[{"jcr:title":"Por dentro do trabalho em assessoria parlamentar"},{"targetId":"id-share-1","text":"Confira mais em:","tooltipText":"Link copiado com sucesso."},{"jcr:title":"Por dentro do trabalho em assessoria parlamentar","jcr:description":"Estudantes e alumni dos cursos de Políticas Públicas do Insper discutem a experiência no trabalho legislativo"},{"subtitle":"Estudantes e alumni dos cursos de Políticas Públicas do Insper discutem a experiência no trabalho legislativo","author":"Elaine","title":"Por dentro do trabalho em assessoria parlamentar","content":"Estudantes e alumni dos cursos de Políticas Públicas do Insper discutem a experiência no trabalho legislativo No último dia 3 de março, o [Centro de Gestão e Políticas Públicas (CGPP) ](https://www.insper.edu.br/pesquisa-e-conhecimento/centro-de-gestao-e-politicas-publicas/) promoveu um bate-papo com estudantes e alumni do [Mestrado em Políticas Públicas (MPP)](https://www.insper.edu.br/pos-graduacao/mestrado/politicas-publicas/) e do [Programa Avançado em Gestão Pública (PAGP) ](https://www.insper.edu.br/pos-graduacao/programas-avancados/programa-avancado-em-gestao-publica/) sobre o dia a dia de trabalho em assessoria parlamentar. Participaram como convidados especiais três alumni com experiência na área: Claudio Azzi, aluno da terceira turma do PAGP e chefe de gabinete do vereador Pedro Duarte (Novo-RJ); Emilia Marinho, formada na terceira turma do PAGP e ex-assessora parlamentar da deputada estadual Marina Helou (Rede-SP); e Julia Lima, formada na segunda turma do PAGP e assessora do vereador Eduardo Suplicy (PT-SP). Confira a síntese com os pontos de destaque do bate-papo: Como ingressar em assessoria parlamentar? Economista com experiência prévia no desenho e implementação de políticas públicas educacionais na Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE) e em regime de colaboração no Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), Emilia Marinho conta que buscou ingressar no trabalho em assessoria parlamentar com o interesse de contribuir com uma  perspectiva de execução na elaboração das leis. Emilia também menciona os processos seletivos de organizações como o [Legisla Brasil](https://legislabrasil.org/) e o [Vetor Brasil](https://vetorbrasil.org/) , a prática de networking e mesmo a participação voluntária em campanhas como caminhos possíveis para ingressar no serviço público.   Com atuação como engenheira civil por sete anos, Julia Lima migrou para a carreira pública ao ingressar na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Cidade de São Paulo, onde trabalhou por dois anos. Também com passagem pela unidade de PPPs da Secretaria de Governo do Estado do Maranhão, Julia relata que sua experiência prática prévia em trabalhar na coordenação de políticas para pessoas em situação de rua em São Paulo foi um fator determinante para ser convidada a ingressar em um mandato que tem como foco os direitos humanos.   Claudio Azzi está em suas primeiras semanas como chefe de gabinete, após mais de quatro anos de experiência no terceiro setor, inclusive atuando com o Congresso na discussão da Reforma Administrativa. Claudio conta que conheceu o vereador anos atrás em discussões de políticas públicas no Rio de Janeiro e que mantiveram contato frequente no Insper ao longo do curso PAGP, que ambos fizeram em São Paulo. “Mais da metade do nosso gabinete foi escolhido via processo seletivo, algo cada vez mais comum para entrada em assessoria parlamentar”.   Em meio à política, há espaço para trabalho técnico em assessoria parlamentar? Para Emilia, há espaço para contribuição técnica. “Se você trabalha em um mandato ativo que é alinhado aos seus propósitos e busca adicionar valor ao desenho de políticas públicas de forma técnica e baseada em evidências, há um mundo de oportunidades, como a participação em comissões e frentes parlamentares, articulando com o executivo e com as organizações da sociedade civil”. Julia concorda e lembra que cada parlamentar molda seu gabinete de um jeito, alguns alocando cada assessor em papéis específicos, outros com assessores mais generalistas. “No gabinete em que trabalho há pessoas focadas em atendimento ao munícipe, outras mais voltadas à comunicação e uma parte mais política, focada no legislativo e na fiscalização do executivo”. Claudio conta como o gabinete em que atua está sendo montado: “como nosso mandato preza pelo corte de gastos, usamos um terço dos cargos disponíveis de assessores, com foco em pessoas generalistas que trabalhem bem com pesquisa e articulação de voluntários e especialistas”. O que é mais interessante e mais desafiador no trabalho em assessoria parlamentar? Os três convidados apontam o potencial de impacto positivo na vida das pessoas como um dos maiores benefícios do trabalho em assessoria parlamentar. “Fazer leis é muito interessante, você direciona, dá um molde para a execução de políticas públicas. Quando eu trabalhei no executivo, havia uma série de coisas que eu queria fazer  e as leis não permitiam. Então, cheguei no legislativo cheia de vontade de fazer isso com os mecanismos de participação popular. Outra coisa interessante é fiscalizar o poder executivo, mas para isso é importante entender de política pública para agir com qualidade. Também gosto de atendimento ao munícipe, pois estar em contato com as pessoas nos ajuda a produzir boas leis”, afirma Julia. Claudio aponta dois grandes prazeres em trabalhar no legislativo: o potencial de coisas a serem melhoradas e o grande impacto de cada medida na vida das pessoas. Entre os desafios, ele aponta a equipe reduzida, o árduo trabalho de articulação, equilibrando momentos com e sem apoio político, e os limites da competência do legislativo que esbarram no poder executivo. Voltando ao executivo após experiência em assessoria parlamentar, Emilia destaca que o aspecto político é ao mesmo tempo um desafio e um fator de motivação. “Para quem aspira trabalhar com políticas públicas é essencial sair da visão superficial e entender melhor o processo político como legítimo”. Experiência Insper Os cursos do Insper não se restringem à sala de aula e visam continuamente oferecer atividades de qualificação profissional e oportunidades de networking. “Temos um programa de atividades em Gestão e Políticas Públicas composto por [eventos abertos](https://www.insper.edu.br/agenda-de-eventos/) , que visam fomentar e qualificar o debate público; [seminários acadêmicos em políticas públicas](https://www.insper.edu.br/pesquisa-e-conhecimento/seminarios-academicos/) , que alternam resenha da literatura sobre determinado assunto e aprofundamento em papers acadêmicos; e encontros exclusivos de cunho profissional com estudantes e alumni , como esse de assessoria parlamentar que acabamos de promover”, conta Vinícius Barqueiro, que atua na frente de relacionamento do CGPP. “Acreditamos que manter uma rede viva de interação e colaboração acadêmica e profissional com estudantes e alumni de diferentes cursos é um dos fatores de sucesso da experiência Insper”. Conheça os cursos de gestão e políticas públicas oferecidos pelo Insper: Graduação: [trilha integrada de Gestão e Políticas Públicas](https://www.insper.edu.br/graduacao/trilhas/) Pós-Graduação: [Master em Gestão Pública](https://www.insper.edu.br/pos-graduacao/mba/master-em-gestao-publica/) [Mestrado Profissional em Políticas Públicas](https://www.insper.edu.br/pos-graduacao/mestrado/politicas-publicas/) [Programa Avançado em Gestão Pública](https://www.insper.edu.br/pos-graduacao/programas-avancados/programa-avancado-em-gestao-publica/) Educação Executiva: [cursos presenciais e on-line](https://www.insper.edu.br/educacao-executiva/cursos-de-curta-duracao/politicas-publicas/)"}]