Insper oferece cursos com foco em novas habilidades digitais exigidas dos jornalistas
O modo de trabalho dos profissionais de mídia tem mudado significativamente na era digital. Entender que a relação com o público foi alterada nesse cenário é um dos principais desafios enfrentados por jornalistas e demais atores da área da comunicação, e é importante adaptar-se a essa realidade.
Para Pedro Burgos, professor dos cursos de Métricas para o Jornalismo na Era Digital: como mensurar e monetizar sua audiência e de Narrativas de Impacto usando dados no Insper, hoje é muito mais fácil entender quais as principais demandas do público e de que forma o conteúdo que produzimos é consumido.
“Isso é possível quando conseguimos entender o que os dados de audiência nos dizem, mas também quando incorporamos o feedback constante a uma estratégia editorial. Tudo isso é bem recente, e a maioria dos profissionais não recebeu treinamento nas escolas de jornalismo para lidar com esse desafio”, afirma Burgos.
Entre as principais habilidades a serem desenvolvidas pelos comunicadores, está a busca de métricas corretas para avaliar o sucesso de seu trabalho, entendendo o que deve ser medido por volume, como visualizações e likes, e quando faz sentido buscar outros dados qualitativos para entender o impacto. Além disso, ter uma visão mais completa do negócio é cada vez mais importante, independentemente de ser um empreendedor de jornalismo ou trabalhar num veículo editorial.
“Quando compreendemos a aplicação de conceitos como ‘funil’, ‘persona’ ou ‘customer lifetime value’ — antigamente restritos à área comercial ou de marketing — somos capazes de aumentar o alcance do trabalho, consequentemente permitindo um maior impacto”, diz Burgos.
Entender esse impacto no mundo real e explicar para o público — incluindo potenciais assinantes ou anunciantes — por que é necessário financiar o trabalho da mídia se torna fundamental nesse contexto. “Dizer que ‘informação é commodity’ virou um certo clichê, mas é verdade. Com isso, para monetizar o conteúdo jornalístico é importante oferecer algo que a sua audiência veja como relevante. Afinal, quem financia jornalismo de qualidade não está apenas comprando um serviço, mas colaborando para um componente essencial da democracia”, afirma o professor Burgos.
Conheça nossos cursos de Educação Executiva na área de Jornalismo:
Métricas para o Jornalismo na era Digital: como mensurar e monetizar sua audiência