[{"jcr:title":"Pós-graduação em Gestão de Negócios e Pessoas reforça multidisciplinaridade e trabalho em equipe"},{"targetId":"id-share-1","text":"Confira mais em:","tooltipText":"Link copiado com sucesso."},{"jcr:title":"Pós-graduação em Gestão de Negócios e Pessoas reforça multidisciplinaridade e trabalho em equipe","jcr:description":"Curso conta com o Teamwork Experience, sessões de coaching em equipe para enriquecer a capacitação de líderes"},{"subtitle":"Curso conta com o Teamwork Experience, sessões de coaching em equipe para enriquecer a capacitação de líderes","author":"Elaine","title":"Pós-graduação em Gestão de Negócios e Pessoas reforça multidisciplinaridade e trabalho em equipe","content":"Curso conta com o Teamwork Experience , sessões de coaching em equipe para enriquecer a capacitação de líderes A nova turma da Pós-graduação em Gestão de Negócios e em Gestão de Pessoas – [ Certificate in Business and People Management (CBPM) ](https://www.insper.edu.br/pos-graduacao/certificates/gestao-de-negocios-e-pessoas/) – teve início no último dia 3 de outubro. Durante os próximos 18 meses, os alunos participarão de aulas baseadas em um modelo inovador. Dividido em seis trimestres, o curso desenvolve a visão multifuncional de uma organização, utilizando-a depois como fundamento no aperfeiçoamento das competências relacionadas a gestão de pessoas e formação de equipes. Nesta segunda etapa, aprimoram-se competências como liderança, gestão de conflitos, comunicação e treinamento, assim como práticas de recursos humanos fundamentais para o alinhamento cultural e o desenvolvimento de todos os membros de uma equipe. O grande diferencial do curso, porém, está no TeamWork Experience , um processo de coaching em equipe durante os três semestres do curso. A cada seis meses, ao longo do trabalho em equipe solicitado pelos professores, os alunos experimentam três sessões de coaching em diferentes momentos. O primeiro deles refere-se à contratação, momento em que as equipes estabelecem a forma de trabalho e têm a oportunidade de aprofundar a capacidade de observação e entender quais competências precisam ser desenvolvidas. A segunda sessão é a de feedback, quando os alunos respondem a uma autoavaliação com base na ferramenta CATME (Comprehensive Assessment of Team Member Effectiveness), que mede as competências do trabalho em equipe e realizam uma sessão de coaching para discutir resultados e obter feedbacks. A ferramenta CATME traz uma pesquisa com informações dos colegas sobre como cada indivíduo pode melhorar para alavancar os objetivos da sua equipe. A pesquisa é refeita no trimestre seguinte, antes da terceira e última sessão, na qual o aluno é direcionado a observar o que aprendeu durante o processo de trabalho em grupo e o que ele gostaria de levar para a próxima equipe. As informações da pesquisa enriquecem muito a visão de cada membro para participar das sessões de coaching que ocorrem logo a seguir da sua publicação. “O trabalho de coaching é muito enriquecedor porque no semestre seguinte, quando o aluno estará em outra equipe, ele pode ter um papel diferente e o grupo pode ter outras necessidades. Com isso, ele tem a oportunidade de aplicar determinadas competências desenvolvidas no semestre anterior”, explica Gleice Marote, responsável pelos processos de coaching de time do curso. “Estimulamos nossos alunos a aprenderem a lidar com pessoas, desenvolvendo habilidades interpessoais para se capacitarem como líderes. Eles também aprendem a gerenciar projetos e processos, mas queremos que eles sejam capazes de trabalhar colaborativamente, ajudando as equipes a serem mais produtivas e positivas e aprendendo a ouvir o outro. É isso que as empresas prezam atualmente”, destaca Marote. Adalto Barbaceia Gonçalves, professor de Análise Econômica de Negócios e coordenador da Trilha de Finanças Corporativas do CBPM, conta que mesmo entre professores a técnica do TeamWork Experience é utilizada, uma vez que eles definem juntos estudos de casos com olhar multidisciplinar do problema, integrando as disciplinas. “Os grupos aprendem e ensinam uns com os outros. É diferente de aulas expositivas, onde os participantes também são expostos a trabalhos em grupo, mas cada um faz sua parte isoladamente para depois apresentar em grupo em uma única sessão”, compara. [ Saiba mais informações sobre o CBPM. ](https://www.insper.edu.br/pos-graduacao/certificates/gestao-de-negocios-e-pessoas/)    "}]