[{"jcr:title":"Instrução para poucos repercute no salário","cq:tags_0":"tipos-de-conteudo:insper-conhecimento"},{"jcr:title":"Grid Container Section","layout":"responsiveGrid"},{"typeView":"vertical"},{"jcr:title":"Instrução para poucos repercute no salário","jcr:description":"Homens brancos com ensino médio privado e superior público têm renda maior"},{"subtitle":"Homens brancos com ensino médio privado e superior público têm renda maior","status":"publish","slug":"instrucao-para-poucos-repercute-no-salario","title":"Instrução para poucos repercute no salário","content":"O ensino médio privado e o superior público, pelos quais passa minoria dos brasileiros, associam-se a salários mais altos no futuro. O gênero masculino e a cor da pele branca também se relacionam a rendimentos maiores, de acordo com análise de pesquisadores do Insper sobre dados da [Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios](https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/9127-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios.html?=&t=o-que-e) , do IBGE. Beatriz Ribeiro, Bruno Komatsu e [Naercio Menezes Filho](https://www.insper.edu.br/pesquisa-e-conhecimento/docentes-pesquisadores/naercio-menezes-filho/) [ investigaram resultados ](/content/dam/insper-portal/legacy-media/2020/07/Policy-Paper-45.pdf) do módulo especial sobre educação, divulgado uma vez por ano desde 2016, que permite estabelecer conexões entre a renda recebida hoje e a instrução realizada do passado de uma amostra estatisticamente representativa da população brasileira de 25 a 59 anos. Em síntese infográfica, veja abaixo o percurso da análise e seus principais achados. Uma minoria cursou escola particular no médio e pública no superior:   O bônus salarial de quem fez escola privada no médio é substancial:   Quem cursou o médio privado e superior público tem a maior renda :   Homens brancos que cursaram faculdade pública ganham mais:   Os pesquisadores do Insper também procuraram isolar o peso específico de cada perfil de gênero, cor da pele e nível de instrução no prêmio salarial. Para não desbalancear a comparação, levaram em conta fatores regionais e a faixa etária das pessoas avaliadas. Por esse modelo de investigação, conhecido como análise de   regressão , concluiu-se que as variáveis aventadas explicam uma parte relativamente pequena (cerca de 25%) do bônus salarial, o que é comum em estudos de fenômenos sociais complexos. Para cada R$ 100 do salário médio de mulheres não brancas que cursaram o ensino médio em escola pública e o superior em privada, veja abaixo quanto ganham alguns perfis.   A análise reforça o que a literatura especializada vem assentando sobre a peculiaridade do Brasil, em termos do [impacto relativamente forte de cursar o ensino médio](https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/ecoj.12267) numa instituição privada. Também reitera a indicação da relação entre um sistema muito afunilado de seleção, como o das universidades públicas, e [a produção de desigualdades sociais](https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_2532.pdf) , bem como as dificuldades adicionais enfrentadas por pretos, pardos e mulheres."}]