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Social commerce: como utilizar as redes sociais para aumentar as vendas

Por que é importante aproveitar a força das redes sociais para divulgar o negócio e conquistar novos clientes

Por que é importante aproveitar a força das redes sociais para divulgar o negócio e conquistar novos clientes

 

A expansão das mídias digitais vem abrindo novas oportunidades para estratégias de vendas, em que conceitos como o social commerce ganham cada vez mais destaque. Mas, afinal, o que é o social commerce?

O novo modelo de vendas, baseado em campanhas de marketing para ampliar a presença nas redes sociais e conquistar o consumidor, utiliza diversas abordagens para obter proximidade com o público-alvo. Em geral, recorre a um conjunto de estratégias, como posts orgânicos, anúncios e ações com influenciadores digitais.

Embora pareça algo relativamente novo, o termo social commerce surgiu em 2005, quando profissionais que atuavam em mídias sociais começaram a chamar atenção para novas ferramentas para compras e avaliações de experiências dos consumidores.

De lá para cá, a evolução foi constante, com a criação de mecanismos de compra pelo Facebook, em 2014, e a possibilidade de inserir tags de produtos em fotos e vídeos, nos anos seguintes.

 

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O que é o social commerce?

O social commerce nada mais é do que uma estratégia de comunicação e marketing focada em redes sociais ou plataformas online, como Facebook, Instagram ou WhatsApp. O objetivo é chegar até o consumidor final por meio de instrumentos como a segmentação de usuários, em que filtros assertivos sobre o perfil do consumidor possibilitam interações com maior chance de conversão de vendas.

Atualmente, as mídias sociais oferecem diversas possibilidades de aproximação com os usuários, além da realização de pagamentos pelas próprias plataformas. Cada rede social, no entanto, possui características próprias.

  • No WhatsApp, é possível enviar uma lista de produtos em uma interação com o consumidor, assim como efetuar pagamentos.
  • O Facebook já oferece ferramentas como a avaliação da marca e da experiência do consumidor, além de lojas online, facilidades para compartilhar de produtos e de realizar contatos pelo Messenger.
  • No Instagram, a lógica é parecida, embora o foco seja mais direcionado a imagens e vídeos dos produtos ou serviços.

 

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Por que utilizar o social commerce para vendas

Nunca tantas pessoas compraram tanto pela internet. Só em 2022, o e-commerce deve crescer cerca de 45% no Brasil, segundo projeção da associação E-Commerce Brasil.

Até 2025, a expansão deve ser de 95%, alcançando US$ 79 bilhões, de acordo com um estudo da Fidelity Natoinal Information Services (FIS), multinacional de serviços financeiros.

O crescimento do PIX, que conta com 10 milhões de usuários no país, é um dos principais responsáveis pela expansão de compras online, assim como o acesso crescente à internet. Hoje, 90% dos domicílios do país desfrutam de inclusão digital, segundo o IBGE. Com a democratização do 4G e a chegada do 5G, essa porcentagem deve aumentar ainda mais.

 

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Em 2021, mais da metade dos consumidores brasileiros realizaram compras online, segundo a E-Commerce Brasil. Desses, 26,5% tomaram a decisão de adquirir produtos durante transmissões das marcas ao vivo, em vídeo, por meio das mídias sociais.

 

Social commerce

Como implementar uma estratégia de social commerce

Existe um passo a passo, baseado em um pilar de cinco estratégias, que deve ser colocado em prática. Em primeiro lugar, é preciso cadastrar os produtos junto às mídias sociais. No caso do Facebook e do Instagram, uma boa estratégia é utilizar o gerenciador de negócios. Mas há mais a ser feito.

  • Conteúdo: partindo do básico, é necessário utilizar uma linguagem de textos e fotos adequadas ao público que se deseja alcançar. Informações como promoções devem estar bem destacadas. Além disso, as postagens devem estar sempre atualizadas. Lives e depoimentos de especialistas também podem contar pontos.
  • Compartilhamento: o conteúdo traz informações relevantes para o público que se deseja alcançar, em vez de focar apenas em vendas, e pode ser compartilhado? A ideia é alcançar engajamento, por isso é essencial produzir fotos, vídeos e textos que tragam uma experiência relevante para o usuário.
  • Métricas: as plataformas digitais oferecem mensurações de engajamento e acesso aos conteúdos postados. A análise dos resultados em geral oferece insights sobre posts que geram mais interação e sinalizam caminhos bem-sucedidos da estratégia de vendas.
  • Interações: interagir com os usuários e estabelecer uma meta para o tempo de resposta costuma aumentar o engajamento e as chances de conversão de vendas.
  • Reputação: a avaliação dos usuários, mesmo que realizada de forma informal, por meio de comentários online, é um importante balizador da estratégia adotada. Assertividade e agilidade nas respostas, especialmente no caso de críticas negativas, constitui uma estratégia fundamental para a imagem da marca.

Por fim, é preciso cuidado para não bombardear o usuário com mensagens e limitar a comunicação direta, pelo WhatsApp ou outras mídias sociais, a ocasiões realmente especiais. O objetivo, afinal, é fortalecer o relacionamento com o cliente e aumentar a interação com a marca.

Por isso, tirar dúvidas do consumidor rapidamente e oferecer opções simplificadas de compra também são estratégias que podem pavimentar o crescimento sustentável das vendas online. Uma gestão integrada de vendas e uma logística bem azeitada, aliadas a um bom atendimento ao consumidor, em geral fazem a diferença.

 


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Este curso vai capacitar o aluno a entender as principais plataformas digitais, os desafios e as oportunidades que trazem para o negócio, bem como conhecer as ferramentas indispensáveis em diferentes plataformas de Marketing Digital, como Advertisement, Busca, E-Commerce e Redes Sociais.

 

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