[{"jcr:title":"Co-design de aplicativos: soluções digitais para desafios reais"},{"targetId":"id-share-1","text":"Confira mais em:","tooltipText":"Link copiado com sucesso."},{"jcr:title":"Co-design de aplicativos: soluções digitais para desafios reais","jcr:description":"No 2.º semestre, alunos de Engenharia vão a campo para diagnosticar desafios e prototipar aplicativos que atendam às necessidades dos usuários"},{"subtitle":"No 2.º semestre, alunos de Engenharia vão a campo para diagnosticar desafios e prototipar aplicativos que atendam às necessidades dos usuários","author":"Elaine","title":"Co-design de aplicativos: soluções digitais para desafios reais","content":"No 2.º semestre, alunos de Engenharia vão a campo para diagnosticar desafios e prototipar aplicativos que atendam às necessidades dos usuários Conceber soluções desejáveis pelos usuários, com viabilidade técnica e econômica, implantar soluções de forma empreendedora, avaliando seus impactos, e interagir com a indústria por meio do desenvolvimento de projetos são características das Engenharias do Insper desde o seu início, em 2015, e estão presentes ao longo de todo o curso. Todos os aspectos citados acima podem ser observados na disciplina Co-design de aplicativos , oferecida no 2º semestre para os alunos de [Engenharia Mecânica](https://www.insper.edu.br/graduacao/engenharia/engenharia-mecanica/) ,  [Engenharia Mecatrônica](https://www.insper.edu.br/graduacao/engenharia/engenharia-mecatronica/)  e  [Engenharia da Computação](https://www.insper.edu.br/graduacao/engenharia/engenharia-de-computacao/) . Nela, o processo de diagnosticar um desafio real e propor uma solução viável, [já apresentado no 1º semestre](https://www.insper.edu.br/noticias/design-empreendedorismo-maos-dadas/) , é aprofundado e trazido para o ambiente digital. “No lugar da prototipação física, entra nesta disciplina a construção de um protótipo digital – no caso, de um aplicativo, além da realização de um processo mais profundo de entrevista de usuários para a descoberta de problemas e proposta de soluções, até chegar ao ponto da prototipação”, conta Marcelo Hashimoto, professor do Insper. A disciplina é dividida em duas partes e, em ambas, os alunos trabalham em grupos. Na primeira, aprendem ferramentas de prototipação digital e de design gráfico. A segunda é composta pelo processo de escolher um grupo de usuários, como funcionários de estabelecimentos comerciais ou alunos de intercâmbio, por exemplo, e ir a campo para a realização de entrevistas com pelo menos 10 representantes. O objetivo é descobrir problemas reais e pensar em soluções viáveis para resolvê-los. Na sequência, os alunos passam por etapas como traçar perfil do usuário, a criação de personas e a ideação das propostas de solução. “Após validarmos uma proposta, os alunos passam a desenvolver o protótipo para depois voltar a campo e realizar testes com usuários reais.” De acordo com Hashimoto, todo esse processo desenvolve competências que vão além dos aspectos técnicos. “Um diferencial da disciplina é que nós ouvimos todas as entrevistas que eles fazem, damos feedback e avaliamos pontos como a quantidade e qualidade de informação que eles conseguiram extrair dos usuários e o tom usado durante a conversa. Essa habilidade comunicacional é uma competência que será muito útil em suas carreiras”. Saber ouvir o usuário Para Marcelo Terreiro Prado, aluno do 5º semestre de Engenharia de Computação e Co-Founder & Lead Software Engineer da [LaPag](https://www.lapag.com.br/) , plataforma de tecnologia criada para o mercado de beleza, os conhecimentos adquiridos na disciplina Co-design de aplicativos foram fundamentais para a expansão do negócio. “A Lapag nasceu no mesmo semestre em que cursei a disciplina. A ideia do empreendimento veio da minha sócia, Carolina Mendes da Costa. Inicialmente, foi imaginado um aplicativo para resolver o problema de booking em salões de beleza . Após entrevistas feitas em mais de cem estabelecimentos, detectamos que o grande problema nesse mercado era o fluxo financeiro e a gestão de negócios”. A importância de ouvir o usuário foi o conhecimento mais valioso obtido na disciplina, segundo Marcelo. “Meu grupo escolheu os estúdios de tatuagem para o trabalho final. Através das diversas entrevistas exigidas, muitas vezes tivemos que sair da zona de conforto para completá-las a tempo. Confesso que na época não entendia por que tínhamos de conversar com tantos usuários, mas após três anos de empresa e sido responsável por criar todas as nossas soluções, percebo que essa é a única forma (e a mais eficiente) de entregar um excelente produto. Decidimos transformar a proximidade com os clientes em um dos principais valores de empresa e hoje é um dos maiores diferenciais competitivos da LaPag.” Leia também [Design e empreendedorismo de mãos dadas](https://www.insper.edu.br/noticias/design-empreendedorismo-maos-dadas/) [Alunos do Insper desenvolvem soluções inovadoras e eficientes no Projeto Final de Engenharia](https://www.insper.edu.br/noticias/engenharias-solucoes-inovadoras-pfe/) [Engenharias no Insper antecipam Diretrizes Curriculares Nacionais](https://www.insper.edu.br/noticias/competencias-engenharias-diretrizes-curriculares/) [Saiba mais sobre nossos cursos de Engenharia](https://www.insper.edu.br/graduacao/engenharia/?utm_campaign=materia)"}]