[{"jcr:title":"Disciplinas da Engenharia Mecânica se integram para abordar o tema: Calor"},{"targetId":"id-share-1","text":"Confira mais em:","tooltipText":"Link copiado com sucesso."},{"jcr:title":"Disciplinas da Engenharia Mecânica se integram para abordar o tema: Calor","jcr:description":"Resultado do projeto foi apresentado no Simpósio MetMat, organizado pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo"},{"subtitle":"Resultado do projeto foi apresentado no Simpósio MetMat, organizado pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo","author":"Elaine","title":"Disciplinas da Engenharia Mecânica se integram para abordar o tema: Calor","content":"Resultado do projeto foi apresentado no Simpósio MetMat , organizado pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo No dia 7 de novembro, Alex Camilli Bottene, Caio Fernando Rodrigues dos Santos, Camila Fernanda de Paula Oliveira, Jeferson José de Carvalho, Hugo Hashimoto e Victor Antonio Seixas de Menezes Paiva,  professores do 6º semestre de Engenharia Mecânica , apresentaram no  Simpósio MetMat , organizado pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, os resultados do trabalho realizado de  forma integrada  pelas três disciplinas que abordam o tema do Calor:  Complementos de Fabricação, Materiais para Construção Mecânica e Transferência de Calor . “Utilizando o calor, processos de transformação da matéria-prima em produto são possíveis e apresentados pela disciplina  Complementos de Fabricação . Entretanto, o calor induz alterações nas estruturas formativas das matérias-primas principais da mecânica, os metais. Entre outros assuntos, os tratamentos térmicos e a metalurgia são abordados em  Materiais para Construção Mecânica . Por fim, o calor precisa ser calculado e suas formas de transferência determinadas. Este aspecto é detalhado na disciplina de  Transferência de Calor ”, explica Alex. A integração entre as três disciplinas ocorreu pela construção, com os alunos, de uma abordagem sistemática para previsão dos fenômenos da  soldagem , processo de fabricação por união permanente. “Utilizamos a imersão de qualificação com as estações de trabalho para a vivência do processo. Este estágio foi logo no início deste semestre, com a minha orientação e do professor Jeferson.  Em paralelo, Camila  e Hugo apresentaram para os alunos as microestruturas dos metais e suas alterações induzidas devido à interação com o calor. Caio  e Victor  formularam as primeiras equações de transferência de calor e, assim, tínhamos os conhecimentos básicos sedimentados.” Após ter contato com esse conhecimento básico, foi fornecido um problema real aos alunos: como prever os fenômenos térmicos da soldagem, para que assim o projeto de uma estrutura metálica seja feito de forma aprimorada? “Para responder a esse questionamento, realizamos simulação do calor induzido e propagado nas peças soldadas, previsão dos efeitos macro e micro estruturais e suas confirmações experimentais.” Ao final, foram desdobrados cinco temas de pesquisa e criados grupos de discussão. Os temas foram: modelagem com elementos finitos para previsão de efeitos térmicos, relação custo benefício de processos de soldagem, previsão de zona afetada pelo calor, relação de parâmetros de soldagem com a micro-dureza e simulação de processos de soldagem. “Este é um ótimo exemplo da forma Insper de ensinar. Esta iniciativa aprimora, de forma exemplar, o conceito de integração das disciplinas por meio de projetos que expõem toda a contextualização das teorias aprendidas em sala de aula”, diz Frederico Barbieri, coordenador do curso de Engenharia Mecânica. Saiba mais sobre nosso curso de [Engenharia Mecânica.](https://www.insper.edu.br/graduacao/engenharia/engenharia-mecanica/)"}]