[{"jcr:title":"Era digital demanda habilidades específicas dos profissionais de comunicação"},{"targetId":"id-share-1","text":"Confira mais em:","tooltipText":"Link copiado com sucesso."},{"jcr:title":"Era digital demanda habilidades específicas dos profissionais de comunicação","jcr:description":"Insper oferece cursos com foco em novas habilidades digitais exigidas dos jornalistas"},{"subtitle":"Insper oferece cursos com foco em novas habilidades digitais exigidas dos jornalistas","author":"Elaine","title":"Era digital demanda habilidades específicas dos profissionais de comunicação","content":"Insper oferece cursos com foco em novas habilidades digitais exigidas dos jornalistas   O modo de trabalho dos profissionais de mídia tem mudado significa tiva mente na era digital. Entender que a relação com o público  foi alterada  nesse cenário é um dos principais desafios enfrentados por jornalistas e demais atores da área da comunicação, e é importante adaptar -se  a essa realidade. Para Pedro Burgos, professor dos cursos de  [ Métricas para o Jornalismo na Era Digital: como mensurar e monetizar sua audiência ](https://www.insper.edu.br/educacao-executiva/cursos-de-curta-duracao/politicas-publicas/metricas-para-o-jornalismo-na-era-digital-online/)  e de  [ Narrativas de Impacto usando dados ](https://www.insper.edu.br/educacao-executiva/cursos-de-curta-duracao/jornalismo/)  no Insper,  hoje é muito mais fácil  entender quais as principais demandas do público e de que forma o conteúdo que produzimos é consumido.    “Isso é possível quando conseguimos entender o que os dados de audiência nos dizem, mas também quando incorporamos o feedback constante a uma estratégia editorial. Tudo isso é bem recente, e a maioria dos profissionais não recebeu treinamento nas escolas de jornalismo para lidar com esse desafio”, afirma Burgos.   Entre as principais habilidades a serem desenvolvidas pelos comunicadores, está a busca  de  métricas corretas para  avaliar  o sucesso de seu trabalho, entendendo o que deve ser medido por volume, como visualizações e  likes,  e quando faz sentido buscar  outros  dados  qualitativos  para entender o impacto.  Além disso, ter uma visão mais completa do negócio é cada vez mais importante, independente mente   de   ser um  empreendedor de jornalismo ou trabalha r   num veículo  editorial.   “Quando compreendemos a aplicação de conceitos como ‘funil’, ‘ persona ’ ou ‘ customer   lifetime   value ’ — antigamente restritos à área comercial ou  de  marketing — somos capazes de aumentar o alcance do trabalho, consequentemente permitindo um maior impacto”, diz Burgos.   Entender esse impacto no mundo real e explicar para o público  —  incluin do potenciais assinantes   ou anunciantes  —  por que é necessário financiar  o  trabalho  da mídia  se torna fundamental nesse c ontext o. “ Dizer que  ‘ informação é   commodity ’  virou um certo clichê, mas é verdade. Com isso, para monetizar o conteúdo jornalístico é importante oferecer algo que a sua audiência veja como relevante . Afinal, quem  financia jornalismo de qualidade não está apenas comprando um serviço, mas colaborando para um componente essencial da democracia ”, afirma o professor  Burgos .   Conheça nossos cursos de Educação Executiva na área de Jornalismo: [ Métricas para o Jornalismo na era Digital: como mensurar e monetizar sua audiência ](https://www.insper.edu.br/educacao-executiva/cursos-de-curta-duracao/politicas-publicas/metricas-para-o-jornalismo-na-era-digital-online/)   [ Narrativas de Impacto usando dados ](https://www.insper.edu.br/educacao-executiva/cursos-de-curta-duracao/politicas-publicas/narrativas-de-impacto-usando-dados-online/)  "}]