Com primeiros mestres formados, novos cursos e diferentes iniciativas de pesquisa e difusão de conhecimento, 2020 reforçou o avanço do Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper
O Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper (CGPP) segue se consolidando em ensino, pesquisa e difusão de conhecimento. Em 2020 foram promovidas diversas ações para ampliar ainda mais a produção do centro.
“Após um intenso período de revisão do nosso planejamento estratégico nesse final de 2020, iniciamos 2021 com energias renovadas para solidificar nossa missão de impactar positivamente o nosso país”, afirma André Luiz Marques, coordenador executivo do CGPP.
Cursos de Gestão e Políticas Públicas
340 alunos da Graduação participaram das 14 turmas de disciplinas eletivas da Trilha Integrada de Gestão e Políticas Públicas oferecidas em 2020 e mais de 100 alunos já se inscreveram para as turmas do primeiro semestre de 2021. Nessa trilha, os alunos de Administração, Direito, Economia e Engenharias podem explorar interesses mais específicos desde os primeiros semestres, incluindo a possibilidade de conseguir equivalência de créditos no Programa Avançado em Gestão Pública (PAGP)e no Mestrado Profissional em Políticas Públicas (MPP).
O PAGP é um curso de Pós-graduação Lato Sensu que prepara profissionais que já possuem alguma experiência na área de gestão pública para o desafio de diagnosticar problemas e implementar soluções inovadoras de maneira ética e com responsabilidade social, ambiental e econômica. No início de 2021 receberemos a sexta turma do curso.
“Avalio minha experiência como extremamente inovadora e positiva na minha vida pessoal, profissional e acadêmica, pois, além de ter acesso às melhores estruturas para meus estudos, tive a oportunidade de conhecer e trocar experiências com outras pessoas de vários lugares do Brasil”, afirma Mayara Silva de Souza, formado na turma no PAGP e coordenadora de uma organização da Sociedade Civil. “Outro ponto especialmente importante é a qualidade das aulas, materiais e professores.”
Também abrimos, ao final de 2020, o processo seletivo da primeira turma do Master em Gestão Pública (MGP), curso de Pós-graduação Lato Sensu voltado a lideranças do setor público, de empresas privadas que lidam com o governo e de organizações da sociedade civil. O objetivo é capacitar profissionais com tomada de decisão analítica aprimorada e grande capacidade para entender e resolver problemas do mundo real.
No âmbito de Stricto Sensu, comemoramos as primeiras defesas de dissertação do Mestrado Profissional em Políticas Públicas (MPP), curso estruturado para proporcionar aos alunos a capacidade de formular e avaliar políticas públicas capazes de gerar valor para a sociedade.
“Não vejo como não indicar o Insper para qualquer especialização profissional ou acadêmica, principalmente na temática de políticas públicas. A convivência próxima com grandes profissionais permite uma rica troca de experiências e conhecimento. A formação quantitativa e a ênfase na avaliação de políticas é um ponto forte e um diferencial”, afirma Maria Clara Mancilha, primeira mestra formada no MPP, que defendeu sua dissertação em dezembro de 2020 na temática de Avaliação de Políticas Públicas ao observar os impactos da Estratégia Saúde na Família sobre a educação infantil.
A terceira turma do MPP inicia suas atividades na última semana de janeiro de 2021. O processo seletivo do MPP apresentou procura recorde com um aumento de mais de 300% de candidatos elegíveis ao programa. Dentro das políticas de inclusão racial do programa, um terço da turma é composta por pessoas negras e 60% por mulheres.
Ao todo, oferecemos 25 turmas de Educação Executiva em 2020, a maioria delas em modelo Live Learning. Integram essa conta cursos abertos e também turmas de cursos customizados em conjunto com empresas e instituições parceiras. Um exemplo é o curso O Brasil no Agronegócio Global, oferecido em parceria com o Itamaraty e a Fundação Alexandre de Gusmão para 40 participantes espalhados em 18 países, incluindo diplomatas, funcionários do Itamaraty, da APEX e do MAPA. Outro exemplo recente é o curso Gestão de Mandatos Municipais, realizado em parceria com o RenovaBR, no qual participaram 12 prefeitos e 101 vereadores.
“Em 2020, as condições adversas para o encontro presencial fizeram com que acelerássemos a implementação de projetos importantes, como o Live Learning. No caso dos cursos de Gestão e Políticas Públicas, esse formato possibilita um impacto ainda mais amplo, já que nossos potenciais alunos estão distribuídos em diferentes locais e podem fazer o curso a partir de suas próprias casas. Percebemos também que a modalidade não só possibilita a formação de redes entre os alunos como a potencializa, já que a tecnologia oferece mais possibilidade de trocas durante e fora do período de aula. Em 2021, pretendemos não só manter o novo formato como ampliá-lo, oferecendo-o em paralelo ao presencial”, afirma Carolina Miotto Serain, coordenadora dos programas executivos em Gestão e Políticas Públicas. Os cursos de Educação Executiva em Gestão e Políticas Públicas já estão cominscrições abertas para o primeiro trimestre de 2021.
Conheça os cursos de Gestão e Políticas Públicas do Insper
Pesquisa e difusão de conhecimento
Em 2019 e 2020, os professores do MPP tiveram trabalhos veiculados ou aceitos para publicação nos principais journals das áreas de Administração e Economia, tais como Academy of Management Review, Journal of Econometrics, Journal of Development Studies, Journal of the European Economic Association, Journal of International Business Studies, Journal of Public Administration Research and Theory, Lancet Organization Science, Social Science and Medicine, Strategic Management Journal, World Development, entre outros.
Também realizamos diversos encontros acadêmicos e científicos. No último dia 11 de dezembro, por exemplo, mais de 100 estudantes, alumni e docentes dos programas de Gestão e Políticas Públicas do Insper se reuniram on-line para um bate-papo de final de ano. O evento contou com participação especial de Natalia Pires de Vasconcelos e Fernando Haddad, professores do Insper, e discutiu desafios e boas práticas da gestão pública na relação entre Executivo e Judiciário.
Ao todo, o CGPP realizou em 2020 mais de 40 eventos e webinars sobre diversos temas, totalizando mais de 35 mil visualizações em mais de 115 horas de transmissão. Também foram lançados diversos materiais de difusão de conhecimento, entre eles dois livros (China-Brazil: Partnership on Agriculture and Food Security e Decadência e Reconstrução – Espírito Santo) duas colunas em grandes veículos (Impacto Social, na Exame, e Agro Global, na Veja), o Manual de Acompanhamento das Eleições Municipais de 2020 e diversas matérias sobre Políticas Públicas no Insper Conhecimento, incluindo o Podcast Primeiro Turno, com oito episódios focados nos desafios das cidades.
Em relação à Pesquisa em Gestão e Políticas Públicas, destacamos o lançamento da Cátedra Fundação Lemann, do Núcleo Celso Pinto e da Rede Ciência para o Desenho de Políticas Educacionais, todos em 2020.
Conheça as iniciativas de pesquisa e difusão de conhecimento em Gestão e Políticas Públicas.