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Três dicas indispensáveis para estruturar bem uma história

Saiba os primeiros passos para estruturar uma narrativa atraente, despertar a atenção de seu público e gerar envolvimento

Saiba os primeiros passos para estruturar uma narrativa atraente, despertar a atenção de seu público e gerar envolvimento

Elaborar uma história ou propor uma discussão de forma atraente e eficiente são desafios a todos os profissionais que utilizam a escrita. Principalmente em um cenário onde o meio digital apresenta excesso de informações, a construção de conteúdos elaborados para conferir valor a produtos editoriais, em todas as plataformas, se mostra cada vez mais necessária.

Como produzir uma narrativa que desperte a atenção do seu público e gere envolvimento? De acordo com Pedro Burgos, coordenador do Programa Avançado de Comunicação e Jornalismo do Insper, não basta ter uma boa ideia ou história para contar se isso não for feito com uma estrutura clara e atraente. “A criação de uma boa narrativa é fundamental para ter sucesso na difusão de uma história em qualquer mídia”, ressalta Pedro.

Para iniciar a estruturação de um texto de forma eficiente, o jornalista Helio Gurovitz, professor do curso “Como escrever, contar histórias e discutir ideias”, oferecido pelo Insper, pontua três dicas básicas para trabalhar narrativas e dissertações. “Elas são as mesmas para ambas as modalidades e servem também para estruturar outros gêneros, como apresentações, vídeos ou podcasts”, explica Helio.


Confira as três dicas a seguir:

  1. Pense antes, escreva depois. Nunca comece a escrever antes de fazer um roteiro com tudo o que tiver a dizer. Com começo, meio e fim – e nessa ordem.
  1. Não encha seus parágrafos de informações redundantes e ideias confusas. Procure limitar cada parágrafo a uma única ideia. Cuide para que os argumentos sejam sólidos e não falaciosos.
  1. Não faça zigue-zagues na construção do texto. Se for uma dissertação, argumentos a favor e contra a tese devem ser expostos em dois blocos distintos – e apenas dois. No caso de uma narrativa, procure conduzir a história ao desfecho, sem digressões desnecessárias que tirem o leitor do rumo.

 

Entre as atividades do curso, Helio trabalha com matérias exemplares quando o assunto é a estruturação de ideias. Entre elas, estão “The future of fast fashion“, da revista The Economist, que conta uma história sobre a empresa espanhola Zara;Choosing a sect”, sobre muçulmanos sunitas e xiitas, do jurista Noah Feldman na revista New York Times Magazine; e The body in room 348”, da revista Vanity Fair, história de um crime misterioso num hotel do Texas solucionado pela polícia local.

“Em cada um desses exemplos, o roteiro é minuciosamente decupado, para o aluno entender como construir narrativas e dissertações. A preocupação é descobrir como o texto foi estruturado pelo autor antes de começar a escrever”, observa.

Sobre Helio Gurovitz

Helio Gurovitz é formado em Jornalismo e Ciência da Computação pela Universidade de S.Paulo, com pós-graduação em Hipermídia pela Universidade de Westminster, em Londres. Iniciou a carreira no jornal Folha de S.Paulo, onde trabalhou nas editorias de exterior e ciência. Pertenceu durante dez anos à equipe da revista Exame, onde cobriu tecnologia e negócios. Lançou e dirigiu o suplemento de nova economia Negócios Exame e, também, o Portal Exame. Por nove anos, foi diretor de redação da revista Época e integrou o Conselho Editorial do Grupo Globo por seis anos. É hoje colunista de Época, do jornal O Estado de S.Paulo e do portal G1.

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