[{"jcr:title":"Prêmio Pensamento Crítico estimula reflexão sobre dilemas éticos atuais"},{"targetId":"id-share-1","text":"Confira mais em:","tooltipText":"Link copiado com sucesso."},{"jcr:title":"Prêmio Pensamento Crítico estimula reflexão sobre dilemas éticos atuais","jcr:description":"Iniciativa reconheceu as melhores redações sobre o documentário Operação Varsity Blues entre os alunos da disciplina Pensamento Crítico e Ética"},{"subtitle":"Iniciativa reconheceu as melhores redações sobre o documentário Operação Varsity Blues entre os alunos da disciplina Pensamento Crítico e Ética","author":"Elaine","title":"Prêmio Pensamento Crítico estimula reflexão sobre dilemas éticos atuais","content":"Iniciativa reconheceu as melhores redações sobre o documentário Operação Varsity Blues entre os alunos da disciplina Pensamento Crítico e Ética Neste semestre, os professores Fernando Schüler e Leandro Consentino, da cadeira de Pensamento Crítico e Ética, promoveram o Prêmio Pensamento Crítico entre os alunos da disciplina, voltada à reflexão sobre os dilemas éticos atuais e à lógica da argumentação. A iniciativa reconheceu as melhores redações sobre o documentário Operação Varsity Blues , que aborda um escândalo ético de grandes proporções ocorrido em algumas das principais universidades americanas. Famílias de prestígio e recursos pagaram para facilitar o ingresso de seus filhos nas instituições de ensino, lançando mão de racionalizações éticas as mais diversas. “Esse é um caso emblemático, com uma ampla diversidade de personagens e questões envolvidas. Então, o desafio era avaliar o caso, a partir de um documentário, cotejando o tema com os conceitos desenvolvidos em sala de aula”, diz Schüler. A ideia do prêmio foi de gerar, no Insper, uma cultura de apreço pela escrita. “Obviamente, também uma cultura geral robusta, atenta a temas contemporâneos, capaz de conectar a fundamentação teórica com temas aplicados. No mundo complexo de hoje, um gestor ou economista de ponta é também, sob muitos aspectos, um pensador”, afirma Consentino. De acordo com os professores, houve muito engajamento entre os estudantes. “É evidente que os alunos estão em processo de formação, e há um nível elevado de exigência. Mas surgiram trabalhos muito bons, e foi realmente difícil definir um ganhador para cada turma”, observa Schüler. Acesse os trabalhos vencedores: [Turma A | Leonardo de Campos Gomes](/content/dam/insper-portal/legacy-media/2021/11/Turma_A_Leonardo_de_Campos_Gomes.pdf) [Turma B | João Vitor Cruz Bianchi](/content/dam/insper-portal/legacy-media/2021/11/Turma_B_Joao_Vitor_Bianchi-.pdf) [Turma C | Giovana Murgel de Toledo](/content/dam/insper-portal/legacy-media/2021/11/Turma_C_Giovana_Murgel_de_Toledo.pdf) [Conheça nossos cursos de Graduação](https://www.insper.edu.br/graduacao/)"}]