São 30 máquinas que disponibilizam acesso a diversas bases de dados. Usuários contam com o serviço de orientação à pesquisa para fazer o seu melhor uso.
A Biblioteca Telles disponibiliza todos os recursos necessários para que alunos, alumni, colaboradores e professores possam efetuar suas pesquisas com o máximo de eficiência.
Entre esses recursos, está o Datalab. Ele é formado por 30 máquinas que disponibilizam acesso a diversas bases de dados, softwares estatísticos, ferramentas completas do Office e impressão de documentos.
As máquinas possuem recursos de acessibilidade, como softwares leitores de tela. Uma delas ainda possui o incremento de impressora braile e scanner que transforma texto em áudio.
O espaço dispõe de todo o ferramental e infraestrutura para a pesquisa de informações e está ao lado do serviço de orientação à pesquisa, que presta suporte para o seu manuseio. “Vale ressaltar que muitas bases de dados também podem ser acessadas remotamente”, diz Luciana Arjona, gerente da Biblioteca Telles.
Atualmente, são 37 bases disponíveis, divididas em 11 categorias de acordo com o tipo de informação classificadas com cadeados de acordo com o tipo de acesso: verde, para acesso livre na Internet; amarelo, para acesso remoto; e vermelho, para acesso no campus.
Serviço de orientação à pesquisa
Para orientar a comunidade Insper sobre quais as melhores bases para cada caso e as técnicas para utilizá-las adequadamente, a Biblioteca Telles oferece o serviço de orientação à pesquisa.
Além de orientação em relação às bases esse serviço auxilia os usuários em relação à estruturação e normatização de trabalhos acadêmicos.