Participamos da 1ª Semana de Ciência de Dados e Engenharia do Insper por meio de painéis no metaverso da Gatherway. No dia 18/11, tivemos um momento para apresentar os projetos do Hub em geral. No dia 19/11, entramos com a temática de projetos acadêmicos e projetos de inovação com parceiros. E, no dia 20/11, o Centro de Empreendedorismo (CEMP) esteve presente explicando sobre os programas advisory e sobre a aceleradora FOKS.
Ainda na Semana de Ciência de Dados, o dia 20/11 foi reservado para o protagonismo feminino, numa iniciativa do projeto Women In Tech, incubado no Hub, apoiando com duas ações:
Leia mais sobre o evento:
• Como aproveitar um mundo de oportunidades em ciências de dados
• Ciências exatas ainda impõem muitas barreiras às mulheres
A área de empreendedorismo da Insper Fashion Business promoveu um encontro com a startup Dress & Go, com o apoio do CEMP, para falar sobre empreendedorismo no mercado da moda e as oportunidades que o mercado oferece. A co-founder da Dress & Go, Bárbara Almeida, alumnae do curso de Administração (2008) esteve presente para realizar uma mentoria com o time da Insper Fashion Business.
O projeto Women in Tech, por meio do Hub de Inovação, está trabalhando na pesquisa da Teoria da Mudança, em parceria com o Insper Metricis. O estudo tem como objetivo definir estratégias para a implementação de ações afirmativas de gênero, a partir do entendimento do impacto a ser gerado. Consiste em definir o potencial que o programa quer alcançar, para desenvolver o plano de ações e iniciativas para alcançá-lo. A professora Juliana Miranda Mitkiewicz está à frente do projeto de pesquisa, junto à pesquisadora Gabriela Albuquerque Alves, aluna de Engenharia Mecância do Insper. Em setembro, a revista Exame trouxe um panorama da pesquisa em um artigo em conjunto com a Gabriela e o professor Sérgio Roberto Cardoso. Confira aqui.
No dia 24 de outubro, o Hub de Inovação Paulo Cunha promoveu o webinar Estratégias de Inovação Aberta para Indústria, que contou com a mediação dos professores Luiz Durão e Fabio Santana e com a convidada Flavia Ciacca, VP de Experiência do Usuário e Inteligência de mercado na Eve, empresa do grupo Embraer com foco em desenvolver soluções para o mercado de mobilidade aérea urbana. Nesse webinar, foram discutidas as diferentes estratégias de inovação aberta adotadas na indústria. Além disso, foram abordados os principais conceitos que devem guiar a corporação em suas decisões e casos reais enfrentados em indústrias de alta tecnologia.
A cerimônia de encerramento do 4º Prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes acontece em novembro, com o apoio da equipe do Centro de Empreendedorismo, que colaborou na sua construção e execução. A premiação tem o objetivo de reconhecer o protagonismo de alunos, alunas e alumni da Comunidade Insper que são founders de negócios inspiradores, que fazem a diferença e transformam o ambiente de negócios, a academia e a sociedade brasileira.
Confira a lista dos finalistas do 4º Prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes clicando aqui.
Nos dias 16 a 19/11, uma equipe de especialistas em inovação do Insper, liderados pelo head de Inovação e Educação Executiva da escola, professor Rodrigo Amantea, participará do evento nas áreas de tecnologia, cidades inteligentes e empreendedorismo. Haverá palestras, mesas-redondas e workshops práticos para levar o jeito Insper de inovar até o porto de Recife. Confira a programação do festival neste link e participe.
Convidamos você para o evento “Venture Capital: De onde vêm as captações milionárias das startups?”, que acontecerá no Insper, no dia 3/11, às 18h30. O encontro é organizado por Insper Ventures, VCIC Brasil e Centro de Empreendedorismo do Insper.
No evento, você vai poder escutar professores e investidores profissionais que são referência no Brasil e aprender muito sobre como funciona o mundo de venture capital. Poderá também conhecer mais sobre o desafio VCIC de simulação de investimento em startups, que pode ser sua porta de entrada para trabalhar em uma gestora, para receber um investimento em sua startup ou para levá-lo a competir fora do país com universidades como Stanford e Harvard. Confira nas redes as próximas informações e o link de atendimento.
Participe da Roda de conversa Women in Tech. Todo mês, temos um bate-papo para falar sobre empoderamento, representatividade, carreira e perspectiva para o futuro feminino no mercado de trabalho. Na última semana de novembro teremos a próxima roda com as hosts Juliana Poncioni, engenheira ambiental pela UFF, fundadora e diretora da Nas Marés, idealizadora da Expedição Nas Marés, e Carmen Rosas, velejadora, arquiteta e musicista, apaixonada pelo mar desde a infância e sócia da Expedição Nas Marés.
A startup Isa Lab, fundada por Fernando Pares, alumnus do curso de Economia em 2012, levantou R$ 60 milhões com Fleury, Sabin e família Moll.
Leia mais em: https://braziljournal.com/isa-lab-levanta-r-60-milhoes-com-fleury-sabin-e-familia-moll/ .
A startup Caju, fundada por Eduardo del Giglio, formado pelo Insper no curso de Economia em 2013, captou US$ 25 milhões e quer ir além dos benefícios flexíveis.
Veja mais em: https://exame.com/negocios/caju-startup-beneficios-flexiveis-capta-25-milhoes-dolares/
Dados levantados pelo Centro de Empreendedorismo (CEMP).