[{"jcr:title":"Repercussões da pandemia em crianças requerem atenção","cq:tags_0":"tipos-de-conteudo:insper-conhecimento"},{"jcr:title":"Grid Container Section","layout":"responsiveGrid"},{"typeView":"vertical"},{"jcr:title":"Repercussões da pandemia em crianças requerem atenção","jcr:description":"Mudanças em rotinas e ambiente podem prejudicar o desenvolvimento na primeira infância"},{"subtitle":"Mudanças em rotinas e ambiente podem prejudicar o desenvolvimento na primeira infância","status":"publish","slug":"repercussoes-da-pandemia-em-criancas-requerem-atencao","title":"Repercussões da pandemia em crianças requerem atenção","content":"CONHECIMENTO| CONTEÚDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19 | [ACESSE A PÁGINA ESPECIAL](https://www.insper.edu.br/coronavirus/conteudo)   Aumento do número de pessoas e do tempo de convivência dentro de casa, perda de renda, elevação da insegurança psicológica e do estresse, enfraquecimento dos laços com o poder público e quebra das rotinas são algumas das situações favorecidas pela pandemia do [ novo coronavírus ](https://www.insper.edu.br/conhecimento/politicas-publicas/coronavirus-fica-mais-letal-conforme-a-idade-do-infectado/) que podem prejudicar o desenvolvimento de crianças pequenas. O [Núcleo Ciência pela Infância (NCPI)](https://ncpi.org.br/) , iniciativa para traduzir e difundir o conhecimento científico sobre o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos de que faz parte o Insper, acaba de publicar um [trabalho](https://ncpi.org.br/publicacoes/wp-pandemia/) com alertas e cuidados durante a crise mundial provocada pela Covid-19 . O grupo é coordenado por [Naercio Menezes Filho](https://www.insper.edu.br/pesquisa-e-conhecimento/docentes-pesquisadores/naercio-menezes-filho/) , responsável pela [Cátedra Ruth Cardoso](https://www.insper.edu.br/pesquisa-e-conhecimento/centro-de-gestao-e-politicas-publicas/catedra-ruth-cardoso/) no Insper. Numa [pesquisa realizada em meio à epidemia](https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7127630/) com crianças e adolescentes na província chinesa de Shaanxi, o excesso de dependência dos pais e o medo de que algum familiar acabasse infectado foram mudanças de comportamento mais prevalentes no grupo mais jovem (3 a 6 anos). Além disso, entre outras manifestações psicológicas das crianças, foram relatados pelos pais perda de atenção, irritabilidade e distúrbios de sono e de apetite.   No Brasil, como mostra o documento do NCPI, 36% das crianças até 3 anos e 93% das crianças de 4 e 5 anos frequentam creches e pré-escolas e, portanto, serão potencialmente afetadas pela suspensão das atividades. Além do prejuízo da interrupção do atendimento em fases importantes do desenvolvimento intelectual, emocional e social, a situação se agrava porque muitas dessas crianças dependem da escola ou da creche para alimentar-se adequadamente. Riscos adicionais estão associados ao aumento da violência doméstica durante confinamentos e ao desabamento da renda, que pode afetar dezenas de milhões de famílias. Mais de 40% dos trabalhadores brasileiros estão na informalidade , expostos ao empobrecimento repentino, porque dependem da circulação de pessoas e da atividade aquecida para viver e não contam com os mecanismos de proteção dispensados a trabalhadores com carteira assinada. O trabalho do NCPI percorre todos esses aspectos do problema provocado pela crise do coronavírus e oferece sugestões a famílias, administração pública e comunidade para mitigar os seus impactos sobre as crianças menores. As propostas vão desde a necessidade de estabelecer rotinas domésticas e controlar o uso de equipamentos eletrônicos até a sugestão de expandir o programa federal de auxílio emergencial à renda de trabalhadores informais, desempregados e autônomos além dos três meses inicialmente previstos.   | [ACESSE A PÁGINA ESPECIAL](https://www.insper.edu.br/coronavirus/conteudo)"}]