Saiba mais sobre a inovação e sua relação com a transformação digital, o impacto de seu aspecto social e como ela está presente em nossa escola
O debate sobre a inovação e sua presença em diversas esferas está cada vez mais constante em nosso cotidiano. Mas, sabemos exatamente o que significa o conceito de inovação? E o que o diferencia de uma invenção?
De acordo com Vinícius Picanço, professor do Insper, uma invenção pode ser definida como uma forma nova de se fazer algo. Ela se torna uma inovação quando, de fato, ela consegue ser apropriada pelas pessoas e gera valor para as empresas ou para a sociedade.
“Um exemplo é a tela sensível ao toque. Ela foi inventada na Inglaterra nos anos 60, patenteada nos Estados Unidos na década de 70 e somente vai ganhando caráter de inovação ao ser aplicada em produtos a partir da década de 80, até se tornar efetivamente algo inovador atualmente pela sua apropriação em múltiplos usos”, observa Vinícius.
Ao pensar em inovação, imediatamente é lembrado o seu aspecto tecnológico. “Porém, ela também acontece em muitas esferas, como em processos, serviços, modelos de negócio e no setor social.”
Transformação Digital e Inovação
O cenário de transformação digital vivenciado atualmente pelas empresas, que precisam alinhar e sustentar suas estratégias de forma relacionada ao bom entendimento e aplicação de novos modelos de negócio, novas tecnologias e novos modelos de gestão é um impulsionador da inovação no mundo corporativo.
“A partir do ponto em que a internet está no bolso da maioria dos consumidores, as empresas precisam repensar o modo que se relacionam com seus clientes. Esse é um grande desafio, para as empresas, do ponto de vista da inovação: como se apropriar de tecnologias como a internet das coisas, big data analytics, realidade virtual, realidade aumentada, entre outras, para alcançar uma inovação que seja efetiva”, analisa Vinícius.
Inovação Social
A ação de criar algo que gere valor ao ser apropriada também está ligada às questões sociais. Surge, então, o tema da inovação social. O conceito compreende estratégias e soluções para atender problemas que impactam diretamente a sociedade.
“O Brasil é um terreno fértil para a inovação social. São diversos os desafios que podem ser enfrentados em áreas como habitação, saneamento e saúde, por exemplo”, diz Vinícius, que também é professor do curso Design para Inovação Social. “Nele, propomos um profundo entendimento do problema por meio de pesquisas de campo, o desenvolvimento de potenciais soluções com métodos de design e, utilizando toda a infraestrutura disponível em nossa escola, prototipando e testando essas propostas até de fato conseguir endereçar o problema escolhido pelo participante”.
Segundo Vinícius, inovar com foco social traz ainda mais desafios quando comparado com as inovações tradicionais. “Os problemas são complexos e, com o componente social, entra um mapa de stakeholders muito desafiador de se gerenciar. O ecossistema de inovação e de negócios sociais no Brasil, contudo, tem se tornado cada vez mais sólido, com diversas startups trabalhando nos mais variados temas”.
Inovação no Insper
Além de estar presente no debate sobre o tema e na solução de problemas reais apresentados por empresas e pela sociedade de forma geral, a inovação em nossa escola é favorecida por aspectos como a sua infraestrutura, a integração entre os cursos, o estímulo ao empreendedorismo, a aproximação com desafios reais enfrentados por empresas e a valorização da diversidade.
“Muitos estudos mostram que espaços físicos e infraestrutura influenciam o processo de inovação. O nível de tecnologia utilizado em ambos os prédios de nossa escola favorece a inovação ao possibilitar espaços convidativos para a reflexão, interação e a percepção de assuntos de forma diferente. As salas de aulas e os laboratórios, por exemplo, são locais que não só possibilitam como estimulam a construção de novos métodos para testar projetos”, analisa Vinícius.
A integração entre os cursos de Graduação, com disciplinas que integram alunos de Economia, Administração e Engenharias e iniciativas como o Empreenda estimulam uma visão multidisciplinar para a construção de soluções inovadoras de modo mais eficaz e duradouro.
A inovação também é foco em projetos da Graduação como a Resolução Eficaz de Problemas (REP) e o Projeto Final de Engenharia (PFE), nos quais os alunos buscam soluções inovadoras e eficazes para desafios reais enfrentados por empresas.
Aspecto fundamental para a inovação, a valorização da diversidade, presente no código de ética e conduta de nossa escola, é exercida efetivamente por meio de iniciativas como o Programa de Bolsas e pelas Comissões de Acessibilidade e de Diversidade. “Empresas e startups que reúnem a maior diversidade, seja ela racial, de gênero, aspecto socioeconômico ou formação, têm vida mais longa e bem-sucedida. Qualquer variável de diversidade é absolutamente importante para a inovação.”