Foram oferecidas 276 vagas de estágio de férias em modelo remoto. Saiba mais sobre essa iniciativa.
Em mais uma ação para superar os desafios deste período de pandemia, nossa escola conseguiu oferecer no último mês de julho tanto aos seus alunos, como aos de universidades de todo o país, 276 vagas de estágio de férias em startups e empresas de grande porte.
A iniciativa foi desenvolvida em conjunto pelo Centro de Empreendedorismo (CEMP) do Insper e pelo Núcleo de Carreiras, com apoio da Preparo, uma startup de alunos da Graduação que atua em recrutamento e seleção.
A partir da dificuldade inicial do levantamento de vagas de estágio de férias neste período, Víctor Macul conta que, a pedido de Guilherme Martins, Diretor da Graduação, passou a buscar entender com startups como tinham sido as experiências passadas com estágios de férias e o que poderia ser melhorado levando em conta o contexto da pandemia de Covid-19 (equipes reduzidas, cortes de custo e trabalho remoto).
“A partir deste entendimento inicial, montamos um formulário online, estilo MVP (Minimum Viable Product), com uma explicação sobre como seria o projeto e um campo para as pessoas interessadas deixarem o contato e comentários. Com base nos comentários e mais algumas conversas, e em conjunto com o Núcleo de Carreiras, fomos refinando o formato do programa. Em paralelo, validamos o interesse dos estudantes em fazer um estágio não-remunerado e, também, o interesse dos mentores e mentoras em acompanhar o desenvolvimento dos projetos, ajudando tanto as empresas, quanto os estagiários”, conta Víctor.
“Ainda nessa etapa de concepção, foi fechada uma parceria com a Preparo, uma das Startups Residentes do CEMP, que cuidou de boa parte da operação do Programa de Férias. Com o apoio da Comunidade Insper, incluindo professores e alumni, divulgamos o programa pelo Linkedin e grupos de Whatsapp, e nos surpreendemos com a quantidade de pessoas interessadas. Foram mais de mil alunos e alunas inscritos, de universidades de todo o país”, completa o coordenador do CEMP.
Para Tatiana Angelotto, Especialista do Núcleo de Carreiras, o retorno das 276 vagas ofertadas demonstra a parceria sólida criada entre o Insper e o mercado. “Empresas e alunos estão aproveitando essa grande oportunidade de aprenderem uns com os outros, oxigenando práticas e conhecimentos.”
Já para a Preparo, essa tem sido uma experiência muito importante para a evolução da startup. “Conseguimos avançar muito em nossos processos internos, obtendo sucesso na realização dos testes com os alunos e encaminhamento dos devidos perfis para as empresas. Vamos seguir os contatos com todos os envolvidos para entendermos como podemos melhorar ainda mais esse processo”, diz Dener Vilarinho, aluno do 3º semestre de Economia e responsável por Vendas e Automação de Processos na Preparo.
Experiências
Gabriel Marzagão, aluno do 6º semestre de Administração, está realizando estágio no GPA e conta que a grande diversidade de empresas e áreas oferecidas pelo Programa de Férias fez com que o seu interesse em participar aumentasse ainda mais. “Em um momento no qual eu estou tentando decidir qual será a direção inicial da minha carreira, vi no programa a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre o mundo coorporativo e como está funcionando o trabalho remoto. Assim, consegui facilmente ter acesso e me inscrever em diversas oportunidades”.
Sobre o estágio, Gabriel diz que ele está sendo realizado na área de inovação do GPA e que a experiência está sendo ótima. “Entrei em um projeto específico para criar uma ferramenta de mensuração de retorno em projetos de inovação. O projeto, ao mesmo tempo que me permite aplicar pontos que aprendi em diferentes semestres do curso e na minha participação na Liga de Empreendedores, também está me expondo fortemente ao mundo coorporativo. Estou participando de reuniões com diversas áreas e com apoio da área de inovação para conseguir entender rapidamente o funcionamento da empresa”.
Otávio Thome, head de inovação no GPA, alumni Insper de Administração e gestor de Gabriel no estágio, relata que vê a experiência online e digital como o futuro desse modelo, com interações presenciais menores e mais relevantes. “Acredito que, para os alunos e dependendo do tipo de negócio ou área, a experiência não é exatamente 100% igual à experiência física. Por exemplo, no GPA, teríamos uma rodada de visita às lojas e centros de distribuição do grupo. Por outro lado, com a experiência online, aumenta-se a produtividade por não existir tempo de deslocamento, a possibilidade de os alunos estarem envolvidos em reuniões com outras áreas, parceiros e startups”.
Ainda segundo Otávio, o Programa de Férias proporciona uma relação ganha-ganha com muitos benefícios tanto para os alunos como para as corporações. “Para os alunos, oferece a possibilidade de ter uma relação com uma empresa, startup, conhecer algum segmento específico, entender o funcionamento de uma rotina corporativa. O melhor de tudo é que tudo isso é possível antes que o aluno possa aplicar para os programas de estágio regulares. Para uma grande corporação, como a nossa, traz uma visão não enviesada sobre algum processo ou projeto, traz uma mente aberta com muitos questionamentos que possam dar luz à novos desenvolvimentos internos”.
Startups
Isabelle Moschini Murollo, aluna do 2º semestre de Engenharia Mecatrônica, está estagiando na startup de tecnologia SF Labs. “Como eu nunca tinha tido uma experiência profissional antes, enxerguei um estágio de férias como uma excelente oportunidade de aprender e acrescentar ao meu currículo. Quando soube que o Insper tinha um portal de oportunidades, logo me inscrevi. Estava procurando algum estágio em uma área mais técnica de tecnologia, que envolvesse Python e, de preferência, inteligência artificial. Na SF Labs, já estou elaborando uma pesquisa, com o head de tecnologia, sobre redes neurais convolucionais e datasets, além de outros aspectos da inteligência artificial e bibliotecas de Python.”
Ansiosa para iniciar um estágio de Férias, mas sem saber muito bem que caminho seguir, Samantha Dell Vecchio Esteves, aluna do 3º semestre de Economia, viu o Programa de Férias como uma alternativa bem estruturada e que podia ajudá-la. “Estou passando pelo meu primeiro estágio e a experiência na Prófase Digital, agência especializada em lançamentos digitais, está sendo incrível! Estou em uma área na qual nunca pensei em atuar, a de marketing digital e, mesmo assim, adorando o conhecimento que venho adquirindo, percebendo como posso colocar em prática o que aprendi no Insper até agora.”
Saiba mais sobre:
Centro de Empreendedorismo (CEMP)