[{"jcr:title":"Engenharia de Computação: como se forma o profissional desta área?"},{"targetId":"id-share-1","text":"Confira mais em:","tooltipText":"Link copiado com sucesso."},{"jcr:title":"Engenharia de Computação: como se forma o profissional desta área?","jcr:description":"Graduação no Insper vai além da formação acadêmica e prepara o aluno para atender desafios reais de empresas e da sociedade"},{"subtitle":"Graduação no Insper vai além da formação acadêmica e prepara o aluno para atender desafios reais de empresas e da sociedade","author":"Elaine","title":"Engenharia de Computação: como se forma o profissional desta área?","content":"Graduação no Insper vai além da formação acadêmica e prepara o aluno para atender desafios reais de empresas e da sociedade Você sabe o que faz um engenheiro de computação? Ele é o profissional responsável pela criação de sistemas computacionais, atuando desde a elaboração de novos hardwares e softwares até à concepção de arquiteturas que integrem redes de servidores para o atendimento de uma finalidade específica ou a necessidade de uma empresa. “Ainda mais em um cenário de Indústria 4.0, o engenheiro de computação é fundamental para projetar tomada de decisão e conectividade. Ele é quem se encarrega que o pedido chegue direito e que os sistemas estejam bem coordenados, por exemplo”, explica Fabio de Miranda, coordenador do curso de [Engenharia de Computação](https://www.insper.edu.br/graduacao/engenharia/engenharia-de-computacao/?utm_campaign=materia) do Insper. E como você pode saber se tem afinidade com a Engenharia da Computação? “Para atuar com excelência nesta área, é necessário exercer pensamento crítico e saber trabalhar de forma quantitativa, com base em dados, além de gostar de criar novos sistemas e ter bastante determinação”, observa Fabio. Soluções para desafios reais No Insper, o engenheiro da computação é formado com a preocupação de ir além da atividade de aprender sobre engenharia. O aluno é colocado, desde o início do curso, em situações onde deve encontrar soluções inovadoras para desafios reais propostos por empresas e organizações da sociedade civil. “Logo no 1º semestre, na disciplina [Natureza do Design](https://www.insper.edu.br/noticias/design-empreendedorismo-maos-dadas/?utm_campaign=materia) , os alunos identificam problemas reais e desenvolvem soluções viáveis. Essa mentalidade, do pensamento orientado ao design, perpassa os cinco anos de formação e culmina no [Projeto Final de Engenharia (PFE](https://www.insper.edu.br/pfe/?utm_campaign=materia) ), que aproxima, por meio de desafios reais, os alunos das organizações, para que desenvolvam soluções de engenharia voltadas a demandas e necessidades genuínas das empresas e da sociedade”, explica Fabio. Para Luis Vasconcelos, Design & UX Researcher na Motorola Brasil, empresa parceria do PFE em 2019, o uso da computação e de ferramentas computacionais para resolver problemas de engenharia trazem oportunidades fantásticas para gerar projetos cada vez mais eficazes. “O Insper está fazendo um belo trabalho que pode inspirar como outras instituições vão fazer essa aproximação com o mundo real.” Thalia Loiola, aluna do 3º semestre da Engenharia da Computação, ressalta a característica do Insper como instituição que vai além de oferecer formação acadêmica. “Somos formados também como líderes do futuro. Temos muitos trabalhos em grupo e aprendo sempre com diversas pessoas que pensam diferente de mim. Esse é um diferencial muito grande e que me fez escolher pelo Insper.” Aprendizado mão na massa Essa aproximação com o mundo real acontece, também, nas experiências vivenciadas pelos alunos nos 16 laboratórios de Engenharia disponíveis para o desenvolvimento dos mais variados projetos. “Nosso primeiro contato com a máquina é feito com os técnicos dos laboratórios, que dão todo o suporte. No Tech Lab, por exemplo, conseguimos produzir uma peça, a partir de um desenho feito no Auto CAD, para utilizarmos em um motor”, conta Samuel Porto, aluno do 5º semestre de Engenharia da Computação. “Aqui no Insper, temos contato com um outro mundo de estrutura, de tecnologia, além de acesso a pessoas comprometidas com o trabalho”, completa Thalia. Carreira No Insper, o aluno conta com o apoio do [Núcleo de Carreiras](https://www.insper.edu.br/carreiras/?utm_campaign=materia) em todas as etapas de sua vida acadêmica. Por meio do Painel de Oportunidades Profissionais, Samuel Porto conseguiu realizar um estágio de férias e encarar o desafio de fazer uma entrega real e colocá-la em aplicação. “Desenvolvi um classificador de tweets para avaliação de desempenho de marca. Foi necessário analisar questões como identificar a real necessidade do cliente e o impacto exercido por meio dessa aplicação. Adorei a experiência!”, conta Samuel. Integração Nos dois primeiros semestres, alunos dos três cursos de Engenharia estudam juntos. No terceiro e quarto semestres, os graduandos de Mecânica e Mecatrônica seguem nas mesmas turmas e os do curso de Engenharia da Computação começam a ter disciplinas do Ciclo Específico. No quinto, sexto e sétimo semestres, são realizados projetos que integram todas as disciplinas em torno de um tema. O Projeto Final de Engenharia é conduzido no oitavo e nono semestres. Já o décimo é reservado exclusivamente para estágio. [ Saiba mais sobre o curso de Engenharia de Computação do Insper ](https://www.insper.edu.br/graduacao/engenharia/engenharia-de-computacao/?utm_campaign=materia)"}]