[{"jcr:title":"Alunos do Master em Gestão Pública aplicam ferramentas de gestão em Franco da Rocha"},{"targetId":"id-share-1","text":"Confira mais em:","tooltipText":"Link copiado com sucesso."},{"jcr:title":"Alunos do Master em Gestão Pública aplicam ferramentas de gestão em Franco da Rocha","jcr:description":"Depois de interagir com a prefeitura do município na região metropolitana de São Paulo, as equipes sugeriram aperfeiçoamentos para a cidade"},{"subtitle":"Depois de interagir com a prefeitura do município na região metropolitana de São Paulo, as equipes sugeriram aperfeiçoamentos para a cidade","author":"Ernesto Yoshida","title":"Alunos do Master em Gestão Pública aplicam ferramentas de gestão em Franco da Rocha","content":"Depois de interagir com a prefeitura do município na região metropolitana de São Paulo, as equipes sugeriram aperfeiçoamentos para a cidade Grupo de alunos que elaborou uma proposta de melhoria da comunicação em caso de enchente     Tiago Cordeiro   Uma vez por semestre, os alunos do [Master em Gestão Pública (MGP)](https://www.insper.edu.br/pos-graduacao/mba/master-em-gestao-publica/?utm_source=newsletter&utm_medium=email_lista_cursos&utm_campaign=insperpublicas27) do Insper passam por um momento de imersão em gestão pública. São visitas de campo pelo Brasil, o que possibilita trocas de experiências e contato direto com diversos atores do governo e da sociedade. O objetivo é conhecer a gestão pública do território e, a partir das ferramentas aprendidas no curso, sugerir o aperfeiçoamento da gestão pública no município. A atividade mais recente dos alunos do MGP aconteceu em parceria com a prefeitura de Franco da Rocha, na Grande São Paulo. “Depois de interagir com a prefeitura local, eles identificaram três desafios enfrentados pelo município e se organizaram para propor soluções e ferramentas de gestão para uma situação específica”, diz [Laura Muller Machado](https://www.insper.edu.br/pesquisa-e-conhecimento/docentes-pesquisadores/laura-muller-machado/) , professora e pesquisadora no Insper Conheça agora cada um dos desafios abordados pelos alunos do curso de pós-graduação lato sensu , que tem por objetivo desenvolver profissionais do setor público, de organizações da sociedade civil e de empresas privadas que se relacionam com governo.   Comunicação durante enchentes Alunos: Marcos Toffoli, Maria Luiza Oliveira Gedeon e Thaís Regina Servidoni Problema público: Desafios na comunicação efetiva da Prefeitura com os moradores em áreas de risco na iminência de um deslizamento. Ferramentas de gestão sugeridas: Preparar os contextos urbanos mais vulneráveis para fazer a gestão integrada de riscos e desastres e implementar medidas de mobilização comunitária e de redução de desastres se torna um objetivo global, regional, nacional e local fundamental para o bem-estar da população. Sugestões de uso: * Realização de oficinas com núcleos comunitários: trabalho cooperativo para coconstrução de estratégias. * Simulados efetivos: Garantir adesão da maioria da comunidade por meio do engajamento das lideranças locais. * WhatsApp Defesa Civil Nacional: Cadastro do município para mandar mensagens diretas. * Elaboração de cartilha orientativa para prevenção e ação em risco iminente. * Página dedicada no site da prefeitura: compilado das informações da defesa civil e atualizações para os munícipes.   Matriz de processos pedagógicos Alunos: Bruno Santos, Carolina de Castro Nunes e Raph Alves Problema público: Defasagem de aprendizagem dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Ferramentas de gestão sugeridas: Matriz de processos pedagógicos liderados pelo gestor escolar e sugestões de ações para implementação. Sugestões de uso: * Gerar termo de compromisso e metas entre gestão escolar e secretaria. *  Priorizar as ações pedagógicas que deverão ser conduzidas pela gestão escolar em dado período. *  Direcionar as estratégias de monitoramento e acompanhamento pedagógico das escolas a ser conduzidas pelo gestor de setor ou por outros profissionais alocados pela secretaria, com foco na melhoria dos processos pedagógicos. *  Fomentar o processo de seleção e designação de diretores, considerando o desafio da escola e o perfil do gestor escolar. * Orientar o processo de autoavaliação da gestão escolar para compreensão do nível de maturidade em que se encontra cada um dos processos. * Orientar a construção e implementação de trilha formativa com os diretores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares.   Capacitação profissional Alunos: André Bastos, Rafael de Barros e Renato Bicudo Problema público: Dificuldade de preenchimento das vagas do PAT devido à falta de capacitação dos candidatos. Ferramentas de gestão sugeridas: Matriz de processos pedagógicos liderados pelo gestor escolar e sugestões de ações para implementação. Sugestões de uso: Criação de um programa de parceria formal com instituições de capacitação públicas e privadas para entregar formação gratuita para a população de Franco da Rocha, bem como a criação de um portal para melhorar acessibilidade às informações. Os objetivos são: * Capacitação profissional da população de Franco da Rocha. * Promover a inclusão produtiva da população. * Melhorar a oferta de mão de obra para setores econômicos da cidade e região. * Melhorar a conexão entre quem precisa de emprego e quem oferece postos de trabalho. * Otimizar a oferta de cursos mediante análise das necessidades do mercado."}]