[{"jcr:title":"Como a neurociência auxilia a performance acadêmica, pessoal e profissional?"},{"targetId":"id-share-1","text":"Confira mais em:","tooltipText":"Link copiado com sucesso."},{"jcr:title":"Como a neurociência auxilia a performance acadêmica, pessoal e profissional?","jcr:description":"Atividade complementar realizada pela professora Luciana Lima promove o aprender a aprender com base em neurociência das decisões"},{"subtitle":"Atividade complementar realizada pela professora Luciana Lima promove o aprender a aprender com base em neurociência das decisões","author":"Elaine","title":"Como a neurociência auxilia a performance acadêmica, pessoal e profissional?","content":"Atividade complementar realizada pela professora Luciana Lima promove o aprender a aprender com base em neurociência das decisões Realizada nos meses de outubro e novembro, a atividade complementar Decisões com base na Neurociência, proposta por Luciana Lima, professora do Insper, reuniu estudantes da Graduação em aulas com o objetivo de promover a compreensão e reflexão sobre como a metacognição, ou seja, como aprendemos a aprender, está diretamente ligada ao nosso processo de tomada de decisão. “Uma das minhas linhas de pesquisa é neurociência aplicada ao mindset de jovens adultos. Neurologicamente, eles diferem tanto dos adolescentes quanto dos adultos acima de 30 anos. Como tenho acesso à diversos estudos que demonstram que o conhecimento do funcionamento neurológico impacta positivamente na performance de estudantes, resolvi propor essa atividade complementar”, conta Luciana. Com os alunos, foram trabalhados conceitos como conectoma, epigenética, neuroplasticidade e a relação entre razão, emoção e sentimento nas tomadas de decisões. As atividades incluíram dinâmicas como a simulação de um laboratório, no qual os alunos foram apresentados às diversas partes que compõem o cérebro e suas respectivas funções. “Em âmbito nacional, o Insper é pioneiro em ofertar essa atividade complementar aos alunos de toda a Graduação como uma ação transversal, promovendo, inclusive, a aproximação entre alunos de diferentes cursos e semestres”, ressalta Luciana. Para Ana Paula Corbi, aluna do 4º semestre de Administração, a experiência ajudou a compreender como se formam bloqueios que podem atrapalhar o processo de aprendizagem e como superá-los, além de entender melhor como o cérebro tem papel fundamental em nossos processos decisórios. “Esses são conhecimentos que vamos aplicar em toda a nossa carreira, que vai apresentar muitos momentos em que a tomada de decisão será necessária.” “Aprendemos que precisamos ampliar nosso repertório para mudar costumes e hábitos e, assim, quebrar possíveis barreiras que estejam entre nós e a melhor compreensão possível de novos conhecimentos”, completa Matheus Savian, aluno do 2º semestre de Administração. [Saiba mais sobre nossos cursos de Graduação](https://www.insper.edu.br/graduacao/utm_campaign=materia)"}]