[{"jcr:title":"Professores premiam textos de alunos sobre liberdade de expressão"},{"targetId":"id-share-1","text":"Confira mais em:","tooltipText":"Link copiado com sucesso."},{"jcr:title":"Professores premiam textos de alunos sobre liberdade de expressão","jcr:description":"Com o Prêmio Pensamento Crítico, Fernando Schüler e Leandro Consentino desafiam os graduandos a desenvolver o tema a partir de texto, filme e debate em aula"},{"subtitle":"Com o Prêmio Pensamento Crítico, Fernando Schüler e Leandro Consentino desafiam os graduandos a desenvolver o tema a partir de texto, filme e debate em aula","author":"Ernesto Yoshida","title":"Professores premiam textos de alunos sobre liberdade de expressão","content":"Com o Prêmio Pensamento Crítico, Fernando Schüler e Leandro Consentino desafiam os graduandos a desenvolver o tema a partir de texto, filme e debate em aula Cena do filme “O Povo contra Larry Flynt”, uma das fontes usadas pelos alunos    Leandro Steiw   A edição deste semestre do Prêmio Pensamento Crítico, atividade avaliativa da disciplina Pensamento Crítico e Ética do Insper, concentrou-se em um tema extremamente atual e relevante: os limites da liberdade de expressão em uma sociedade democrática. A tarefa foi proposta aos alunos dos cursos de Economia e Administração pelos professores Fernando Schüler e Leandro Consentino, que ministram a disciplina. Os melhores textos foram escritos pelos graduandos Luis Guilherme Silveira De Oliveira, Pedro Gasparini Ribeiro e Rafaela Wilians Belintani Rodrigues. “Fernando Schüler e eu buscamos desenvolver o tema com os alunos por meio de três fontes distintas: a leitura do clássico Sobre a Liberdade , de John Stuart Mill, a transmissão do filme O Povo contra Larry Flint , sobre o caso homônimo que constituiu um marco na questão em terras norte-americanas, e o debate com o advogado e professor Marco Antonio Sabino”, diz Consentino. Segundo Consentino, por meio de tal material de apoio, toda a turma desenvolveu ensaios bastante competentes sobre o tema. “E, a partir de uma visão meritocrática e de estímulo ao bom trabalho, buscamos premiar os melhores textos, publicando-os no site e nas listas de transmissão do Insper, a fim de distinguir os estudantes para toda a nossa comunidade acadêmica”, afirma o professor.   LEIA OS TEXTOS PREMIADOS:   Turma A [ As lições que podemos tirar do caso envolvendo Larry Flynt ](https://www.insper.edu.br/noticias/as-licoes-que-podemos-tirar-do-caso-envolvendo-larry-flynt) Aluno: Pedro Gasparini Ribeiro   Turma B [ Existem limites para a liberdade de expressão? ](https://www.insper.edu.br/noticias/existem-limites-para-a-liberdade-de-expressao) Aluno: Luis Guilherme Silveira de Oliveira   Turma C [ Liberdade inconsequente ou constitucional? ](https://www.insper.edu.br/noticias/liberdade-inconsequente-ou-constitucional) Aluna: Rafaela Wilians Belintani Rodrigues"}]