Realizar busca

Era digital demanda habilidades específicas dos profissionais de comunicação

Insper oferece cursos com foco em novas habilidades digitais exigidas dos jornalistas

Insper oferece cursos com foco em novas habilidades digitais exigidas dos jornalistas 

O modo de trabalho dos profissionais de mídia tem mudado significativamente na era digital. Entender que a relação com o público foi alterada nesse cenário é um dos principais desafios enfrentados por jornalistas e demais atores da área da comunicação, e é importante adaptar-se a essa realidade.

Para Pedro Burgos, professor dos cursos de Métricas para o Jornalismo na Era Digital: como mensurar e monetizar sua audiência e de Narrativas de Impacto usando dados no Insper, hoje é muito mais fácil entender quais as principais demandas do público e de que forma o conteúdo que produzimos é consumido.  

“Isso é possível quando conseguimos entender o que os dados de audiência nos dizem, mas também quando incorporamos o feedback constante a uma estratégia editorial. Tudo isso é bem recente, e a maioria dos profissionais não recebeu treinamento nas escolas de jornalismo para lidar com esse desafio”, afirma Burgos. 

Entre as principais habilidades a serem desenvolvidas pelos comunicadores, está a busca de métricas corretas para avaliar o sucesso de seu trabalho, entendendo o que deve ser medido por volume, como visualizações e likes, e quando faz sentido buscar outros dados qualitativos para entender o impacto. Além disso, ter uma visão mais completa do negócio é cada vez mais importante, independentemente de ser um empreendedor de jornalismo ou trabalhar num veículo editorial. 

“Quando compreendemos a aplicação de conceitos como ‘funil’, ‘persona’ ou ‘customer lifetime value’ — antigamente restritos à área comercial ou de marketing — somos capazes de aumentar o alcance do trabalho, consequentemente permitindo um maior impacto”, diz Burgos. 

Entender esse impacto no mundo real e explicar para o público — incluindo potenciais assinantes ou anunciantes — por que é necessário financiar trabalho da mídia se torna fundamental nesse contexto. “Dizer que informação écommodity virou um certo clichê, mas é verdade. Com isso, para monetizar o conteúdo jornalístico é importante oferecer algo que a sua audiência veja como relevante. Afinal, quem financia jornalismo de qualidade não está apenas comprando um serviço, mas colaborando para um componente essencial da democracia”, afirma o professor Burgos. 

Conheça nossos cursos de Educação Executiva na área de Jornalismo:

Métricas para o Jornalismo na era Digital: como mensurar e monetizar sua audiência 

Narrativas de Impacto usando dados 

Este website usa Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade

Definições Cookies

Uso de Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade