob a orientação da professora [Luciana Yeung](https://www.insper.edu.br/pesquisa-e-conhecimento/docentes-pesquisadores/luciana-yeung/) , conta que a ideia de seu projeto ocorreu em uma aula de Fundamentos de Macroeconomia. Ela diz que decidiu participar do Pibic porque encontrou questões a serem aprofundadas a partir de conceitos que estavam sendo discutidos durante a aula. “Estávamos aprendendo sobre o PIB (produto interno bruto), como ele é calculado e como mostra se um país é desenvolvido ou não, mas economicamente. Eu achei que seria interessante pesquisar outros aspectos que impactam no progresso do país, inclusive a felicidade da população, para sabermos realmente se há desenvolvimento ou não. Então, junto com minha orientadora, passamos a pesquisar quais fatores seriam importantes levarmos em conta nessa análise.” Sofia diz que a iniciação científica é um pontapé inicial para desenvolver outros artigos e teses sobre o tema que pretende produzir, e ressalta que é possível conciliar as atividades do programa com os estudos regulares da graduação. “É tudo uma questão de prioridade, mas é possível, sim, conciliar tudo. O Insper oferece muitas oportunidades para os alunos, e eu quero aproveitar todas elas. Por isso, aprender como escrever um trabalho científico e buscar as informações para desenvolver um tema baseado em uma pergunta agregou muito para mim. E sei que vai me ajudar muito também quando for produzir meu trabalho de conclusão de curso.” Vinícius Grando Eller, aluno do 5º semestre de [Engenharia de Computação](https://www.insper.edu.br/graduacao/engenharia/engenharia-de-computacao/) , apresentou a pesquisa intitulada “Geração de música com Deep Learning”, sob a orientação do professor [Fábio José Ayres](https://www.insper.edu.br/pesquisa-e-conhecimento/docentes-pesquisadores/fabio-ayres/) . Para ele, “o Pibic foi uma oportunidade incrível porque durante um ano inteiro eu aprendi sobre um tema que não estava necessariamente em meu curso. E eu pude me desenvolver muito a partir disso”. Vinícius reforça também como é válido estar no seminário e conhecer as pesquisas feitas pelos colegas. “Foi muito legal ver os outros alunos apresentando seus trabalhos. Isso me deixou ansioso para saber o que outros colegas apresentarão no semestre que vem.” A submissão de novos projetos de pesquisa para o Pibic ou o Pibiti reabrirá no segundo semestre de 2022, em edital ainda a ser divulgado pela [Iniciação Científica e Tecnológica do Insper](https://www.insper.edu.br/graduacao/iniciacao-cientifica-tecnologica/) . Confira a relação de trabalhos apresentados nesses dois dias de seminário. 19/5/2022  Uso de inteligência artificial para mensuração de macronutrientes através de imagens 2D Aluno: Fernando Cesar F. B. Fincatti | Orientador: Fabio Roberto de Miranda Concreto UHPC, um novo material em máquinas-ferramentas Aluno: Arthur Poliselli Farsky | Orientador: Raphael Galdino dos Santos Aplicação de redes neurais geradoras para o mercado acionário Aluno: Caio Emmanuel Soares Rocha | Orientador: Raul Ikeda Gomes da Silva Estudo da cadeia de valor e do ciclo de vida de embalagens poliméricas da indústria de bens de consumo Aluno: Giovanni Augusto Rozatti | Orientador: Alex Camilli Bottene Pessoas, decisões, teoria da escolha e antifragilidade: uma mistura interessante Aluno: Tales Augusto de Almeida | Orientador: Antonio Bruno de Carvalho Morales 20/5/2022  Requisitos para sistemas circulares: investigando a atitude dos usuários de smartphones durante as fases de consumo Aluna: Giovanna Haag Campedelli | Orientador: Daniel Guzzo da Costa Como o cenário econômico do Brasil influencia a ocorrência de fusões e aquisições? Aluna: Rubia Muniz Arruda | Orientadora: Adriana Bruscato Bortoluzzo Estudo comparativo de modelos de otimização de agentes autônomos baseados em aprendizado por reforço Aluno: João Gabriel Valentim Rocha | Orientador: Fábio José Ayres Geração de música com Deep Learning Aluno: Vinicius Grando Eller | Orientador: Fábio José Ayres Processo de humanização das medidas de desenvolvimento Aluna: Sofia Lucena Cavalcanti | Orientadora: Luciana Yeung"}]