Realizar busca
test

Lançamento do livro Data Science, Marketing & Business

Título aborda problemas comuns às empresas, apresentando a sua solução estatística e computacional em uma experiência de aprendizado com dados reais.

Título aborda problemas comuns às empresas, apresentando a sua solução estatística e computacional em uma experiência de aprendizado com dados reais

No dia 17 de outubro, realizamos o lançamento do livro Data Science, Marketing & Business, de autoria dos nossos professores Pedro J. Fernandez, Paulo C. Marques, Tiago Mendonça dos Santos e Hedibert F. Lopes. O título aborda problemas comuns às empresas, apresentando a sua solução estatística e computacional em uma experiência de aprendizado com dados reais.

Os organizadores do livro, Pedro Fernandez e Paulo Marques, se inspiraram no conceito de Literate Programming, do autor Donald Knuth, em que os códigos computacionais permeiam toda a teoria e dados, amarrando os conceitos às práticas e trazendo técnicas a serviço dos negócios.

O princípio é tornar acessível a análise de ciência de dados aos profissionais de Marketing Analítico e áreas correlatas na resolução de problemas relacionados à segmentação, posicionamento de marca, gestão de portfólio, além de escolhas de consumo e análise de documentos. Outro aspecto importante da obra é a utilização de dados reais, gentilmente disponibilizados pela Ipsos.

“Os resultados de nossas pesquisas devem ser divulgados gratuitamente com o objetivo de gerar benefícios difusos sobre a sociedade. A publicação deste livro é um dos projetos mais importantes que já realizamos e nos traz um orgulho muito grande”, disse David Kallás, coordenador do Centro de Estudos em Negócios (CENeg) do Insper.

O histórico das iniciativas de Ciências de Dados e Machine Learning desenvolvidas desde 2016 em nossa escola foi abordado por Paulo Marques, que também explicou o processo de elaboração da obra. “Decidimos escrever o livro integrando a linguagem R e em formato de site com código aberto. A intenção é que ele receba contribuições e evolua continuamente, se tornando um verdadeiro livro vivo.”

Paulo Furquim ressaltou a história de vida de Pedro Fernandez e sua trajetória acadêmica e profissional. “Foi uma honra acolher o Pedro em nossa escola e contar com sua contribuição em diversos aspectos, culminando com a produção desta obra, direcionada a todos que desejam saber mais sobre como tomar decisões de qualidade com base na análise de dados”.

O evento foi concluído com um debate que envolveu, além de Paulo Marques e Paulo Furquim, Danny Claro, coordenador do Núcleo de Marketing Analítico do Insper, Marianne Medina, Managing Director na Ipsos, e Hedibert F. Lopes, coordenador do Núcleo de Ciências de Dados e Decisão do Insper.

Acesse a versão completa do livro.

Veja o evento na íntegra:

Este website usa Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade

Definições Cookies

Uso de Cookies

Saiba como o Insper trata os seus dados pessoais em nosso Aviso de Privacidade, disponível no Portal da Privacidade.

Aviso de Privacidade