[{"jcr:title":"Blogdecont: estudantes abordam contabilidade de forma simples e didática"},{"targetId":"id-share-1","text":"Confira mais em:","tooltipText":"Link copiado com sucesso."},{"jcr:title":"Blogdecont: estudantes abordam contabilidade de forma simples e didática","jcr:description":"Em página no Instagram, alunos e alunas de Administração e Economia compartilham conhecimento sobre temas contábeis"},{"subtitle":"Em página no Instagram, alunos e alunas de Administração e Economia compartilham conhecimento sobre temas contábeis","author":"Elaine","title":"Blogdecont: estudantes abordam contabilidade de forma simples e didática","content":"Em página no Instagram, alunos e alunas de Administração e Economia compartilham conhecimento sobre temas contábeis Com o objetivo de difundir conhecimentos sobre contabilidade, a página do Instagram [blogdecont](https://www.instagram.com/blogdecont/) , criada em agosto de 2020 por alunos e alunas do segundo semestre de Administração e de Economia, chega a este mês de junho com mais de 70 vídeos de três minutos que abordam, de modo simples e didático, diversos temas contábeis. Uma ideia e um propósito: democratizar o conhecimento Camila Boscov, professora de Contabilidade Financeira na Graduação e de Contabilidade para Análise do Negócio nas turmas de MBA Executivo, conta que a iniciativa nasceu a partir da intenção de democratizar o conhecimento.  “Durante nossas aulas de contabilidade, percebi que diversos conteúdos interessantes eram produzidos por professores e alunos, mas ficavam apenas dentro da sala de aula. Ao mesmo tempo, eu notava como as pessoas carecem de conhecimento nessa área. Assim, surgiu a ideia de democratizar o acesso a um conteúdo de contabilidade atualizado por meio de uma mídia social, no caso, o Instagram”, diz Camila. Para a produção do conteúdo, alunos e alunas são divididos em grupos, pesquisam sobre um determinado tema e apresentam um roteiro para os professores. Em dois encontros por grupo, recebem feedback para melhorias e seguem com a elaboração dos vídeos. De acordo com Camila, o perfil do aluno mudou em conformidade com a chegada de novas tecnologias e com o uso cada vez mais constante das mídias sociais. “Temos que nos adaptar a essa nova realidade. Acho que os estudantes conseguem aprender mais vendo os vídeos do que lendo um livro. E eles ainda podem rever os vídeos quando quiserem. Muitas empresas fazem perguntas de contabilidade em processos seletivos, e os vídeos servem para relembrarem dos assuntos. Além disso, divulgamos ao público externo a nossa excelência de ensino”, afirma a professora. O projeto seguirá no próximo semestre com a intenção de continuar produzindo conteúdos relevantes. “Agora, estamos criando um glossário de termos contábeis e fazendo quizes para as pessoas avaliarem se estão por dentro dos temas. Esperamos alcançar cada vez mais seguidores, pois acredito que há muita gente interessada em aprender contabilidade” Engajamento dos alunos Camila explica que a principal força dessa iniciativa veio dos próprios estudantes, que enxergaram seu potencial e endossaram o projeto, tornando-o cada vez mais real. Isadora Guadagnini Barbosa, aluna do 3º semestre de Administração, ajudou na criação do blog no segundo semestre do ano passado e ressalta o benefício do projeto para o aprendizado. “Ao englobar duas coisas extremamente importantes, que são a contabilidade e as atualidades, no caso, o Instagram, que é a plataforma que os alunos possuem maior contato, o projeto ajudou muito a tornar o aprendizado mais lúdico e dinâmico.” Os estudantes relatam que todo o conteúdo produzido auxilia no desenvolvimento dos estudos de cada um e do próprio curso. Muitos utilizam o próprio material produzido na preparação para provas e outras atividades promovidas em sala de aula. “A participação e engajamento dos alunos foi e é essencial. O fato deles mesmos produzirem um vídeo sobre o assunto que mais os interessavam fez com que se aprofundassem mais nos temas dados em sala de aula, conseguindo aplicar os conhecimentos em exemplos da vida real”, diz Luisa Queiroz Ramos, aluna do 2º semestre de Economia. [ Conheça todos os conteúdos produzidos pelos estudantes visitando o blogdecont. ](https://www.instagram.com/blogdecont/)"}]