Aproveitando as diferentes formações e experiências dos alumni, novo comitê busca contribuir com a discussão de problemas públicos e em sua análise com base em evidências
Com apoio do Centro de Gestão e Políticas Públicas (CGPP) e da equipe de Relacionamento Institucional do Insper, acaba de ser lançado o novo Comitê Alumni de Gestão e Políticas Públicas.
O comitê, com participação de alumni de diferentes cursos de Graduação e Pós-graduação Lato e Stricto Sensu do Insper, nasce com o objetivo de promover a troca de conteúdos e informações entre diferentes atores (academia, setor público, sociedade civil e setor privado) para a discussão sobre solução de problemas relacionados a políticas públicas. Isso significa sistematizar e compartilhar conhecimentos adquiridos em casos concretos que auxiliem a tomada de decisão em novas iniciativas e contextos, além de contribuir com análises práticas e apartidárias, com base em evidências, de políticas públicas em todo o país.
André Luiz Marques, coordenador-executivo do CGPP, conta que já passaram mais de 5 mil alunos pelos cursos da área de Gestão e Políticas Públicas desde 2017, quando iniciaram as atividades do Centro. “Nosso compromisso é impactar positivamente cada um desses alunos não apenas durante o período em que eles estejam em nossas salas de aula, reais ou virtuais, mas também ao longo de suas carreiras, assim como para toda a sociedade”, afirma Marques. “Portanto, temos a grande honra de apoiar a criação do Comitê Alumni de Gestão e Políticas Públicas e contamos com nossos ex-alunos no caminho em direção à nossa missão de transformar o país.”
Definição inicial
A ideia de um comitê dedicado a políticas públicas já estava prevista tanto no planejamento estratégico da equipe de relacionamento institucional como da equipe de Gestão e Políticas Públicas para 2021. De acordo com Gisele Amorim, representante da área de relacionamento com alumni, essa era uma das temáticas mais requisitadas nas pesquisas e fóruns nos quais a Comunidade Alumni participa. Além disso, muitas das iniciativas já realizadas pelos demais comitês alumni permeavam, de forma transversal, as frentes relacionadas a Políticas Públicas.
“Como forma de atender uma demanda crescente e tão relevante, criamos este comitê, com uma temática ampla, mas que neste ano começará com um direcionamento para ações nas áreas da educação pública, infraestrutura e inovação em governo e govtechs”, diz Gisele. Vale ressaltar que este direcionamento foi construído por todos os alumni já envolvidos, de forma voluntária, desde a concepção deste incrível projeto.”
Uma pesquisa de interesses conduzida pelo CGPP e coordenada por Vinicius Barqueiro, do CGPP, foi enviada no começo deste ano para toda a Comunidade Alumni. Foram quase 200 respondentes. Entre eles, 40 demonstraram interesse e disponibilidade para contribuir na liderança do novo comitê.
Todos foram convidados para uma reunião inicial. Priorizando pela diversidade de programas e experiências acadêmico-profissionais, foram selecionados deste grupo três alumni para fazer a gestão geral do comitê: André Caparroz Lopes Pinheiro (Mestrado Profissional em Administração/2020), Mariana Skaf Esteves da Rocha (Graduação em Administração/2019) e Tais Raiher Borges (Programa Avançado em Gestão Pública/2019). Desde então, a equipe indicada vem trabalhando em um plano de ação que busca garantir a mobilização de todas as pessoas que também desejem contribuir.
Primeiros passos e expectativas
Entre as primeiras ações propostas estão a escolha de temas prioritários em cada uma das frentes selecionadas como centrais pelos respondentes da pesquisa (educação pública, infraestrutura e inovação em governo e govtechs), promoção de rodas de conversas com diferentes atores envolvidos no planejamento, implementação e avaliação de políticas, a disseminação de conteúdos, o reconhecimento e o apoio a iniciativas de alunos e alumni e o apoio a governos locais.
Para André Pinheiro, ainda que a recente polarização e interesse por política em geral tenha aumentado, faltam formas de gerar envolvimento e discussões estruturadas, sem achismos e excesso de paixões, e o comitê contribuirá para incentivar o envolvimento das pessoas com os temas e criar um ambiente propício para tal. “Espero que consigamos fomentar discussões produtivas e contribuir para o conhecimento e crescimento dos participantes, assim como retribuir à sociedade na busca da melhora das condições de vida no país”, diz Pinheiro.
A proposta de geração de sinergia entre atores diferentes e fundamentais na elaboração de boas políticas públicas, incluindo professores, alunos e alumni em diálogo com a sociedade civil é um aspecto ressaltado por Mariana Skaf. “Desejo chegar ao momento em que possamos mensurar o impacto de políticas que surgiram e foram aprimoradas dentro do Comitê, assim como espero que ele se torne referência para interessados na área e que precisem de auxílio para construir tomadas de decisão baseadas em evidências e em favor da sociedade.”
Para Tais Borges, a importância do comitê também passa pelo engajamento de alumni de diversos cursos do Insper e de outras instituições de várias partes do Brasil para somar conhecimentos acadêmicos e experiências práticas. “Acredito que este primeiro ano será de bastante experimentação, mas no médio prazo esperamos ter impacto significativo nas políticas públicas do país”, afirma Tais.
Segundo André Marques, essa iniciativa traz a certeza de que é possível seguir apoiando a transformação da nossa sociedade com cada vez mais conteúdo de qualidade e que faça a diferença. “O Comitê é um espaço para discussão de velhos – e novos – problemas, com o objetivo de ajudar o país a resolvê-los.”
Como participar?
Para saber mais detalhes e participar do Comitê Alumni de Gestão e Políticas Públicas, entre em contato pelo e-mail capoliticaspublicas@insper.edu.br