Elaborada com o apoio de professores do Insper, a seleção pode inspirar os aficionados pelo tema
Tiago Cordeiro
Os momentos de descanso convidam à reflexão. É possível aproveitar a rotina mais leve para ler obras recentes, lançadas ao longo do ano, ou revisitar trabalhos questionadores e inspiradores. Mas como selecionar os trabalhos de maior interesse? Confira uma lista de 10 obras, entre novas e clássicas, elaborada pela INSPERTECH com base na repercussão dos trabalhos e nas sugestões de professores do Insper. Boa leitura!
An Ugly Truth: Inside Facebook’s Battle for Domination, Sheera Frenkel e Cecilia Kang, Harper, 2021
Assim que foi publicado, em junho deste ano, o livro causou impacto no meio das Big Techs. A apuração das duas jornalistas demonstrou que a crise de imagem e os conflitos com os reguladores pelos quais o Facebook vem passando nos últimos anos é resultado de escolhas feitas pela empresa ao longo de sua trajetória. O resultado é uma obra que explora os meandros da uma das corporações mais influentes do século 21.
Amazon Unbound: Jeff Bezos and the Invention of a Global Empire, Brad Stone, Simon & Schuster, 2021
Depois de descrever a ascensão da Amazon em 2013, no livro A Loja de Tudo, o autor revisita o tema em uma obra publicada neste ano. Brad Stone atualiza sua investigação, apresentando a evolução de Jeff Bezos, de um geek inteiramente dedicado a colocar em pé seu sonho até o momento atual, o de um multibilionário com grandes pretensões globais.
AI 2041: Ten Visions for Our Future, Kai-Fu Lee e Chen Qiufan, Currency, 2021
O ex-presidente do Google na China e um dos mais populares autores de ficção científica do país se unem para produzir dez histórias curtas, em que exploram os limites do possível, com base nos avanços da tecnologia ao longo das próximas duas décadas. Os relatos, ficcionais mas ancorados em cenários plausíveis, se distribuem por diferentes locais do planeta.
Os Inovadores, Walter Isaacson, Intrínseca, 2021
Autor de uma biografia influente de Steve Jobs, Isaacson investiga agora as origens da Revolução Digital, seus principais personagens e o quanto eles atuaram de forma colaborativa. Ao longo da obra, o autor expõe os processos que fazem com que a inovação, de fato, aconteça no dia a dia de algumas das empresas mais influentes do planeta.
Computation and Its Limits, Paul Cockshott, Gregory Michaelson, Oxford University Press, 2015
Publicada há seis anos, a obra permanece atual. A sugestão é do professor Luciano Silva, que vai lecionar a disciplina Teoria da Computação e Linguagens Formais no novo curso de Ciência da Computação do Insper. “A obra explora a relação entre computação e realidade física, mostrando até que ponto a Lógica e a Física restringem o que podemos calcular na Computação Clássica e explora ideias formais dos hipercomputadores, máquinas capazes de computar além desses limites.”
The Master Algorithm, Pedro Domingos, Basic Books, 2015
“Traça um panorama geral de IA e machine learning, explicando quando cada tipo de técnica funciona e como teria que ser um algoritmo capaz de aprender quase como um ser humano”, afirma Fabio de Miranda, coordenador do Curso de Engenharia da Computação do Insper, que ofereceu a sugestão. O autor da obra, Pedro Domingos, é professor de Ciência da Computação da Universidade de Washington e vencedor do SIGKDD Innovation Award, o mais importante prêmio concedido na área de Data Science.
The Digital Health Revolution, Kevin Pereau, Transcendit Health, 2019
Com base nos insights de 30 líderes na área de saúde, a obra descreve, antes mesmo da pandemia, como as tecnologias estão contribuindo para melhorar a coleta e a análise dos dados pessoais dos pacientes, com o objetivo de implementar ações eficientes no setor. “A obra tem a ver muito com o que fazemos no Insper”, afirma Fabio de Miranda. “A tecnologia (dados, IA, dispositivos inteligentes) vai permitir cuidados de saúde customizados e preditivos.”
O Design do Dia a Dia, Donald A. Norman, Anfiteatro, 2006
O autor lembra, com exemplos práticos, o quanto o desenvolvimento de produtos focado excessivamente na tecnologia pode comprometer a usabilidade. Lembra que o design, na essência, é um ato de comunicação, por transmitir a essência da operação do objeto. “Donald Norman é um papa da usabilidade. Essa obra introduz ao design thinking”, diz Fabio de Miranda.
The Selfish Gene: 40th Anniversary Edition, Richard Dawkins, Oxford University Press, 2016
Trata-se da edição de aniversário de 40 anos da obra seminal, que vendeu mais de 1 milhão de cópias e foi traduzida para mais de 25 idiomas e foi reconhecida, em pesquisa popular promovida pela Royal Society, o livro científico mais influente de todos os tempos. Inclui um novo epílogo, em que o autor reflete sobre a relevância de sua teoria para a biologia evolucionária atual. A sugestão foi feita pela professora Paulina Achurra, PhD em Biotecnologia pela Universidade Stanford e que faz parte do grupo que atua na Trilha de Bioengenharia do Insper.
A Sexta Extinção – Uma História Não Natural, Elizabeth Kolbert, Intrínseca, 2015
Mais uma dica da professora Paulina Achurra. A autora do livro, que é jornalista, explica de que forma o ser humano alterou a vida do planeta, num grau nunca realizado por nenhuma outra espécie. Descreve doze espécies desaparecidas ou em vias de deixar de existir para argumentar que a sexta grande extinção do planeta corre o risco de ser o legado final da humanidade.