Com o Prêmio Pensamento Crítico, Fernando Schüler e Leandro Consentino desafiam os graduandos a desenvolver o tema a partir de texto, filme e debate em aula
Leandro Steiw
A edição deste semestre do Prêmio Pensamento Crítico, atividade avaliativa da disciplina Pensamento Crítico e Ética do Insper, concentrou-se em um tema extremamente atual e relevante: os limites da liberdade de expressão em uma sociedade democrática. A tarefa foi proposta aos alunos dos cursos de Economia e Administração pelos professores Fernando Schüler e Leandro Consentino, que ministram a disciplina.
Os melhores textos foram escritos pelos graduandos Luis Guilherme Silveira De Oliveira, Pedro Gasparini Ribeiro e Rafaela Wilians Belintani Rodrigues. “Fernando Schüler e eu buscamos desenvolver o tema com os alunos por meio de três fontes distintas: a leitura do clássico Sobre a Liberdade, de John Stuart Mill, a transmissão do filme O Povo contra Larry Flint, sobre o caso homônimo que constituiu um marco na questão em terras norte-americanas, e o debate com o advogado e professor Marco Antonio Sabino”, diz Consentino.
Segundo Consentino, por meio de tal material de apoio, toda a turma desenvolveu ensaios bastante competentes sobre o tema. “E, a partir de uma visão meritocrática e de estímulo ao bom trabalho, buscamos premiar os melhores textos, publicando-os no site e nas listas de transmissão do Insper, a fim de distinguir os estudantes para toda a nossa comunidade acadêmica”, afirma o professor.
LEIA OS TEXTOS PREMIADOS:
Turma A
As lições que podemos tirar do caso envolvendo Larry Flynt
Aluno: Pedro Gasparini Ribeiro
Turma B
Existem limites para a liberdade de expressão?
Aluno: Luis Guilherme Silveira de Oliveira
Turma C
Liberdade inconsequente ou constitucional?
Aluna: Rafaela Wilians Belintani Rodrigues