[{"jcr:title":"Curso inédito foca cadeias de suprimento sustentáveis na Amazônia"},{"targetId":"id-share-1","text":"Confira mais em:","tooltipText":"Link copiado com sucesso."},{"jcr:title":"Curso inédito foca cadeias de suprimento sustentáveis na Amazônia ","jcr:description":"Parceria do Insper com a Universidade de Nova York e instituições do Pará, a disciplina Sustainable Supply Chains for Social Business produziu estudos de caso sobre empreendedores amazônicos"},{"subtitle":"Parceria do Insper com a Universidade de Nova York e instituições do Pará, a disciplina Sustainable Supply Chains for Social Business produziu estudos de caso sobre empreendedores amazônicos","author":"Insper","title":"Curso inédito foca cadeias de suprimento sustentáveis na Amazônia ","content":"Parceria do Insper com a Universidade de Nova York e instituições do Pará, a disciplina Sustainable Supply Chains for Social Business produziu estudos de caso sobre empreendedores amazônicos Com foco em  sustentabilidade de  negócios sociais na região da Amazônia, um curso  com características  inédit as  passou a ser ministrado no  Insper  e m 2021 . Sob o título de   Sustainable   Supply   Chains  for Social Business ,  a nova disciplina faz parte  do programa do  [ Mestrado Profissional em Políticas Públicas  (MPP) ](https://www.insper.edu.br/pos-graduacao/mestrado/politicas-publicas/)  e é uma  parceria com  mais três instituições de ensino superior:  a  Wagner  School   of   Public  Service  da Universidade de  Nova York, a Universidade Federal do Pará e a Universidade Federal do Oeste do Pará.  Com um total de 25 participantes , entre alunos do Insper e das outras instituições, o curso se desenvolveu entre 1 de fevereiro e 14 de maio.   Projetado para ser uma experiência prática, multidisciplinar e reunindo diversos focos de  atuação , o curso  busca  desenvolv er  competências e habilidades técnicas para a formulação de estratégias de sustentabilidade  dentro   d o contexto de cadeias de suprimentos  alimentares na Amazônia.     Os  professores  do Insper  Vinicius Picanço e Priscila Claro  estiveram envolvidos na formulação da disciplina,   que tem como meta aplicar os conhecimentos desenvolvidos pelos alunos diretamente  em  negócios sociais que atuam na Amazônia brasileira.  “Cada grupo tinha  seu  foco de trabalho  vinculado a um  empreendedor  social real  e  precisava  entender os desafios e as  possibilidades  de   impulsionar  esse negócio, tanto  p a ra  grandes centros urbanos,  que é o caso de  São Paulo,  quant o  pra  o  mercado internacional “ , diz Priscila.   Os três pilares pensados para a disciplina são o gerenciamento da cadeia de suprimentos,  as  estratégias de sustentabilidade e o conceito de  design  thinking   aplicado ao contexto local .  “Os participantes foram divididos em grupos e, a partir d os conceitos discutidos,  trabalhar am na prática para promover   a   sustentabilidade  e   a   rentabilidade   d os  projetos escolhidos “, afirma Vinicius.   Negócio Social: produção da empresa  100% Amazônia , parceira da disciplina oferecida pelo Insper Disciplina Internacional   Os alunos  do curso  trabalharam em equipes multidisciplinares com colegas  d a   Universidade de Nova York ,  da   Universidade Federal do Pará  e  da  Universidade Federal do Oeste do Pará.  Além disso, a disciplina também teve uma característica diferente, pois ,  dentro do Insper ,  ela foi composta por  oito  alunos intercambistas estrangeiros e uma  estudante brasileira.   E mbora a disciplina inicialmente fosse destinada aos alunos do MPP,  o  corpo docente optou por  expandir  as inscrições  para outros estudantes da escola , o que possibilitou  atingir novos públicos.  De  acordo com o professor  Picanço , de vido ao  tema tratado n as aulas  e  à  experiência prática com empreendedores do contexto amazônico , o curso  chamou  muito  a atenção dos alunos estrangeiros  do Insper .     Um dos intercambistas participantes foi   Maxime Hubert André  Contal , vindo da instituição francesa La Rochelle Business  School . Para a realização do estudo de caso , sua equipe foi composta por  uma estudante  n o Pará e um estudante  em  Nova York.   Segundo ele , a  possibilidade de  realizar trocas com estudantes de diferentes lugares do mundo e produzir um estudo de caso em conjunto, unindo as diferentes habilidades e competências de cada um, foi uma das grandes vantagens de cursar a disciplina.   “Além disso, achei muito interessante a possibilidade de trabalhar com uma companhia local e ainda por cima  se tratando de  uma empresa sustentável e com uma perspectiva social .   F oi  muito  positivo   contribuir de alguma forma com a evolução  des s e  projeto”, diz  Contal .   Resultado  de impacto   Ao todo, foram desenvolvidos seis estudos de casos em parceria com os projetos  locais amazônicos.  Deveras, 100% Amazônia, Fazenda Bacuri, Ração+ ,  Casa de Saulo  e   Manioca  foram as iniciativas empreendedoras participantes  da  primeira edição da disciplina .   Ao final, os professores ficaram satisfeitos com o resultado  dos relatórios produzidos  e destacaram o esforço realizado pelos alunos participantes, que conseguiram produzir os  estudos de caso   em um contexto totalmente remoto .  “Foi uma primeira experiência bastante  positiva,  na qual  os alunos , estrangeiros e brasileiros,  tiveram que  criar  estratégias inovadoras para  se comunicar com os empreendedores que nem sempre falavam inglês”, diz Priscila.     Inicialmente, a  ideia é oferecer a disciplina novamente em 2022.  Os professores destacam que, devido aos resultados  positivos ,   há também  a possibilidade  cria r novas  turmas,  em parceria com mais instituições e projetos   empreendedores da região amazônica.   [ Conheça o Mestrado Profissional em Políticas Públicas do  Insper ](https://www.insper.edu.br/pos-graduacao/mestrado/politicas-publicas/)  "}]